A bike da Srª Nozes

Nozes

Active Member
Olá malta!

Esta é a bicicleta que montei para a minha esposa. Ela passou mais de uma década sem pegar numa bicicleta,mas contagiada pela minha doideira,resolveu experimentar a pedalar de novo. O ano passado equipei a minha Giant Trance de maneira a que a pudesse usar,mas não era de todo o ideal. Com 1,55m de altura,a minha esposa precisa de um quadro (muito) pequeno,mas estável e mais fácil de manobrar do que uma "enorme" bicicleta de All Mountain tamanho M. Além que quando eu precisava dela,tinha de trocar selim e pedais...

Então após uns tempos de intensivas buscas,esperas para aproveitar promoções e rebuscar de soluções "à minha moda",cheguei a este resultado:





Graças a preços de arromba em lojas online como a RCZ Bike Shop e Probikeshop,e 2 ou 3 peças usadas que tinha por casa,consegui chegar a um resultado do qual me posso orgulhar. Esta bike ficou em menos de 700€,e pesa 10,6kg!





Trocando o selim e os pedais,e podia perfeitamente ser uma bike para um miúdo nas suas primeiras provas de btt ou até um graúdo "nascido nos dias pequenos".
O quadro é tamanho 14" e tem um slooping muito pronunciado.






Transmissão 1x10? Sim senhora. Para evitar as confusões de 2 manípulos de mudanças no guiador,algo que não tinha sido fácil de habituar na Giant,e com um prato de 30 dentes e uma cassete 11-42,uma relação confortável para as subidas. Guiador suficientemente largo para estabilidade (711mm) e avanço curto (50mm) para uma posição confortável e pouco inclinada sobre a frente.





Outros pormenores como os cranks de 165mm,mais indicados para pernas curtas,punhos finos e confortáveis,para mãos pequenas,ou os pedais de plataforma com base larga mas leves,fazem desta bike mais um projecto em que penso ter ultrapassado o resultado que se previa com os limites do orçamento.
Uma bicicleta de senhora de gama baixa,da maioria das marcas,ultrapassa alegremente os 14kg,tem componentes de muito baixa qualidade e dificilmente entusiasma alguém a evoluir no btt.





Lista de componentes:

Quadro: RCZ Lady Race 27,5 14"
Suspensão: DT Swiss OPM 27,5
Direcção: PRO
Avanço: PRO FR-S 50mm
Guiador: KCNC SC Bone 711mm,25mm rise
Punhos: Silicone
Espigão selim: Totta 27.2x350mm
Aperto espigão: MSC 31.8
Selim: Sportourer
Travões: Formula C1
Discos: Avid/Hope 160mm
Manípulo mudanças: Shimano Deore 10v
Desviador: Shimano Deore Shadow 10v
Cassete: Sram PG 1030 11-36 + expansor A2Z 42d
Corrente: Sram 10v
Pedaleiro: Shimano XT 165mm
Prato: Uberbike 30d N/W
Pedais: Kore Rivera Thermo (nylon)
Rodas: RCZ Race 27,5
Pneus: Schwalbe Rocket Ron 2.25 (frente),Nobby Nic 2.25 (trás)
Liquido: NoTubes

Peso: 10,64kg


Sei que existe no forum um local para as senhoras apresentarem as suas montadas,mas preferi colocar aqui para estar mais visível e quem sabe dar umas ideias aos românticos que pensam em pedalar em conjunto com a sua cara metade. E já faltou menos para o Natal ;)

Bom fim de semana!
 
Last edited:

Trailrock

New Member
Bom dia amigo Nozes, está realmente qualquer coisa de extraordinário esta bicicleta, muito simples e com pormenores personalizados de modo a facilitar a vida e aumentar o interesse pela modalidade da sua esposa. A minha namorada também ao fim de algum tempo a insistir la se decidiu a comprar uma bicicleta o ano passado, ela também é pequenina e todos os quadros de homem por mais pequenos que fossem eram sempre desajustados, acabamos por comprar uma mondraker neva e pouco mais barata ficou que a sua e é consideravelmente inferior. Quem tem essa possibilidade sabe que são realmente fantásticos os passeios e aventuras com a nossa cara metade :D Parabéns pelo projecto e boas pedaladas, um abraço
 

Joseelias

Well-Known Member
Realmente é um excelente projecto. Primeiro pelo nível de equipamento conseguido com esse orçamento, depois por teres conseguido montar uma bicicleta coesa em termos estéticos já que as escolhas estavam limitadas pelas promoções e material já existente, e por fim e mais importante que tudo por motivares a tua mulher a praticar ciclismo.

Cerca de 99% das vezes que ando de bicicleta faço-o com a minha mulher e é excelente. Depois de encontrarmos o ponto de equilíbrio no andamento e espírito da saída é muito bom partilharmos a descontracção e divertimento de uma saída de bike.
 
Top