3.ª Maratona BTT Rota da sopa de pedra - Almeirim - 19 Setembro 2010

Charlie Snow

New Member
Bem eu venho também deixar aqui o meu rescaldo.

Comecei a andar de bicicleta há coisa de 2 meses com o objectivo de perder peso. Esta foi a minha 1ª participação num evento de BTT, e na minha opinião tal como já muitos disseram, o único ponto negativo foi só mesmo o controlo "0", de resto gostei muito, fui aos 40km, o percurso era bastante engraçado, bem marcado, o processamento do levantamento dos dorsais bastante fácil, aquele "reforço" no final soube que nem ginjas, e, o almoço também muito bom (qualidade/serviço). Quero agradecer ao sr. Fonseca pela disponibilidade sempre prestada, aquando das minhas perguntas na fase de inscrição.

Um abraço a toda a organização, e espero que para o ano haja mais!
 

Espigão

New Member
É pena este circuito não servir para uma prova oficial dado não ter acumulado suficiente para se tirar todas as duvidas.

Pode ser a Maratona XCM de Évora do passado Domingo?

Teve exactamente o mesmo nº de km´s da Maratona de Almeirim mas mais 500m de acumulado. Claro que foi mais dura mas em termos de piso e porque estive presente o ano passado em Évora e o percurso ao que parece este ano foi mais do mesmo até achei o piso bem mais pesado em ALmeirim do que em Évora...

Venceu o Tiago Ferreira e fez média de 22km/h...

É para continuar a desbobinar o que vai na alma ou podemos ficar por aqui?

É que para discussões sobre provas de motocross, enduro, etc... este não é fórum, penso eu de que...

Cumprimentos

Hugo

Ps: Já agora, podias dizer quem é esse teu amigo que venceu em Évora e faz "médias de 30km/h sem stresses" em Maratonas de BTT? Gostava sinceramente de conhecer essa máquina....
 

VITOR HUGO

New Member
ó meu caro Vitor Hugo

agradeço imenso que entres em debate e que apresentes as tuas criticas e elogios mas podes fazê-lo sem seres tão tontinho.
As minhas opiniões valem o que valem e servem apenas para quem as quiser ler e tirar em conjunto com as outras uma conclusão global.
Agora quando participares em vez de te armares em tonto, contribui com alguma coisa e diz lá o que se pode melhorar e o que é para manter.

Não te estou a tentar ofender, apenas a mostrar-te que mesmo em divergência se deve ser conveniente numa discussão...

obrigado

Luís BM

nao fico nada zangado ate vou provar que sou teu amigo
prometo que para o ano vou ajudar a organizaçao
vou tentar encontrar voluntarios e vamos todos de vassoura na mao varrer toda a areia...


um abraço para TI B.M.
 

rjsm

New Member
Pessoal deixem-se de comentários estúpidos....eu pratico estrada e BTT e não tenho mt técnica mas uma coisa é certa...BTT é isto mesmo...pedras, areia,buracos...há e tal tem mt pedra é mt perigoso, tem mt areia não conseguimos andar...não entendo como faziam se estivessem numa organização de um evento, iam perguntar a cada atleta o piso que mais gostava?

O pessoal tem que saber que tem a ver com a área geográfica...sinceramente fui como atleta mas ficava mt triste se tivesse numa organização e tivessem certos comentários como os que aqui já vi...uma vergonha...

Sabem o que arranjam com isso...é secalhar cada vez menos há eventos deste tipo...com tanta exigência da vossa parte...


ORGANIZAÇÃO, acho que tiveram 5****,não liguem a meia dúzia de gente que não tem nada que fazer senão criticar o esforço dos outros...

Para o ano que estejam lá os 700 que lá estiveram, ou melhor os 650 que ficaram satisfeitos e reconheceram o trabalho que é estar numa organização...

Sou sincero, não queria estar no vosso papel...Continuem o bom trabalho...
 

Pagaiao

New Member
Estive a ver a mapa de classificação dos 40 km e estranho não aparecer na classificação(dorsal 293), tal como a maioria do pessoal dos Papa Trilhos, que me ajudaram a chegar ao fim.

Fiz quase a maratona completa com dores de joelho, mas consegui chegar ao fim, com alguma ajuda nos últimos kms, pelo que feita justiça deveria aparecer como concorrente que terminou a prova, o lugar não interessa, pode até ser o último, que sei não ter sido.

