6 furos ou Centerlock?

umbigo

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Eu estou a pensar montar uns travoes XT, juntamente com umas rodas mavic crossride, não sei se adianta na escolha (entre centerlock e 6 furos), digo isto porque estive hoje noutra loja e, o vendedor disse que, sendo o centerlock desenvolvido pela shimano e os travões que estou a pensar comprar também são shimano que, se calhar o centerlock é boa opção... Já agora, a diferença dos milimetros nos discos so afecta no peso ou também afecta a travagem? Realmente, estive a ver os preços e, de centerlock para 6 furos é quase o dobro...
 
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LDmartins

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e ja agora quanto aos pesos, para quem acha importante:

os cubos têm praticamente o mesmo peso - 10 a 20 gramas de diferença (CL sao mais leves)
uns parafusos normais pesam 20 gramas. (12 parafusos)
nos discos é q a diferença é enorme.
um disco centerlock XT pesa 150 gramas. por metade do preço pode-se comprar uns ashima de 6 furos com 85 gramas.
o que quer dizer que com discos de baixo custo poupa-se mais de 130 gramas

Exactamente, os tais ashima, que pelos vistos a KCNC abarbatou e vende muito mais caro ;)
 

LDmartins

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Eu estou a pensar montar uns travoes XT, juntamente com umas rodas mavic crossride, não sei se adianta na escolha (entre centerlock e 6 furos), digo isto porque estive hoje noutra loja e, o vendedor disse que, sendo o centerlock desenvolvido pela shimano e os travões que estou a pensar comprar também são shimano que, se calhar o centerlock é boa opção... Já agora, a diferença dos milimetros nos discos so afecta no peso ou também afecta a travagem? Realmente, estive a ver os preços e, de centerlock para 6 furos é quase o dobro...

Eu como já usei de tudo, posso te dizer que não notas diferença pois esta só interfere numa coisa, discos mais finos podem, e repito, podem , empenar mais rápido sob travagens bruscas especialmente em zonas de grande velocidade... mas como os meus travões nunca me deram problemas, e já lhes meti uma dúzia de discos diferentes para testar...
 

umbigo

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É que na loja onde costumo deixar a bicla, pelo menos no site, só tem 160mm, por isso é que perguntei. De qualquer forma acho que vou optar mesmo pelos 6 furos. Assim, para manutenção é mais fácil. Mas agradeço mais opiniões. Obrigado LDmartins.
 

ze_zaskar

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Segundo entendi o nosso colega estava a falar falar dos mm do diâmetro e não da espessura.
Discos de maior diâmetro travam mais e aquecem menos. 203mm é excessivo, mas para uma utilização normal é bom experimentar entre os 160mm e os 180mm. E acredita, as diferenças notam-se bem.

Numa vertente puramente pratica, quando se fala em sistemas de travagem esqueçam os pesos. As diferenças são insignificantes e as interferências praticas enormes.
 

rucaf3

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Desculpe desapontar a sua pessoa mas como nos tempos livres já que não percebo nada de bicicletas, faço assistência mecânica numa loja porque gosto mesmo disto, e já tive que reclamar alguns pares de discos XTR!!!!!!! porque os cravos ganham imensa folga e causam barulhos estranhos tipo estalidos na travagem...
mas isto é só a minha opinião claro...
não quero com isto ser mal educado nem causar desânimo a ninguém, mas há uma coisa que não posso deixar de dizer... não se iludam tanto com Shimano.....
abraço e boas pedaladas

Mais uma a aprender... Vou continuar a usar os XT já k em dois anos nunca me deram problemas, e por k para mim por questão de segurança se á um componente k não troco por mais leve são os discos ...
 
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LDmartins

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Segundo entendi o nosso colega estava a falar falar dos mm do diâmetro e não da espessura.
Discos de maior diâmetro travam mais e aquecem menos. 203mm é excessivo, mas para uma utilização normal é bom experimentar entre os 160mm e os 180mm. E acredita, as diferenças notam-se bem.

Numa vertente puramente pratica, quando se fala em sistemas de travagem esqueçam os pesos. As diferenças são insignificantes e as interferências praticas enormes.

Ora aqui está umm colega que pensa como eu.. há muito por onde tirar peso, e os travões não passam pelos meus planos, se bem que tenho os discos de 85gr da ashima e uns hayes stroker carbon ;)
 

umbigo

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sim, mas andar com adaptadores numa roda centerlock para ter discos de 6 furos... se calhar preferia roda de 6 furos e não andar com os adaptadores...
 
Boas

Pelos vistos parece que passei de cavalo para burro! :mrgreen: JOKINg
Acho é que dei um salto pra frente!

Toda a vida usei 6-bolt e andei satisfeito até ao momento que os parafusos começavam a moer de tanto "aperta - desaperta".

Agora à coisa de uns dias voltei-me para o C-lock a ver como era a coisa.

Creio que não vejo ali defeito que possam anotar!

O adaptador que voces usam nao sei qual é, o que eu tenho é super robusto e muitíssimo discreto, portanto de inestético, nada.

-Os cubos CL são muito mais leves, mesmo metendo o adaptador ao barulho.
-Poupa-se 15 a 30gr em parafusos.
-Os cubos com adaptador CL fica assim ainda mais leve que um cubo 6-bolt.
-E por fim, podem meter os vossos rotores XPTO leves de 6 furos.
-É num ápice enquanto se tira e mete os disco do cubo, alem de que tecnicamente o aperto oferecido ao rotor é 100% uniforme, enquanto que nos 6-bolt só com chaves dinamométricas se consegue fazer igual serviço.

Alguns exemplos dos meus.



 

Anshelm

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Boas.
Independentemente das escolhas de cada um, deixo aqui o seguinte.
Umas Mavic Crossride Centerlock com mais de 5000kms, nunca fiz revisões e nunca me deu qualquer tipo de problemas.
Certo que já se nota um pouco a folga a travar, mas por enquanto ainda não é preocupante.
 
Não sei qual o uso que dão mas já gastei um jogo de disco e logo x jogos de pastilhas em todo o tipo de terrenos com os discos Xt com certerlock (sem adaptadores) e continuam perfeitos.

A titulo de exemplo pensem na fixação das cassetes. É algo semelhante...

Contra o centerlock temos a reduzida variedade de rotores disponiveis. Mas numa coisa concordo em absoluto:

Se o cubo é centerlock, usa-se discos centerlock, se 6 furos então rotores 6 furos. Os adaptadores são para desenrascar...
 

A.M.F

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A minha bike veio com cubos de 6 furos,parti o cubo de trás e vi-me enrascado para arranjar cubos da shimano de 6 furos.Para mim são resistentes e não muito caros.No site do Patocycles tem a Progress que são muito caros e saem muito do meu orçamento_Onde é que se poderá comprar cubos de 6 furos ao preço dos da shimano.
 

jay

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desculpem a minha ignorancia mas se eu trocar as minhas rodas actuais de 6 parafusos por umas xt CL tb terei q trocar os discos ou meter o tal adaptador, correcto?

e qt custam esses discos? nao sou nada maniaco do peso e do topo de gama...infelizmente a minha parca bolsa fala mais alto e por 250 eur não encontro melhor solução para trocar de rodas
 

Ferrugem

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Já com umas rodas xt ficas muito bem servido, e se colocares uns discos xt fica óptimo são mais ou menos 40€ os dois eu tenho e são bons
 

landsix6

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boas...

eu optaria pelos 6 furos pk os discos centerlock são mais pesados. além disto tens um leque enorme de opções de discos de 6 furos.

cumps
 
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