A Scott MC após 8000 km... "Faíscou"

pinhocastro

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Depois do nosso "picanço" sobre o peso das novas Genius decidi ver "a bike".

Foi com muito agrado que li o teu relatório sobre a tua Genius, também reparei que o uso que dás davas à tua é um pouco mais rolador que o que eu dou à minha Genius 40 (mas de 2006), só como exemplo eu tenho um Maxxis Highroller 2.35 à frente e um Maxxis Larsen 2.35 a trás! Talvez por isso não goste muito do angulo da direcção e tu não mencionaste nada sobre isso!

Sem dúvida que a lama, e às vezes apenas chuva, baralha o amortecedor!
Quero ver o que nos dizes da sparky!
 

Songo

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Epah se calhar devia ter pesquisado..mas assim ja nao podia dizer a possivel bacurada e voces se rirem um bocado :lol:

na bina que aparece nos primeiros posts..

aquele amortecedor funciona "ao contrario" certo? aumenta de tamanho nas situações em que os outros diminuem né? wicked (se for vrdd lol)
 

Pinho da Cruz

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Viva Paulo Ramos

Como é que é o comportamento da Spark em termos de torção lateral, quando pedalas forte nas subidas? Ela perde muito rendimento?
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Pinho da Cruz said:
Viva Paulo Ramos
(...)

:shock: :shock: :shock:

Paulo??? andas um pouco confundido... L.Ramos de Luis Ramos! :wink:


A Spark nas subidas é uma maravilha, muito rígida e que responde muito bem à pedalada, transmitindo toda a força exercida nos pedais para as rodas. Na posição TC pouco ou nada bombeia quando te levantas e pedalas com força, mas quando é bloqueada é exactamente como um HT...

A conclusão a que chego é que... quem não tem rendimento sou eu :mrgreen: pois ela quer mudanças altas e muita potência muscular para subir à velocidade que ela aguenta, sem torcer ou bombear.

Uso o amortecedor com uma pressão ligeiramente superior ao recomendado pela Scott para evitar qualquer bombeio que exista... e raramente a bloqueio! Nas descidas com mau piso é que costumo desbloquear completamente o amortecedor.

Mas... estou a preparar uma análise para breve, mas como tenho a mania da perfeição, estou a ver que nunca mais a acabo! :wink:





pinhocastro said:
(...) Talvez por isso não goste muito do angulo da direcção e tu não mencionaste nada sobre isso!
(...)

Uma das razões que levaram a optar pela Spark foram as maratonas, pois apesar de gostar muito de descer, era nas distâncias maiores que me queria concentrar.

Quanto à direcção... normalmente andava com ela nos 115mm de curso, o que para mim era um compromisso ideal entre amortecimento/direcção! O ângulo de direcção nunca me preocupou...





Songo said:
(...)
aquele amortecedor funciona "ao contrario" certo? aumenta de tamanho nas situações em que os outros diminuem né? wicked (se for vrdd lol)

A "bina" que aparece nos 1ºs posts é uma Scott MC, cujo amortecedor é específico para este modelo e para as anteriores Scott RC.

Funciona ao contrário, pois enquanto os outros amortecedores comprimem quando amortecem, estes, expandem!

Mas aqui fica esta página com mais informação: http://www.darbike.com.br/dicas/materia.asp?id=24

GENIUS

Os engenheiros da ScottUSA desenvolveram um novo amortecedor traseiro que funciona de um modo diferente de todos amortecedores que existem no mercado. Ele possui duas câmaras (uma negativa e uma positiva) com ar em seu interior e também possui um compartimento onde fica armazenado o óleo.

O pistão do amortecedor funciona voltado para baixo. Com a bike parada ele fica recolhido dentro da câmara. Quando a bike passa sobre um obstáculo (uma lombada, por exemplo) o movimento da roda traseira é transmitido, por meio de quatro links, ao pistão do amortecedor, que absorve o impacto ao ter seu êmbolo puxado para fora da câmara.

É importante que o ciclista calibre com exatidão a pressão de ambas as câmaras [negativa e positiva], de acordo com o seu peso para que o sistema funcione corretamente.

No caso da roda traseira atingir um obstáculo abrupto, um dispositivo interno se encarrega de liberar uma válvula de escape, permitindo assim o amortecimento e evitando danos ao amortecedor traseiro.