Um abraço dos Mirapedal
 

fernanrei

Member
Caro amigo (Ilheu), o conselho que lhe dou é muito simples, não fale do que desconhece.Onde refere uma suposta distância não efectuada por alguns atletas, nem que fosse apenas 1 km. Será bom visitar o site da organização e ler o comunicado já emitido. Se alguém difama ou ofende quem de facto cumpre com rigor as regras, não são com certesa as pessoas como eu, que sofreram para fazer os 85 km, e chegando ao final prontamente mostraram o ciclocomputador, onde se podia claramente confirmar a distância e a coincidência com o tempo da organização.

Uma coisa muito importante, não se pode ignorar o esforço, dedicação, profissionalismo, interesse desportivo, transparência e rigor de uma organização que à duas semanas não para de organizar eventos, todos eles de excelente qualidade. Não será a má atitude de 5 ou mais atletas, que até poderá ter sido involuntária, que vai assombrar algo que numa apreciação global até correu muito bem.
Os meus parabéns à organização e para o ano lá estarei novamente para penar mais um pouco.
 
Last edited:

fernanrei

Member
Estive a ver a mapa de classificação dos 40 km e estranho não aparecer na classificação(dorsal 293), tal como a maioria do pessoal dos Papa Trilhos, que me ajudaram a chegar ao fim.

Fiz quase a maratona completa com dores de joelho, mas consegui chegar ao fim, com alguma ajuda nos últimos kms, pelo que feita justiça deveria aparecer como concorrente que terminou a prova, o lugar não interessa, pode até ser o último, que sei não ter sido.

Um abraço dos Mirapedal
Caro amigo, o teu esforço merece de facto reconhecimento, e se não apareces na classificação é incorrecto. Estou de acordo contigo,mas também tens que ser um pouco mais paciente e aguardar. Se nas classificações finais continuares a não aparecer, escreve um mail à organização, e acredita que serás devidamente esclarecido.
 

fernanrei

Member
Ok, se acham que é um disparate do tamanho do mundo, quem sou eu, para os contrariar. É pena este circuito não servir para uma prova oficial dado não ter acumulado suficiente para se tirar todas as duvidas. Não tenham 11 anos de prática (é pena, porque há 11 anos deviam ser trilhos a sério e como muito menos confusão, ou mesmo nenhuma), mas já visualizei muitas provas cá dentro e lá fora, mas talvez esteja equivocado e confundir com qualquer outro desporto motorizado.
agora sim, finalmente uma coisa acertada, estás com muita certeza a confundir com um desporto motorizado.
 

fernanrei

Member
Boas.

Realmente não fez qualquer sentido incluir a federação numa prova que se revestia, pelo menos pensei eu, dum caracter ludico competitivo.
Concordo com a Sandra, aplicaram todas as regras das competições oficiais?
Poderia então, caindo no ridiculo do excesso, ter havido controle anti doping!
Como se justifica que um amador que vai fazer uma prova deste genero seja confrontado á partida, porque foi só nessa altura que se comunicou tal, que só tinha mais 2 horas que o 1º a chegar?
E, se os primeiros foram desclassificados, houve muita gente a chegar que deveria ter sido classificada, pelos menos até as 5,20 salvo erro e que não teve direito a ser controlado!
Será que eramos apenas 30 e qq coisa nos 80 Kms?
Se querem fazer competição, existem campeonatos.
Fui só eu a quem deu 87 km na distancia? Tenho o conta km aferido...
Mais uma vez, acho que a organização esteve bem, e tudo o que se passou menos bem é resoluvel, controle 0, federação, e marcações, por isso pró ano voltem a organizar a prova porque afinal os comentários que aqui li são na sua essencia positivos.

Boas pedaladas,

MC

A mim deu 85,50 apartir do km o (entrada no campo)
 

StuntmaNN

New Member
Permitam-me deixar o meu rescaldo.

Participei pela 2a vez consecutiva neste evento, nos 40 kms com o dorsal 195. Salvo as marcações em pouca quantidade (mais fitas e mais cal no chão resolveriam o problema) e o controlo zero, como o Sr. Joaquim Fonseca disse que era para ter uma entrada diferente da saída, nada de negativo tenho a apontar a esta organização, sendo que o resto (almoço, banhos, secretariado, reforços, etc) esteve a um nível a roçar o perfeito. Mais vos digo: Fazer uma prova de btt com três vertentes, prémios monetários, com uma qualidade soberba e com tão poucos (mas bons!) voluntários, é fazer das tripas coração...

