A vergonha do Campeonato de XCM!!!!!!

gc

Member
sto andava-me a roer todo...

Aqui do forum, quem esteve pessoalmente no Campeonato de maratobas em Tabua?

O primeiro classificado é muito bem vencido, com todo o mérito e reconhecimento!!!

Ora o 2º, 3º, e 4º... não me lixem...
Estes senhores traziam dois minutos de atraso sobre a dupla dos "Josés Silvas", e eis que numa ultima viragem a 2km da meta, a seta é mudada para o sentido em frente, em vez de ficar a indicar o caminho correto...
Passado pouco tempo voltou a ser colocada no local certo... E com isto, o 2 e 3 lugar não foram para quem era merecido...

Agora não me venham dizer que não é bem assim, pois tenho conhecimento de causa!!!
Apenas vou enumerar 2/ 3 aspetos para quem não estava evolvido a cem por cento na prova:

1º- O speaker da prova ja anunciava o Jose Manuel Silva como vice-campeão (pois dispinha dos tempos a que os atletas se encontravam da meta e entre si...) quando surge o Fernando Duarte....

2º- O proprio Fernando, estava incredulo e não acreditava... pois sabia quem ia à sua frente e os tempode avanço que tinham...

3º- Os dois primeiros foram rápidamente retirados da zona da chegada, sem explicações....

4º- Membros da federação assistiram... e apenas disse tenham calma que isto acontece...

5º- Alguem, tambem da FPC, diz isto para um dos atletas prejudicados- " Meta na sua cabeça que o vice campeão é voce" e acrescentou " ja vi coisas piores para ter alguem no pódio..."



Ficou ralmente fo%$#, quando pensava que isto ja tinha acabado... era muito comum à alguns anos, ainda o btt estava em nascimento no nosso belo portugal...


Peço desculpa pela forma rude como falo, mas isto tira-me um bocado do serio....
Se alguem tiver duvidas ou pensar que estou a mentir, de boa vontade, esclareço tudo de uma forma mais explicita.
Ou se algum dos envolvidos achar que estou a ser injusto peço desculpa, mas antes de falar pense bem no que se passou.

Obrigado
GC
 
Não estive em Tábua e não sei o que se passou. No entanto, se o que atrás foi relatado corresponder à verdade, estamos perante um mais um escândalo que desvirtua um dos aspectos essenciais de qualquer desporto: A VERDADE.

Estranho um pouco a oportunidade temporal para iniciar este tópico, uma vez que, tendo o campeonato sido disputado à quase uma semana, só agora este facto é tornado público.

Esperemos que mais alguém se pronuncie, nomeadamente os elementos da Federação.

Pessoalmente, ficarei muito satisfeito se um dos lugares do pódium for justamente atribuído ao José Silva.
 

prasquete

New Member
Bom, eu estive em tabua, estive a correr, dp de alguns azars atrasei-me e cheguei à meta cerca de 30 mim dp do 2º e nao me apercebi de nada
Se isto aconteceu de forma como relatas, é mt triste, nao pelos atletas, pq ate posso estar errado, mas acredito q nenhum dos atletas teve a ver com o sucedido, mas sim pq continua e continuará a haver pessoas q nem vou apelidar de nada, pq tb so apareceriam *****&&&###, q ou por uma razao ou por outra fazem coisas do genero!eu se por acaso alguma vez vir alguem a fazer alguma coisa destas, nem sei qual será a minha reacção, boa nao será de certeza.
Finalmente, acho mt bem q isto venha ao de cima, pois o pessoal da federação e a organizaçao abafaram mt bem o caso!
Ps:forqueta dourada é um excelente nome :wink:
 

zazas

New Member
Boa noite!
Eu estive lá...
Não me vou pronunciar sobre quem virou a seta, se a seta realmente estava virada...