Por meio de uma pequena alavanca no guidão o ciclista é capaz de selecionar rapidamente — mesmo com a bike em movimento — três formas de utilização da suspensão traseira.

A ideia da ScottUSA foi a de produzir uma bike que tivesse três comportamentos distintos, assim, na posição Locked, a bike se comporta como uma hard tail, na posição Traction Control a suspensão trabalha com curso reduzido em 60% e amortece sem perder tracção nas subidas mais difíceis, segundo a empresa. Já em Full Travel, a suspensão, com 125 mm de curso, permite amortecimento o suficiente para abusar dos dowhills.

Mesmo aqui no FórumBTT encontras uma página só com a afinação deste amortecedor: http://www.forumbtt.net/index.php?topic=23037.msg335200

Por vezes não devemos ter vergonha em perguntar... desde que se faça no sítio certo! :wink:
 

pinhocastro

New Member
L.Ramos said:
pinhocastro said:
(...) Talvez por isso não goste muito do angulo da direcção e tu não mencionaste nada sobre isso!
(...)

Uma das razões que levaram a optar pela Spark foram as maratonas, pois apesar de gostar muito de descer, era nas distâncias maiores que me queria concentrar.

Quanto à direcção... normalmente andava com ela nos 115mm de curso, o que para mim era um compromisso ideal entre amortecimento/direcção! O ângulo de direcção nunca me preocupou...

Confirmado! a utilização é totalmente diferente, encontraste a tua alma gemea na sparky!
 

ch0capic

New Member
Oi pessoal.
Encontro-me num dilema e para sair dele pensei pedir ajuda aos donos de Sparks...
Comprei uma Spark RC de 2009 e não sei o tamanho indicado para a minha altura...
Tenho 1,69m e gostaria de saber as vossas alturas/tamanho e respectiva opinião visto que com a minha altura não sei se opto pelo S ou pelo M.

Um abraço e boas pUdaladas.
Rui "iscas" Martins
BTTSor
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
1.69 para S é relativamente pequeno, o M deve te dar :mrgreen: :mrgreen:

L.Ramos, a tua MC está linda... :mrgreen: :mrgreen:
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Hugo_BTTejo said:
(...)
L.Ramos, a tua MC está linda... :mrgreen: :mrgreen:

:shock: :shock: :shock:

Mas... eu já vendi a MC em Janeiro!!!

Agora tenho uma Spark... a "Faísca"! :exacto:

hpim2093qx8.jpg


E já vai nos 3000 km... :wink:



PS1: ch0capic já te respondi por MP.
PS2: mas tenho algumas saudades da MC... :p
 

froids

Active Member
Boas!
Estava a adorar a análise até esta ter "faíscado" :hmmm: :greg:
Eu tenho uma MC20 de 2008, com a qual estou "in love" e sim, pedalo na bike dos meus sonhos :mrgreen: :mrgreen:
Por isso não consigo perceber o que leva um dono de uma Genius a trocar por uma Spark...
Talvez eu seja mesmo mais endurista que maratonista ou xc, mas não trocava a minha bike por nehuma da gama spark... Talvez porque ja tenha esgotado o curso da minha fox nos 140, ou talvez porque a spark tenha uma filosofia que nao seja a minha, mas nao consigo entender. Acho que sao bikes bem distintas!
Aceito todas as justificações que me deram já e que ainda me hao-de dar, mas continuo sem perceber... :sorry: :nsei:
Até porque dizes que continuas a sentir "saudades" da tua MC... Lá está, nao percebo!

Há lá coisas do além...
:pipocas:

Pessoal, nao me crucifiquem, isto é so a minha opiniao! :oops:

Abraços
:xau:
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

É muito fácil compreender...

No meu grupo mais de metade das bikes são HT (algumas anorécticas :mrgreen: ) e normalmente faço grandes percursos em que as subidas são sempre muitas... e as descidas são feitas por onde as HT se sentem à vontade. Quem pensa que a Lousã se resume só à Serra, tem de cá vir fazer um dos muitos trilhos da zona baixa (bem... baixa e termos de altitude, não significa que não haja boas subidas e descidas alucinantes...) onde a Spark leva muita vantagem em relação à MC.