Resta-me dar os parabéns à secção de ciclismo da Associação dos 20Kms de Almeirim, presidida pelo incansável e sempre impecável com toda a gente Sr. Joaquim Fonseca, que continuem com este brio organizativo para o ano que vem.

Um abraço a todos,

Diogo Santos
 

catlike

New Member
Ok, para ocupar espaço mas com alguma razão, quando referem que 29km's neste percurso é impossível, não me parece, as subidas que existiam (à excepção de dois picos) eram relativamente fáceis, o que eventualmente poderia quebrar esta média eram os constantes sinais de perigo, onde não existia perigo nenhum (digo eu que cheguei inteiro ao fim). A parte intermédia era muito rápida e eu que não ligo nada a rigores técnicos e alimentares, andei muito tempo na casa dos 35km's, eu e mais alguns participantes, só quebrei bastante porque achei que era um camelo e ignorei alguns pontos de água. A areia que tanto falam não era nada de especial, bastava embalar para se passar sem qualquer problema. O meu colega que venceu a prova em Évora, quase que coloco as mão no fogo que faria este circuito a uma média de 30km's sem stress. Não se esqueçam que a parte final e agora falando de pormenores, porque aqueles que aparecem para ganhar terão de avaliar todas as situações, uma biccileta com roda 1.8 atrás e 1.9 à frente rigida em titaneo, faz 45km's mas a brincar, com uma cadencia entre os 90 e 100, e uma f.c média. Como tal é só fazer contas e chegar à conclusão que uma 'burra' destas não é assim tão burra como pintam. Agora, não quero dizer que isto se aplica aos ditos atletas, mas que é possível, isso não tenha a menor duvida e não sou, nem nada que se pareça um doutorado em ciclismo.


comentários destes são de lamentar, é que não percebes nada disto, zeeeeroooo, mas como o Hugo«espigão» ja disse e bem é um monte de disparates.... média de 30km?????...
sim em estrada é facil,, em btt????? uma média de 27km já é um andamento brutal, e para não dizeres que estou a falar por falar, eu competi estrada e btt,

para mim almeirim é até para o ano :D
 

Jakinito

New Member
Rescaldo dos 40 km

Pois é pessoal, tambem eu fiz a meia-maratona e só posso dar nota Mto. Bom á organização_O control -0- ja todos falaram sobre isso e para o ano a Organização vai-nos brindar com outro molde de partida e vai resultar.Quanto ao percursso ...bom para mim foi brutal..teve de tudo menos água(Areia,pedras,ramos soltos,pinhas, mato em geral e...até tojos bem rijos que me rasgaram as pernas.)..Mas o BTT é isso mesmo misturado com algum sofrimento ,suor e..prazer de chegar.Não me enganei no caminho(estava mto. bem marcado).e 2 horas e quarenta e tal minutos depois da partida e com 46.560 m no meu marcador la cheguei para aquele banho tambem ele mto. bom.Do almoço vou dizer apenas que foi espetacular.Logo na entrada a simpatia das senhoras a indicaren-nos os lugares e depois a simpatia das pessoas do restaurante a brevidade com que fomos servidos ,tudo mto. bom.Quanto ás outras questões de premios e classificações não me pronuncio pois eu só vou a estes eventos para libertar o Stess da semana de trabalho e o meu maior premio é chegar ao fim inteiro para poder ir trabalhar na segunda -feira seguinte.Um grande abraço ao pessoal da organização e para o ano contem comigo.Até lá abraços e....Força nas Canetas...
 
L

LuisSpecialized

Guest
Boas
no geral foi mais 1 maratona a que Almeirim já nos acostumou muito bom mas durinha ou não conhecesse eu os terrenos que pisava sendo natural das Fazendas.
No resto acho que fica mal por mal ou por engano os atletas faltarem á verdade desportiva, eu fiquei em vigésimo nono 86km 4h50 fiz 60 km (quase sem treinar)junto da vencedora femenina Joana Filipa (desde já agradeço ao senhor que lhe prestava assistência pela água fresca e o spray na corrente)e correu tudo normal sempre pelo percurso mesmo só para os duros....
 

Jc-Treck

New Member
Apenas queria deixar aqui o meu voto de confiança à organização que, do meu ponto de vista, esteve excelente. Como ponto a rever apenas o controlo 0, mas isso já foi mais que debatido... Queria também dar os meus parabéns pela frontalidade que tiveram em reconhecer os, poucos, aspectos que menos bem correram. Poderiam, como muitas outras, ter optado pela solução fácil do autismo total, não o fizeram e souberam ouvir, e isso é de louvar!

