Afinar travões

b2lr0g

New Member
Boas ppl...

Comprei uns travoes Xt, so que o da frente começa a "xiar", kd travo e faz um pequeno barulho ao rolar...e acho k n travam tao bem como deviam...penso que esse problema seja das pastilhas ainda serem novas... se alg me souber dar umas dicas para dar 1 afinaçao para ver se consigo tirar o barulho :p
 

madax

Member
Presumo que poderás dar um pouco de lixa de agua nas pastilhas...

Mas com uso isso vai ao sitio, geralmente novo vê-se esse efeito...
 

b2lr0g

New Member
pois sei que como sao novos é normal fazer esse barulho....mas no caso do travao da frente, faz 1 barulho tipo 1 ferro a raspar...penso k seja a pastilha k esteja a bater no disco sem travar...como posso afinar?
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Uma coisa que deves verificar é se tens a bomba devidamente centrada/alinhada com o disco. Verifica se os 2 "bombitos" empurram as pastilhas ao mesmo tempo/progressivamente. Se tudo estiver em condições passa uma lixa fina nas pastilhas e desengordura o disco. Depois é deixar andar. No principio as pastilhas começam por ter menos poder de travagem, mas com o passar dos kms começam a melhorar. As pastilhas também precisam de uma pequena rodagem, daí não te preocupes. Ah, já agora que tipo de pastilhas utilizas? Existem as de resina/orgânicas, semi-metálicas (resina/metal) e metálicas. As metálicas são melhores e mais indicadas em situações de lama, mas têm o ponto menso positivo de serem mais barulhentas. Não sei quais utilizas na bike, mas na minha opinião, aconselharia-te as de resina ou semi-metálicas (na minha opinião, claro). Espero que resolvas tudo bem e sem problemas.

Fica bem.
 
Last edited:

b2lr0g

New Member
Penso que vao as 2 ao mm tempo...sao as pastilhas k os travoes XT trazem....e n sera k tem de alargar 1 pouco aqueles parafusos, k fazem com k as pastilhas estejam mais perto do disco?(penso k e isso k fazem os parafusos lol) e obrigado pela ajuda
 

jober91

New Member
Boas, eu aprendi a centrar da seguinte maneira: desaperto os dois parafusos que apertam o conjunto á suspensão, pressiono a manete do travão da frente, sem a largar volto a apertar os dois parafusos e caso não haja nenhum empeno no disco isso deve ser suficiente, mas corrijam os mais entendidos se eu estiver a fazer mal, no meu caso tem funcionado 5*****.
 
Top