actualizar sistema operativo de windows xp para...

iMiguel

Member
Claro!

Quando instalas o Ubuntu tens um sistema pronto a funcionar. Tanto a nivel de office, como multimédia, web, programação, etc etc Tens ferramentas para tudo e mais alguma coisa.
 

Baba

Member
Openoffice não, libreoffice. E para quem vem do windows é preferível, a meu ver, usar o KDE do que o GNOME, é mais intuitivo para quem vem do windows.
 

froids

Active Member
Salvo erro o Ubuntu traz o kde por defeito...

Por acaso eu nao vou muito à bola com o Grub, por isso aconselho a fazer uma instalação unica para o Ubuntu. Ou entao meter outro gestor de dualboot mas aí o homem vai ter outra guerra pela frente :)

###

Companheiro, pretendes editar videos?!
Editores mulitrack de video em linux podem ser uma verdadeira dor de cabeça para meter tudo a funcionar...
 

Baba

Member
Eu pessoalmente uso Fedora com KDE, e para uma utilização "profissional" chega e sobra. Por acaso edição de video não faço por isso ñ faço ideia quais os programas que existem.
 

froids

Active Member
E para esclarecer...
O Ubuntu (Licença GNU = Software livre) é um sistema operativo como é o Microsoft Windows (Corporativo e pago) ou o Mac OS (Sistema Operativo Macintosh, tambem pago).
A diferença é que os de licença GNU são à borla, mas com tudo o que os outros têm. E mais, porque como sao suportados por utilizadores "comuns" são livres das porcarias todas que vêm agarradas aos outros sistemas (Bugs, virus, etc). Como o software e código que compoe o sistema é "aberto" ou visivel a todos, todos podem contribuir para melhorar e corrigir bugs e erros que se vao encontrando.
Têm um senão. Há muitissima coisa que tens que instalar "à unha", ou seja, tens que escrever os comandos que te vao permitir executar determinadas tarefas para efectuares a instalação do que queres...

Na edição video, o codec h.264 não vinha por defeito na instalação dos editores de video (agora nao sei). E dava cá uma trabalheira a meter a bombar... ehehehehe

Ah... e são sistemas que são 100% costumizáveis. Podes ter um sistema com um "layout" que mais ninguem tem ;)
 
eu so queria manter o SO actualizado visto que nao tenho recebido actualizações e a maquina começa a ficar vulneravel ,isso ter de meter " a unha" acho qua nao e para mim.
 

froids

Active Member
Por acaso Rad Hat talvez seja a única distro de base Fedora com que já trabalhei tanto server como desktop.
Mas há uns anos largos que não trabalho com linux muito menos unix.
Em casa, a ultima distro que tive foi mesmo o Ubuntu. Actualmente estou, como já referi, com o W7 Enterp...
E profissionalmente trabalho com.... o XP (lol)

Mas esta conversa toda deu-me saudades :)

Se calhar vou tar aí duas horitas offline eheheheheh
;)


Abraçorros!
:xau:
 

froids

Active Member
Scott_Scale, entao se só pretendes uma utilização assim tão simples do pc, podes instalar o ubuntu à confiança!
Não vais precisar de tocar na linha de comandos. Tens lá os icones e menus todos como tens no Windows ;)
 

Terramoto

New Member
Instala o Windows 7, arranja uma pen e activa o ready boost, mudas a prioridade do PC para performance e fica igual ao XP.
Se instalares o windows 8, andas as aranhas com um SO que tem o comportamento focado em tablets e se instalas o ubuntu passado meia duzia de meses queres voltar para o windows, porque se quiseres instalar uma aplicação que conheces no windows tens de instalar o emulador, configurar o emulador, instalar e se der erro tens de ver o que é que está a dar o erro, sacas mais cenas pa suportar alguns protocolos da aplicação. Se alguma coisa falha, tens de ter conhecimentos básicos da linha de comandos de linux, o reiniciar não funciona como no windows para arranjar os problemas. E por isto tudo mesmo é que linux é melhor que o windows, por ser personalizado pelo utilizador até ao núcleo (kernel) do SO, mas somente para aqueles que gostam de informática.
 

iMiguel

Member
O que para aqui vai...

