4 e 2 horas Resistência da Arrábida

Hellangel

New Member
Tenho que dar os parabéns á organização pelos trilhos escolhidos pois foi divertimento para quem gosta de puro BTT. Quanto á minha prestação só lamento ter dado cabo da transmissão logo nos primeiros quilómetros, depois foi ver o que dava. Fiquei um pouco frustrado pois sei que estou na melhor forma de sempre e tinha grandes espectativas para hoje, fica para o ano.
Parabéns a todos pelo civismo demonstrado na serra mãe.
 

cgbastos

New Member
Pela primeira vez fui a uma prova deste género. Fui com algum receio de que ao fim de uma volta, as seguintes seriam de puro sofrimento por já saber o que me iria esperar ou então seriam aborrecidas porque estaria a passar várias vezes no mesmo sítio.
Tudo o que disse deve ser verdade, mas não se aplicou nesta prova já que os trilhos eram mega divertidos. havia com cada parede, saltos, drops, singles super técnicos e um emocionante sobe e desce! Cada volta que dava, tentava superar as partes mais técnicas com maior destreza que da vez anterior.

As marcações estavam boas, embora por vezes precisasse de olhar com alguma atenção, mas nada de grave.
No abastecimento nada faltou, e o facto de o estenderem para podermos agarrar sem ter de parar na subida também foi muito útil. Mas para a próxima arranjem um spot para deitarmos os copos depois de os usarmos.... para não deitar o meu copo ao chão, optei por o levar às costas até ao final da prova :)


o que correu menos bem, no nosso caso, foi a distribuição dos dorsais. Para o ano acho que deviam colocar o nome do concorrente algures no dorsal (mesmo escrito à mão) porque um de nós foi levantar uma série deles e depois misturaram-se os sacos e distribuimos tudo mal entre nós!!!!


Vê-se que se trata de uma organização ainda amadora, que conseguiu dinamizar muitos voluntários e alguns apoios e que desenhou o percurso mais divertido que fiz até hoje numa prova!

Só repito aquelas que me marcaram muito, e para o ano estarei lá!
Parabéns
 
Boas, pedia a organização que verificasse o numero de voltas do dorsal 167- fernando martins, pois no sms davam-me 3 voltas e dei 4, sei isto porque um colega meu de equipa fez 5 voltas e nao me dobrou,ficando com mais 1 volta que eu devido ao tempo em que concluimos a prova, eu acabei com 2:00h e o meu colega de equipa com 2:22h. pedia que vierificassem esta situação.
De resto tudo 5 estrelas do percurso ao almoço.
Cumps.
 

balsinha

Member
Não me é difícil apontar que esta é de fato uma das melhores resistências e este ano a meu ver conseguiu superar a edição do ano passado.

Primeiro porque apresentou um circuito ligeiramente diferente para melhor embora mais duro do que no ano passado.
Mais duro e mais técnico, foram criados propositadamente para esta resistência alguns singles tracks , a parte inicial a seguir há meta foi diferente, mais subidas e a criação dos referidos singles fizeram a diferença.
A restante parte do circuito foi igual com o belo do drop a fazer as delícias de alguns riders e de muitos fotógrafos. :D

Outro aspecto positivo foi as dezenas de pessoas da organização ao longo do percurso no controlo ou a dar apoio bem como muitos adeptos de BTT.

Circuito bem marcado.

Outra situação que foi corrigida em relação ao ano passado foi o abastecimento na meta, desta vez estavam colocados paralelamente ao circuito elementos da organização, uns com bebidas, outros fruta, outros barras energéticas, etc, era só esticar a mão e escolher o que mais apetecia, muito boa esta opção.

Sobre os banhos e almoço não posso me prenunciar pois não usufrui.

Agora é aguardar pelas fotos e classificações.
 

flaviosantos

New Member
boas

Antes de mais quero dar os Parabens a todos os Organizadores desta resistencia mas principalmente a 2 (porque sao meus amigos e de 1 disponibilidade impecavel) , ao Joaquim e ao Pedro Melitao. Parabens !!
Quanto à resistencia , so tenho a dizer que estava tudo impecavel , para mim o menos bom foi as classificaçoes em directo (que o Pedro explicou-me o porquê de aquilo ter "empenado").
Agora venham lá essas classificaçoes e as fotos e videos que a malta tava a tirar/filmar.

Cumprimentos

Flavio Santos - ROTOR/www.Bikesportsteam.com
 

flaviosantos

New Member
Nada de mais meu caro , nada "top secret" ;)

Apenas que o programa era novo e tinha sido testado com um nº mais reduzido de participantes , onde ao passar tanta gente e muitas vezes ao mesmo tempo deu 1 desfazamento!!