Só vou dizer ao gc que não acho correcto virar o descontentamento ou lá o que queiram chamar contra aos atletas que ficaram em 2º, 3º 4º e por aí adiante. Sinceramente acho que não cai nada bem este tipo de revolta sobre estes atletas que nada tiveram a ver com o caso. Se calhar o gc estava à espera que estes atletas parassem antes da meta e dissessem: "Não, os "Silvas" vinham à frente, vamos deixá-los cortar a meta 1º"

Realmente foi um azar que aconteceu aos "Silvas" que estão em grande forma, mas não tirem o mérito aos outros.
 

gc

Member
Ola a todos!
Antes de mais não quero tirar o merito a ninguem!
Isto revolta-me porque quando praticava competição isto ja acontecia e, pensava eu, que com o evoluir deste desporto as coisas s etinham tornado mias honestas... Mas parece que não....
zazas said:
Boa noite!
Eu estive lá...
Não me vou pronunciar sobre quem virou a seta, se a seta realmente estava virada...

Se calhar o gc estava à espera que estes atletas parassem antes da meta e dissessem: "Não, os "Silvas" vinham à frente, vamos deixá-los cortar a meta 1º"

Zazas, sobre o virar a seta ou quem, não me vou alargar pois iria começar a levantar suspeitas e apenas tenho 98% de certezas... Não me peçam que diga nada pois não o farei. Mas aviso ja que se conseguir ter 100% de certeza vou apontar nome...

Quanto ao "vamos deixalos cortas a eta em 1º" isso nunca irá acontecer... mas os 2º classificado ate ficou à toa quando lhe disseram que era o vice-campeão... Se bem me lembro disse "Não pode ser... e eles..."

prasquete said:
Bom, eu estive em tabua, estive a correr, dp de alguns azars atrasei-me e cheguei à meta cerca de 30 mim dp do 2º e nao me apercebi de nada
A seta entretanto tinha sido colocada a indicar o caminho correto... e não pensem que é uma anedota...
onix said:
Quem terá mudado a seta e como descobriram os Silvas que iam enganados?

Não era so os "Silvas" que iam enganados, o Senhor da moto que seguia com o primeiro, voltou a tras para levar os segundo e terceiro até á meta, contou uma historia um pouco confusa: via a seta virada mas ,diz que os viu passar enganados e ainda gritou... mas como não conhecia bem o percurso. Bem uma grande confusão...

O que está feito ja não se pode voltar a tras, mas que o desfeixe podeia ser diferente podia...
Revolto-me ainda por outro motivo;
para uma empresa que ganha balurdios como os atletas, gaba-se de organizar as melhores provas nacionais, e faz uma marcação da me"##$ e tem uma organização que deus me livre!!
Ja era altura de estar com mais claresa nos eventos e proporcionar o desporto limpo...

Sei que não vai passar de um arrufo este tópico, mas vou sempre tentar não deixar que se esqueçam deste tipo de barbaridades, e sempre quero ver o que vai aparecer nos media especializados em btt...

Abraços e beijinho
 

onix

New Member
Bem ,eu não quero levantar suspeitas sobre ninguem,até porque não conheço todas as pessoas,mas já não é a primeira vez que acontecem coisas deste tipo e a maior parte das vezes que isto acontece é depois de o primeiro passar.Eu não quero acreditar que quem vai à frente tem algo a ver com isto,seria muita falta de desportivismo.
 
Deixo aqui um repto.

Um dos ciclistas que subiu ao pódium está registado neste fórum, já iniciou alguns tópicos e já redigiu diversos posts.
Sem querer culpabilizar os ciclistas por algo que desconheço e sobre o qual estou completamente a leste, desafio esse ciclista a vir a este espaço explicar o que efectivamente aconteceu ou não aconteceu.

ATENÇÃO: Longe de mim colocar em causa a honestidade e o valor dos 2º, 3º e 4º classificados por uma situação que, pelos vistos, também a eles causou perplexidade.

ATENÇÃO: Atendendo à gravidade da suspeição que aqui foi tornada pública, desafio a FPC a investigar e averiguar, nomeadamente junto da empresa que organizou este evento, a possível ocorrência de algo anormal que tenha falseado alguns resultados.