Como faço algumas maratonas e raramente vou para terrenos de "descida pura e dura", pois mesmo nos singles cá da Serra desço sem problemas... não faço é nenhum drop ou descidas de "paredes". De resto ficavas surpreendido com a facilidade da Spark se adaptar a todas as situações.

Com a simples troca do quadro e suspensão poupei mais de 1 kg e para a utilização que lhe dou, a Spark é a escolha mais equilibrada. A subir é muito superior, a rolar é mais rápida... a descer não perde quase nada para a MC (excepto em zonas muito degradadas em que os 100mm da suspensão esgotam ou a probabilidade de cair fazem pensar no inv€stim€nto no quadro!). Normalmente usava a MC com a suspensão nos 115mm e era muito raro aumentar deste valor, pois chegava (e sobrava) para as dificuldades encontradas.

Não penses que a Spark se nega a maus tratos... se reparares não tenho nenhum componente light que possa comprometer a fiabilidade, tendo mantido as CrossMax XL para que continue a fazer as descidas a um bom ritmo. Quem já desceu comigo sabe que não "me corto" perante os obstáculos. Este ano em Idanha só me lembrei já no fundo da Calçada Romana de Salvaterra do Extremo que já não ia de MC, e olha que me fartei de passar pessoal! :wink:

Só depois de experimentar a Spark é que fiquei convencido das suas capacidades... tal como um dos meus colegas que trocou igualmente a sua MC20 igualmente pela Spark!


Até porque dizes que continuas a sentir "saudades" da tua MC... Lá está, nao percebo!

Pois... eu disse que tenho algumas saudades da MC. Não te esqueças que este fim-de-semana foi o Avalanche e com a MC teria curtido aquelas descidas! Mas durante o resto do ano não sinto assim tantas saudades... pelo menos enquanto vou a subir ou a rolar. :roll:
 
Chocapic,
Com a tua altura, nas Scotts Genius RC e Spark, estás mesmo no limite de tamanhos entre uma S e uma M. Mas eu tenho uma Scott Genius RC 10, e também tenho andado de Spark 10, tenho 1,69 m e recomendo o tamanho S (o que eu escolhi depois de ter experimentado o M também), ficas muito melhor servido, e o espigão de selim nem fica muito saído do quadro..
SM
 

Pinho da Cruz

New Member
Viva L.Ramos

Em termos de manutenção, já tiveste que fazer a substituição dos rolamentos da Spark?
Para quando uma análise à Spark, do tipo que fizeste à MC?
 

mbguy

New Member
kuanto a mc e uma bike de sonho....tive uma mc 40 de 2008 e deu m mto prazer em rolar com ela... mas ja nao tenho a mesma... estive para comprar uma spark mas a ultima hora comprei a menina dos meus sonhos cannondale scalpel de 2008. mto competitiva e mto exigente a nivel muscular mto semelhante em kuase tudo a spark mas a suspensao lefty tira m do serio.. boas pedaladas
 

Yorgan

Member
Boas L.Ramos,
Que tal esses ossos?
Bom desde a ultima vez que aqui postei alguma coisa (que foi para felicitar-te pela tua nova Spark) já adquiri outra Genius a MC 40 de 2008 (é o meu avatar) e que é a que tenho actualmente, que nao dizia nada.
Precisava da tua ajuda na qualidade de ex-Genius>actual Spark, estou mesmo com mt vontade de ir buscar a Spark 35, bom peso, a susp apesar de nao ter o TC tem bloqueio e sempre posso colocar aquele bloqueio da Rockshox duplo que bloqueia as duas ao mesmo tempo.
Bom seja como for a clclistica, que tal, pareceu-te bem a mudança? Bem sei que já postaste por aqui algumas opinioes mas sinceramente notaste muita diferença (para melhor)?
Calculo que a subir ela até te sai debaixo e a descer, arriscas menos pela falta de curso?
E a posiçao de conduçao nao te dá cabo das "cruzes", tendo em conta a posiçao na Genius, claro.
É que só necessito de um empurraozito tou mesmo kuase convencido para a 35 claro que é a que posso chegar.
Um abraço e olha que agora é que vinha a calhar uma dessas tuas mega analises à Spark, isto se ainda a tens, claro.