Cmps
 
O meu tempo final deu 2h32m mas eu fiz 2h30m,sei pk na ultima passagem um rapaz da organização disse-me que faltava 3m para as 11h e se consegui-se fazer a ultima volta em 30 m contava e eu vinha a controlar no relogio mas no final perguntei ao mesmo rapaz se tinha contado e ele disse que sim, já agora a primeira volta que demos na saida da vila contou ou foi um startloop?Pergunto isto como a primeira volta foi mais curta e não sei se contou ou não,eu quando recebi a msg no telemovel diz 4voltas,fiz media de 30m por cada volta.
 

cgbastos

New Member
O meu tempo final deu 2h32m mas eu fiz 2h30m,sei pk na ultima passagem um rapaz da organização disse-me que faltava 3m para as 11h e se consegui-se fazer a ultima volta em 30 m contava e eu vinha a controlar no relogio mas no final perguntei ao mesmo rapaz se tinha contado e ele disse que sim, já agora a primeira volta que demos na saida da vila contou ou foi um startloop?Pergunto isto como a primeira volta foi mais curta e não sei se contou ou não,eu quando recebi a msg no telemovel diz 4voltas,fiz media de 30m por cada volta.

Não és o único com essa suspeita! um dos nossos ficou com o tempo final de 2h33, mas nós que estávamos a controlar o LCD com o tempo, ficámos com a sensação de que cortou a meta mesmo em cima dos 2h30.
O LCD não tinha o tempo oficial em falta?
 
Pois a mim tiram-me uma volta, dei 4 e deram-me 3, sei isto porque um colega de equipa deu 5 e nao me dobrou, ficando com mais uma devido aos tempos de finalização da prova, eu acabei mesmo nas 2hr e ele acabou nas 2:22.
Para o ano tentem arranjar chips, pois uma prova com tanta qualidade como esta nao merece estes enganos nas classificações.
Cumps.
 

JGomez

Member
Bom dia.

Esta foi a minha 2ª presença consecutiva nesta prova. O ano passado fiz as 2 horas e este ano as 4H.

O percurso era muito idêntico, mas gostei mais do deste ano, apesar de o considerar mais duro.

Não gostei de ver muita gente a contornar o grande drop, até porque colocavam, em perigo quem o fazia, uma vez que surgiam repentinamente no trajecto marcado pela organização imediatamente após o referido drop... :mad:

Julgo que seria benéfico para todos (atletas e organização) existir mais um abastecimento durante o percurso, nem que fosse só com água, sensivelmente a meio, pois descongestionava a zona da meta.

No geral, a organização está de parabéns, apesar de não poder opinar acerca dos banhos e almoço, pois não usufruí.

Esta situação da demora na publicação das classificações também não abona a favor da organização, e julgo até que, pela qualidade da prova, já merecia a introdução do chip para controlo dos atletas.

Ainda assim, espero voltar, pela prova em si, e porque é sempre um prazer pedalar pela Arrábida. ;)

Abraços.
 

Go_deep

Member
Opinião sobre estas 2-4h de resistência.

Antes da partida para mim pairava um ambiente de competição, fiquei com a ideia que esta prova é utilizada por alguns praticantes de XCO para virem treinar. Não achei que estivesse criado um ambiente de convívio entre participantes como nas maratonas em que participo. Na Zona de Abastecimento (Z.A.) não pude encher o meu bidón com bebida isotónica como estava referido no site do núcleo de BTT Vila Fresca de Azeitão e estive lá pouco tempo antes da prova começar.

A partida foi a tempo e horas. Em relação ao percurso achei demasiado técnico mas penso que é o que se pretende pelo que aqui li e pela impressão com que fiquei do target a que esta prova se destina. Percurso bem marcado e com os elementos suficientes da organização nos sítios chave a indicarem o caminho.

Achei que é necessário melhorar para o ano a Z.A. aumentar o seu número ou torná-la maior visto que se vierem muitos participantes ao mesmo tempo é necessário parar para abastecer.

Mudar a meta para outro local maior ou criarem um outro espaço, especifico só para recuperação para que quem terminasse as 2h pudesse estar sem perturbar quem ainda estava em prova.

Achei que existiu falta de civismo e fair-play da parte de alguns participantes ao obstruírem a Z.A. durante os seus abastecimentos e no final das 2h de resistência muitos dos que terminaram congestionarem este local. Talvez fosse possível ultrapassar este problema para o ano com mais elementos da organização a limitar o acesso à única Z.A. para que os participantes das 4h não fossem perturbados.

Em relação aos participantes que iam para melhorar tempos, treinar a sério para futuras provas, para fazer um controlo/avaliação do treino, ou para melhorar resultados de edições anteriores lembrar que esta é uma prova em que participam amadores que não treinam ou treinam pouco, que não têm equipas (não são orientados por técnicos especializados), que praticam BTT por lazer/divertimento é uma prova aberta a todos os que nela desejem participar e não só, visto que todos têm o direito passear por estes terrenos porque são públicos. Em zonas mais técnicas a coisa complica e todos os cuidados são poucos se à vossa frente estiver alguém com menos experiência/técnica mas se existir bom-senso tudo se resolve, ou seja, quem não têm velocidade, resistência ou técnica desvia-se e deixa passar os mais rápidos, se não faz o drop contorna e entra em segurança no troço.