ATENÇÃO: Desafio o autor deste tópico a identificar-se publicamente.
 

maxxis

New Member
Boas a todos

Antes demais vou-me apresntar pois não sou daqueles de atacar tudo e todos sem dar a cara, chamo-me Agostinho Carvalho e sou o responsável da Organização da Montycirclemix.

1- Não vou sequer dizer se a seta estava ou não virada ao contrario, pois como expliquei aos dois atletas em causa eu não estava no local por isso não confirmo nem desminto, pelos vistos o gc estava no local por isso poderá confirmar.
2- Depois da chegada do atleta Luis Pinto fui eu proprio que dei a indicação ao motard para ir buscar o 2 e 3 classificado para acompanhá-los até a meta, tal foi executado sendo que o otard quando chegou ao local saiu na frente dos dois atletas e quando não é o seu espanto eles seguiram em sentido contrario voltou atras, chamou-os mas nenhum deles o escutou.
3 - Todos os atletas sabem que a seguir a uma seta de mudança de direcção existem fitas de marcação de percurso e acho estranho os dois atletas em causa não terem estranhado a não presença das fitas, só deram por isso mais tarde apercebendo-se aí que não estavam no percurso.
4 - O speaker da prova era eu e confirmo que indiquei que em condições normais o vice campeão seria um dos dois José Silva.
5 - Nenhum atleta foi retirado da zona de meta rapidamente como o gc afirma, mas sim encaminhados para o controle anti-doping.
6 - Tudo isto que estou a escrever foi explicado por mim aos dois atletas em causa, bem como á propria Federação.
7 - gc não sei quem és mas deixa-me que te diga que se achas que estamos ricos á custa dos atletas estás equivocado, mas podes sempre tirar as duvidas candidatando-te a organizar uma das provas e depois falamos, depois as marcações de merda que tu dizes foram as mesmas para todos os atletas e só estes dois atletas é que infelismente se enganaram.

Só lamento é que tu gc venhas levantar suspeitas sobre tudo e todos sem ao menos te indentificares.


Agostinho Carvalho
 

terrivel28

New Member
Se o Motard viu k a seta estava mal e ao mesmo tempo viu os atletas na direcção errada só tinha de ir ter com eles.
Era o minimo k podia fazer.
 

gc

Member
Ola boa tarde.

Quanto ao caso de falar sem dar a cara é muito simples, chamo-me Gonçalo Cabecinhas, se isto não chegar convido todos os interessados para uma saudavel volta de B.T.T onde se poderá falar pessoalmente, usufruir da alegria e boa disposição que este nosso desporto proporciona, bem como provar os produtos do ribatejo (tinto)... apenas estive a acompanhar a prova do lado de fora...

maxxis said:
Boas a todos

Antes demais vou-me apresntar pois não sou daqueles de atacar tudo e todos sem dar a cara, chamo-me Agostinho Carvalho e sou o responsável da Organização da Montycirclemix.

1- Não vou sequer dizer se a seta estava ou não virada ao contrario, pois como expliquei aos dois atletas em causa eu não estava no local por isso não confirmo nem desminto, pelos vistos o gc estava no local por isso poderá confirmar.
2- Depois da chegada do atleta Luis Pinto fui eu proprio que dei a indicação ao motard para ir buscar o 2 e 3 classificado para acompanhá-los até a meta, tal foi executado sendo que o otard quando chegou ao local saiu na frente dos dois atletas e quando não é o seu espanto eles seguiram em sentido contrario voltou atras, chamou-os mas nenhum deles o escutou.
3 - Todos os atletas sabem que a seguir a uma seta de mudança de direcção existem fitas de marcação de percurso e acho estranho os dois atletas em causa não terem estranhado a não presença das fitas, só deram por isso mais tarde apercebendo-se aí que não estavam no percurso.
4 - O speaker da prova era eu e confirmo que indiquei que em condições normais o vice campeão seria um dos dois José Silva.
5 - Nenhum atleta foi retirado da zona de meta rapidamente como o gc afirma, mas sim encaminhados para o controle anti-doping.
6 - Tudo isto que estou a escrever foi explicado por mim aos dois atletas em causa, bem como á propria Federação.
7 - gc não sei quem és mas deixa-me que te diga que se achas que estamos ricos á custa dos atletas estás equivocado, mas podes sempre tirar as duvidas candidatando-te a organizar uma das provas e depois falamos, depois as marcações de m**** que tu dizes foram as mesmas para todos os atletas e só estes dois atletas é que infelismente se enganaram.