Yorgan
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Desculpa não ter respondido antes... mas estou hà 1 mês à espera que a PT me instale e linha para ter net!!! :evil:

A MC é uma bike muito boa para fazer um pouco de tudo... não te deixa mal em qualquer situação. A Spark é a melhor opção (dentro das suspensões totais) de ir o mais rápido possível do ponto A ao ponto B de forma eficiente (e confortável :roll: )

Em termos de conforto... a Spark tem o guiador que tinha na MC e o avanço virado para cima (na MC tinha-o virado para baixo). Não se torna desconfortável como qualquer outra XC com guiador recto. A descer... bem, como já disse antes, sou suspeito, porque estou habituado a descer depressa... mesmo com a Spark no tipo de percurso que faço habitualmente. Nas descidas "a sério" como em singles com muita pedra e pequenos drop's a MC deixa saudades... mas como 90% da utilização que lhe faço é em maratonas compenso a utilização em all mountain com um cuidado redobrado, apenas lamentado (como hoje cá na serra da Lousã na inauguração do centro de BTT e dos trilhos marcados pelas www.aldeiasdoxisto.pt ) do espigão ser em carbono e não dar para baixar. E a minha RS Reba só faz 100mm! :wink:

Estou muito satisfeito... mas se procuras uma bike para All Mountain, penso que a MC é mais eficiente, se procuras uma bike de maratonas, a Spark é a melhor escolha.

A Spark 35 é uma união do quadro em carbono com uma "parte traseira" em alumínio, com uma amortecedor da RockShox... não faço a minima ideia se tem a mesma eficiência que o NudeTC, em que o controlo no guiador e as 3 opções de curso são realmente eficientes.

A própria geometria do quadro facilita a pedalada sem bombeio... mas com o curso total a traseira bombeia de forma notória (no modo TC não!) o que penso que no RS Ario poderá acontecer, pois não é bloqueando a suspensão que vais resolver o problema, pois aí perdes em tracção e em conforto.

A montagem da Spark 35 parece-me equilibrada (e graficamente é muito bonita)... penso que só tens é que testar é a eficiência do amortecedor na pedalada. Os 120mm da RS Reba das Spark 2009 tornam-nas mais altas de frente... logo mais "confortáveis" como tu procuras.

O melhor que tens a fazer é experimentar, e depois decidir! é muito dificil notar a diferênça sem ter experimentado ambas.



A análise à Spark... sabem como é, a mania da perfeição tem estas coisa, nunca mais está pronta. Mas espero que em breve a consiga por on-line, agora que já acabei as obras na casa nova. Espero é que a PT finalmente ligue a net! :mrgreen:
 

cmlapierre

New Member
Muitos parabens é uma boa escolha, a Spark é sem sombra de duvidas uma grande bicicleta, compras uma bicicleta que pode...funcionar como uma rigida(já experimentei e não me convenceu a 100%) ou como uma suspensão total quando quizeres, actualmente em Espanha é uma das bicicletas mais vendidas...
Atenciosamente
Cm

ps:Essa analise que saia cá para fora mais rapido possivel...e mostra muitas fotos da maquina...-;)
 

Yorgan

Member
Grande L.Ramos,
obrigado pelas tuas palavras, na realidade desde qd postei esta questao que andei pelas lojas da especialidade a ver qt me davam pela minha genius 40 e digo-te que os valores sao pouco animadores, 1.100-1.200 €, foi bom que de uma vez me "desenganaram", bem que eu gosto da nova genius 50, branquinha como eu gosto, mas para os 2.300€ (spark 35) ou 2.500€ (genius 50) falta muita massa.
Deciidi entao iniciar uma cruzada contra o peso da minha bina, descobri que apesar das CrossLand as minhas rodas pesam a da frt 2140!!! e a de trs 2640!!! coisa a que os Stroke 2.3 (com slime) apesar de tubless nao serao alheios.
Bom assim vamos perseguindo tb uma fox talas.
Bom agradeço as dicas e mais que venham, mas acho que fico com a genius 40 pelo menos até Set e depois logo se vê.
Continua ai a bombar que este nosso desporto é espectacular.
Um abraço a todos e apareçam por aqui na Malveira (dos Bois) que a volta da FexpoMalveira (Agosto) é sempre bem à maneira
Yorgan
 

Sparkid

New Member
Viva L. Ramos

Já há muito tempo que prometeste uma análise apurada à tua Spark e até hoje nada! Para quando a tua opinião a essa fantástica bike?
 
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