O GNU/Linux neste momento está estupidamente simples que raramente vais a linha de comandos. Isso de ser uma dor de cabeça são tretas que as pessoas metem na cabeça dos outros para que não usem. Há distribuições mais amigas do utilizador (user friendly) e outras nem por isso. O Ubuntu é das que são user friendly e consegues fazer tudo pelo GUI (Graphics User Interface - como quem diz, usas aplicações gráficas para tudo). Eu quando comecei a usar linux lia tudo o que era documentação, instalei várias distribuições chegando instalar aquela que para muitos dá muita dor de cabeça, falo de Gentoo (o froids deve saber). Para terem a noção só para instalar o firefox levou 14h a compilar! Fora o tempo de instalação! Agora, com 2 clicks no rato temos a coisa instalada.

Hoje em dia já tens a versão para linux do software que usas em windows. Dou-te um exemplo, a Steam (a plataforma de jogos) era apenas para windows, desde que começou a ser usada tanto em Linux como em Mac vê lá a quantidade de jogos que começou a ter, bem como novos utilizadores. No Mac a conversa é a mesma "ahh e tal não tens softwares"... Ahh pois não!

Antigamente o Linux tinha fama de ser difícil, e até o era, mas com a internet a coisa começou a simplificar, as próprias distribuições começaram a simplificar as coisas e hoje em dia só não usa quem não quer! Mais, no linux tens um controlo muito superior ao windows da tua máquina. Não percebo o porquê de malta usar o pc só para navegar na net usar o windows... Mas isso sou eu...

E sim, desde 2006 que uso linux e com muito gosto! Desde há 4 anos para cá que uso Mac, ou seja, não saí do Unix :p Se me faz falta o windows? Nenhuma! Infelizmente tenho que o usar no trabalho. :D
 
Last edited:

Terramoto

New Member
Windows 7 compras ou sacas, presumo que não seja permitido pirataria no forum. Ready boost é um serviço que o windows têm que usa uma pen como memória, acelera o windows significativamente.
 

SeteGu

Active Member
Para mim o W8.1 é claramente superior ao W7. Pode é (por ser um pouco diferente dos anteriores) ser precisa alguma habituação.
 

iMiguel

Member
O 8.1 bate, de longe, o windows 7 para muito melhor! Eu era um daqueles que dizia que não me ia adaptar ao 8.1, e agora reconheço que o mesmo está muito bom. Mas prefiro o linux :p
 

ignite

Member
Qual é o Pc que tens?
cpu, ram e gráfica?
Isso é importante saber.

Na minha opinião e dentro do tipo de uso que dou, o 8.1 é mais rápido e gere melhor os recursos que o 7.
Convém teres no mínimo 2Gb de RAM e um CPU dual core também ajuda.

Não creio que o readyboost sirva de alguma coisa... basta compararem os tempos de acesso da pen/cartão de memória do readyboost (q até funciona em usb) com os do vosso disco rígido, onde é feito o swap (page file) tradicionalmente.

Se queres upgrade no sentido de acesso ao disco, mais vale investir num disco SSD como primário e deixar disco mecânico atual apenas para dados, se o CPU, gráfica e ram valerem a pena.


O ubuntu usa o interface unity, baseado em gnome. As ultimas versões estão mais performantes, mas partilho das opiniões do Froids em relação ao grub e à parte em que podes ter que googlar até encontrar soluções para situações específicas de linha de comandos como a simples instalação dos drivers da placa gráfica.
Não é nenhum bicho de 7 cabeças e até pode ser divertido sair da monotonia habitual do Windows.

Depende bastante do que pretendas fazer com o PC, das tuas necessidades e das características do teu pc.
 
Last edited:
eu quero um upgrade normal para uma utilização normal
cpu 60G de disco metade ja esta ocupada
processador intel celeron
Ram - upgrade par 2G actualmente
placa grafica nao faço a minima!!!!


Linux para instalar nao dá directamente par o computador tem de ser primeiro para um CD??
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Epá, mas que utlização "normal" é essa? Ir à net e aplicações office e mais nada? se for limpa o XP e instala o GOOGLE CHROME e instalas o OPEN OFFICE. tudo de borlix.
Senão, Linux com ele.

Celeron!! e 60GB de HDD e deve ser grafica embebida na MB. Eu não faria o upgrade!!!!.
 
Top