Só lamento é que tu gc venhas levantar suspeitas sobre tudo e todos sem ao menos te indentificares.


Agostinho Carvalho

Apos ler a sua opinião, que aceito com todo o respeito, leva-me a crer que posso estar a ser injusto, mas não sei porque fico ainda com algumas duvidas...


Quanto á ida ao control anti-dooping, é correto que assim funciona, mas ja vi situações mais demoradas...


terrivel28 said:
Se o Motard viu k a seta estava mal e ao mesmo tempo viu os atletas na direcção errada só tinha de ir ter com eles.
Era o minimo k podia fazer.
O motard não em grande culpa, até por que os "Zes" iam a pedalar e não à mota que os apanhe... So o Luis Pinto que ia de avião...
Também é verdade que existe pessoal que muda marcações so por gozo...


Sim, é verdade que não se ganham riquezas, mas todos sabe-mos( quem não sabe passa a saber) que é dificil ceder a todas a exigencias por parte da UCI e FPC, no que respeita à realização de provas. É por isso que os senhores apenas andam nisto por amor à camisola, e a perder dinheiro...


Não sei se se lembra:

Ja não me recordo em que ano, mas num campeonato nacional no jamor, após a volta de partida surge uma quantidade brutal de furos numa especie de singel track, uma passagem ai com um metro de espaço... escaparam alguns atletas, que por sorte ou obra do Senhor passaram onde nada havia que fura-se.
Apos grande barafunda e inspeciona-se o local e por acaso um dos comissarios (acho eu que a memoria esta fraca) pisou algo, e eis que para espanto de todos, arrancam-se duas especie de cavilhas, feitas de uma forma impecavel com um batente para não se enterrarem até ao aro mas que deixa-sem as rodas rapidamente em baixo...
Só quem passava no especifico sitio é que não furava...
Mais uma vez a verdade desportiva foi pelo cano a baixo...

E muitas mais historias do arco da velha...

Ora um dos meus principais objectivos esta aqui cumprido!

Passo a explicar,

Quem da a cara para que o B.T.T Nacional evolua, aparece e defende-se quando acha que esta a ser injustamente atacado, como é o caso de Sr. Agostinho (penso eu...), muito justamente defende-se e eu acredito que assim seja.

Sr. Agostinho, tem de concordar comigo que muita desgraça se faz por essas provas fora na conquista de mais um lugar, a experiencia e o que se vive ja o demonstrou.

O principal intuito deste tópico é tentar com que este desporto seja cada vez mais verdadeiro e o seu verdadeiro espirito não se perca, cabe a cada um de nós zelar por ele, evitar que estas coisas aconteçam, que a par do dopping são as nossas ovelhas negras.

Tenho um amigo que diz posso ir em primeiro, e na segunda volta num atalho de 2 metros ser ultrapassado e ficar em utimo, mas para mim sou sempre o vencedor...


Posso estar a ser injusto especialmente para os organizadores, que não tem culpa de "alguem" mafiar as provas quando a coisa não esta de feição mas tinha de começar por algum lado... È que salta-me a tampa nestas coisas...

Por isso tanto dou a cara como peço desculpa por alguma injustiça.

Esta novela não pode morrer por aqui, pois ja a ponta do vèu está levantada, vamos descascar a "maluca" toda!!!

