Acesso Barragem Rio Frio (Montijo)

Boas a todos,
apos ter planeado com cuidado um novo percurso via gpsies, eis que quando chego ao local, Rio Frio (Montijo), para tentar ir visitar a barragem, tudo se encontra vedado. Fartei-me de andar às voltas a tentar achar um acesso, mas nao consegui. Simplesmente, entrei pela localidade de Rio Frio, e quando supostamente chego ao respectivo acesso, este encontra-se vedado por um portão, demasiado alto para eu conseguir colocar a bike do outro lado do mesmo.
Alguem por aqui, sabe de algum acesso nao vedado a essa zona?

obrigado
 

miguelcarromeu

Active Member
Boas

Eu sou dessa zona, precisamente. Morei (infância e juventude) a poucos kms da barragem.

Quando falas da barragem de Rio Frio, estás a referi-te a qual: 38.684572,-8.827543 ou 38.642082,-8.822737 ? Ambas são conhecidas por "barragem de Rio Frio", apesar de a maior ser a que tem essa denominação correcta. A outra é conhecida localmente como "barragem do 21" (a herdade original tem 21 000 hectares - sim, vinte e um mil campos de futebol :) ).
 

miguelcarromeu

Active Member
Para a maior o acesso deverá continuar a ser feito pelo lado do palácio. Mas já não vou lá há muito tempo. Passava-se a aldeia de Rio Frio e entrava-se no souto.

A mais pequena está fechada. No entanto dá para passar junto à ponta do lado sul, porque há uma estrada de manutenção da linha de comboio que não pode ser vedada. Há muita gente (em BTT) que faz esse circuito, em direcção ao Poceirão.
 
epá foi a primeira vez que ai fui. E bem andei as voltas, e dado o meu desconhecimento do local, nao encontrei qq linha de comboio nem qq acesso.
Seria te pedir muito que me pudesses mostrar atravez de uma foto de mapa, por onde se poderia ter acesso e onde existe esse circuito de btt?

muito obrigado pela ajuda
 

miguelcarromeu

Active Member
Olá Nuno

Logo já te coloco aqui o mapa do acesso (que conheço) à barragem, feito pelo lado do palácio e o caminho que o pessoal costuma fazer junto à outra barragem.
 

miguelcarromeu

Active Member
Fiz-te um pequeno mapa:

https://maps.google.pt/maps/ms?msid...0&ll=38.667384,-8.836827&spn=0.02436,0.055661

Resumidamente:

- tens o acesso que conheço do Palácio de Rio Frio até à barragem principal; como disse, antes era esse o acesso. Não sei se agora fecharam.

- tens o acesso que vai de Valdera (uma pequena localidade) até à barragem secundária. Esse acesso tenho a certeza que está aberto, pois passo lá muitas vezes. Parei junto à barragem, mas ele continua por ali fora (se fores sempre junto à linha, as pernas são o limite) naquela estrada pois pertence à CP (manutenção de linha).

- tens também uma ligação entre ambas as barragens. Antes esse acesso estava aberto; agora também não sei.
 
Boas a todos.
Pessoal da zona do Montijo, seria possivel fornecerem-me percursos/trilhos por onde se possa andar aqui por estes lados?
é que sou +/- novato pela zona, e do que tenho visto, esta tudo fechado em termos de acessos.

obrigado desde ja
 
Sem certezas, mas penso que está tudo vedado (fechado).
Atualmente o único caminho que conheço é o que vai ter ao campo de futebol do Valdera.
 

miguelcarromeu

Active Member
Vai ter ao campo e continua. Esse caminho vai sempre paralelo à linha de comboio. E também se pode adiantar que não pode ser fechado, uma vez que e propriedade da CP e serve para manutenção.
 

maddog

Member
À cerca de 19 20 anos atras...(rsrsrs) cheguei a ir para lá pescar e apanhar umas belas carpas, e passar umas excelentes tardes.

aqui à uns 4 ou 5 anos voltei a tentar lá voltar, entrei pela herdade do Rio Frio, fui até ao final zona onde começava o caminho para a barragem, mas tal como foi dito encontrava-se tudo vedado, aproveitei para fazer uma bela caminhada :D nem tudo foi perdido.
 

miguelcarromeu

Active Member
A zona do monte (palacete) de Rio Frio é natural. Desde os tempos do "Anjo Selvagem" ganhou uma notoriedade um bocado ridícula e passou a constar dos roteiros "tristes" de domingo. Com os abusos acabou por ser vedado.

Mas o lado de Valdera tem a tal estrada / trilho de apoio à linha da CP e, pelo menos até ao Poceirão, sempre transitável.
 
Não.
Tens muitos estradões para descobrir. Tens o caminho que vai até ao campo do Valdera e depois podes escolher ou vais junto a linha até ao Poceirão ou passas para outro lado da linha e vais também até ao Poceirão e ai tens vários caminhos pelo meio das vinhas.
 
Top