Aos que se julgam muito bons acho que um pouco de humildade/condescendência não ficava mal, assim como baixar o nível da campionite até porque campeões a sério temos poucos e desculpem lá mas muitos de vocês nunca chegaram a campeões, a pirâmide está invertida e com isto quero dizer que vocês nunca terão a possibilidade de lá chegar, ao topo, ao alto-rendimento, o vosso tempo já passou. Aos jovens aprender a respeitar o adversário é algo que devem levar para as vossas vidas. Acho que não há razão para ofender quem tem todo o direito de fazer a SUA prova. Não tenho nada contra a competição, só acho é que não há razão para ofender, gozar, menosprezar os outros, é feio!

Em relação aos tempos já li que não foi só comigo que as voltas foram mal atribuídas e faltou o envio das sms durante a prova como também já foi referido. Para mim teve pouca importância porque o meu BC dava-me os tempos.

Concluo com os votos de um bom trabalho para o próximo ano.
 
Last edited:

Dario Teixeira

New Member
Olá Pessoal

Estive à espera que saíssem as classificações para poder dar a minha opinião sobre este evento, pois para poder fazer uma apreciação correcta preciso de todos os dados. O secretariado foi funcional, de acordo como nº de inscritos a coisa fluiu. O evento iniciou-se a horas e seguiu para trilhos idênticos ao ano anterior (com algumas alterações bem conseguidas). Percurso bastante trabalhoso em determinados sectores, mas muito divertido, de puro btt como eu gosto. Em 78 Km (9 voltas) deu cerca de 2200m de acumulado, o que já se considera durinho. Bem sinalizado e com staff mais do que suficiente em zonas estratégicas. A zona da meta (abastecimento) com pessoal bastante proactivo. Tomei banho sozinho com água quente (nunca tal tinha acontecido) e o almoço foi razoável (não deu jeito cortar o frango com talheres de plástico). O tempo de espera pelas classificações foi demasiado longo, apesar de justificado pela organização. A divulgação das classificações no site é que vieram borrar a pintura toda...Fui dado como vencedor do meu escalão (Vet. B), tendo recebido o respectivo troféu no próprio dia, e agora verifico nas classificações que estão dois Vet. B primeiro do que eu ! O que é que aconteceu ? Foram desclassificados ? Outra questão tem a ver com a minha última volta. Tenho a certeza que a fiz em 32 minutos (passei a 8a volta com 3h52 e concluí a 9a volta com 4h24 no meu cronómetro) e na folha da organização essa volta está com quase 37 minutos. Tenho a certeza disto porque foi a única volta que controlei ao minuto pois não queria chegar depois do horário sem penalização (4h30).
Um abraço e até para o ano
Dario
 

jlalmeida

New Member
No ano passado fui a esta resistência e gostei muito. Com as condições naturais que a Arrábida tem e com uma organização cuidada esta pode ser uma das boas provas do calendário das resistências.
Este ano não fui por razões que não vêm agora ao caso.
Quando venho ler os rescaldos dos eventos, também tenho por finalidade formar uma ideia sobre eles para futuras participações.
Quando comecei a lêr os primeiros posts quase todos diziam que a prova tinha sido muito boa. Isso alegra-me porque a Arrábida merece uma boa prova com estas características. Com o passar do tempo fui estranhando não aparecerem classificações. Fui concluindo que tinha sido uma boa prova mas com um senão, problemas com as classificações.
Bem não me alongo mais, apenas quero desejar que a organização tire daqui as ilações necessárias para o futuro.

Se repararem num pequeno pormenor do regulamento verão que ele é desde logo susceptível de gerar problemas.

Veja-se:

"a) Apenas serão classificados os participantes que completem integralmente as 4 Horas (ou 2 Horas) de prova.

b) Os participantes completam a sua prova quando passarem a linha de meta após as 4 Horas (ou 2 Horas) e terão uma tolerância de 30 minutos para completarem a sua última volta ao percurso.

c) Todos os participantes que não completem as 4 Horas de prova (ou 2 Horas) ou excedam a tolerância não serão classificados, sendo-lhes apenas atribuídos o número de voltas e o tempo efectuado antes das 4 Horas (ou 2 Horas). "

Isto dá pano para mangas .

A última volta do participante seria de imediato aquela em que fez mais de 30 minutos? Isto para além de outros cenários possíveis.
Se eu estiver errado corrijam-me por favor.

Abraço
 
Last edited:
Top