Beijinhos e abraços
 

Conguito

New Member
Não me queria pronunciar acerca disto, mas uma coisa é certa, estava eu no 4 e ultimo abastecimento á espera do meu pessoal para dar os respectivos abastecimentos, passa o Luis Pinto como era de esperar pois vinha na frente e vinha forte, entretanto fomos esperando pelo Daniel Marques que vinha a cerca de 2 3 minutos dele, mas o tempo passava e nada....então já quase passados 10 minutos aparece o José Silva do biciporto que também vinha com boa cara dando a entender pelos abastecimentos anteriores que vinha a fazer uma corrida de traz para a frente. O pessoal foi passando, aparece o Daniel que tinha dado uma queda e tinha de ficar por ali porque o pulso não deixava, apareceram os meus colegas e lá fui eu para o final. Chego eu a meta vejo o Ze Silva do Biciporto, dirijo-me a ele e digo: "Então campeão, ainda conseguiste apanhar o Luis", ele com cara de transtornado diz-me que tinham mudado uma placa e "$%"#4 32423"#$32"#$ e que tinha feito quinto. É pena que assim seja mas pelos vistos é o que temos...

PS: Se a Sónia Campos passa no ultimo abastecimento a um minuto da Sandra Araújo e chega depois ao final com 7 minutos de avanço, ninguém me diz que os "José Silvas" não fossem buscar o Luis.

Uma pequena nota já não era a primeira vez que eles o faziam. :mrgreen:

Cumprimentos
 

CAlves

New Member
situação vergonhosa para a modalidade...
só tenho uma coisa a dizer -> para o próximo ano os lesados que se vinguem e discutam a vitoria entre si :p
 
Atenção senhores da organização, o que aqui está em causa não é o facto de os ciclistas se terem enganado no percurso porque inadvertidamente não viram a seta. A questão que aqui se coloca tem a ver com o facto de alguém menos escrupuloso ter dolosamente movido a seta noutra direcção com o intuito de induzir em erro os 2º e 3º classificados e, nesse sentido, prejudicar o seu desempenho e consequente resultado final em detrimento e beneficio de outros.
É neste segundo aspecto que a FPC e a organização devem incidir no sentido de tentar averiguar o que efectivamente sucedeu.

Os mercenários não existem apenas na guerra, no desporto também os há.
Enquanto os primeiros matam a soldo, os segundos agem em prol da batota.

Tiro o meu chapéu em sinal de respeito ao Gonçalo Cabecinhas por ter dado a cara e ter denunciado uma situação que a confirmar-se transforma o topo da classificação final masculina num autêntico logro.

Definitivamente, este campeonato está manchado por uma situação que a ter existido o transforma na antítese do desporto.

Se a organização deste evento e a própria Federação não agirem em prol da descoberta dos factos, estarão a dar azo à velha máxima “quem cala consente”, transformando este campeonato numa VERGONHA NACIONAL.
 

CD

New Member
Apesar de não estar no BTT para competir (nunca participei em nenhuma prova com caracter competitivo, e não é agora aos 43 anos que o vou fazer), fico realmente tristre com a situação descrita. Nunca pensei (ingenuidade a minha) que situações destas pudessem ocorreu no nosso pequeno país. Neste caso, e supondo que é verdade o que foi dito, só há que aprender com os erros. Eu sei que não é possivel às organizações terem controladores em toda a extensão da prova, mas há que "inventar" novos processos de controle, afim de evitar no futuro novas situações.
Parece-me no entanto estranho, pelo que foi descrito, os atletas "enganados" não terem apresentado reclamação. Eles teriam também uma palavra a dizer no intuito de esclarecer este caso.

CD
 
M

madeireiro

Guest
boas... sobre as suspeitas levantadas nem me pronuncio, primeiro porque não tenho conhecimento de causa e segundo porque nem sequer o merecem!!! Lançar suspeitas sem ter provas é fácil!!! Mas mais fácil era estar caladinho em vez de dizer disparates e aproveitar todo o tempinho para treinar...

O que me quer parecer é que há por aí algumas "aves de rapina", que, por dor de cotovelo, inveja ou outro menos nobre motivo qualquer se ocupam a lancar suspeitas de tudo e todos (no XC foi o que foi, agora nas maratonas já começam??!!!

Não tirem o mérito a quem o tem... para o ano há mais e se dedicarem aos treinos pode ser que honestamente lhes consigam tirar as camisolas!!!

abraços e boas pedaladas
 
Top