Afinação de caixa excêntrica

eccentric-retro.gif

O meu tandem traz uma caixa excêntrica na frente para poder afinar a tensão da corrente que transmite a força motriz da pedaleira da frente para a de trás.
A questão que coloco parece um bocado parva, mas tem razão de ser:
Eu devo apertar a caixa no mesmo sentido em que os pedais movem quando pedalo, ou no sentido contrário ?
A lógica diz-nos que deveria ser no mesmo sentido (porque assim o ato de pedalar - em princípio - tende a manter a corrente em tensão, diminuindo o número de vezes que tenho de a afinar).
O que é certo é que cada vez que vou treinar, tenho de esticar a corrente... Começo a perguntar-me se o efeito de rotação das esferas não fará o efeito contrário sobre a caixa, tornando portanto preferível afiná-la no sentido contrário. Hoje afinei-a assim, vamos ver no próximo passeio como se comporta.
Já procurei informação na net, aparecem vários sites com explicação detalhada acerca desta afinação mas nenhum deles é suficientemente claro acerca deste detalhe. Anexei neste post um pdf que encontrei.
 

Attachments

  • eccinstructions.pdf
    430.1 KB · Views: 0
Last edited:
O eixo de trás está bem fixo? Ou ... a peça que mantem a corrente esticada junto aos carretos de trás ainda cumpre a sua função?
 
Esta corrente não é a que liga aos carretos de trás, é a que une a pedaleira da frente à de trás, não tem esticador, dai a necessidade de uma caixa excêntrica.
 
Caso alguém queira saber a resposta correta à questão, deve-se apertar no sentido contrário ao que se pedala.
O efeito de rotação das esferas tende a esticar a corrente; desde que a afinei assim, não tive mais folgas.
 
Top