Para o ano podem contar comigo

Cumprimentos a todos
Dorsal 046
 

casadof

New Member
Foi com grande expectativa que me desloquei a Almeirim e tirando aquela confusão do controle 0, TUDO esteve perfeito , desde o excelente percurso(grande traçado) ao almoço 5*.
Contem comigo para o ano e para divulgar a vossa maratona, um bem haja à organização.


Só quero deixar aqui um lembrete ao sr. Espigão, não esteja tão indignado com o que aconteceu , pois se recuar à "6ª Edição Trilhos e Courelas - Vendas Novas 11.04.2010" ,pag 12 dos rescaldos, está lembrado do que aconteceu ??? eu relembro...fez(não foi o único) um atalho de 500m junto à da linha do comboio que reduziu em cerca de 5km a maratona() , e sempre sacudiu a água do capote dizendo que a culpa foi da organização, pois a prova tava mal marcada, e se eu me sentia lesado que fizesse uma reclamação.


Como me disse na altura... "Pois é, temos pena"


À organização e aos moderadores desculpem lá este desabafo, mas hipocrisia é que não:fpalm::fpalm::fpalm:
 
...e já vão 3 anos consecutivos

Pois é,
como diz o titulo do meu rescaldo já vão 3 anos seguidos e se as inscrições para a 4ª maratona da rota da sopa da pedra começassem amanhã eu estaria inscrito mais o meu puto,e isto porquê?
Porque desde que chegamos a Almeirim até sairmos a sensação é de satisfação e quem anda nisto por desporto, pelo convivio e por amor á camisola,nada melhor que sentir que o dever foi cumprido.

A minha história começa desde o dia em que estava de férias e fartei-me de chatear o Fonseca porque algo não estava bem na lista de inscritos com o pessoal da minha equipa(Samora Bike Team),depois tive o prazer de conhecer pessoalmente o Joaquim Fonseca onde me ajudou noutra situação.Isto tudo para dizer o quê?Se existem homens á face da terra com um H bem grande o Fonseca é uma delas, depois de tudo o que se passou não poderia ter sido melhor a resposta do que aquela que está na página da associação dos 20 kms de Almeirim.
Na minha opinião este foi o melhor percurso dos 3 anos e meus amigos se quiserem saber o que é areia visitem a leziria Ribatejana e depois digam alguma coisa.

Esta é para o Fonseca:
Se por acaso se puser a hipotese de não haver a 4ª edição desta maratona(já li aqui num rescaldo) ,eu abdico de 1 fim de semana para o ano que vem e estarei em Almeirim para o que for preciso.

Um grande abraço e esta vai para vocês:clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

Fernando
Samora Bike Team
 

Azofree

New Member
Só queria dar um alerta em relacção às classificações dos 80 km, entre a posição do 15º e 18º estas encontram-se repetidas logo haverá lugar a recuar 4 posições na tabela a quem se classificou a seguir a estes atletas, por outro lado o Dorsal com o nº 23 Alexandre Fernandes está classificado na posição 50 mas, da meia maratona, este 23 que está incluido na maratona não é nem mais nem menos o 253 !! Um erro de pormenor não incluir o 5 no meio mas, que faz com que o meu nome não apareça na classificação e sim o do Sr Alexandre Fernandes que não tem qualquer culpa
Enfim depois de tudo o que já foi dito só me resta dizer que o processo utilizado para atribuição de classificações não é nem de perto nem de lonje o melhor.

Cumprimentos
VR
 

Espigão

New Member
Só quero deixar aqui um lembrete ao sr. Espigão, não esteja tão indignado com o que aconteceu , pois se recuar à "6ª Edição Trilhos e Courelas - Vendas Novas 11.04.2010" ,pag 12 dos rescaldos, está lembrado do que aconteceu ??? eu relembro...fez(não foi o único) um atalho de 500m junto à da linha do comboio que reduziu em cerca de 5km a maratona() , e sempre sacudiu a água do capote dizendo que a culpa foi da organização, pois a prova tava mal marcada, e se eu me sentia lesado que fizesse uma reclamação.

Desculpe a sinceridade mas o Sr. casadof é um verdadeiro triste, frustado e pelos vistos, traumatizado do BTT.

Continua a trazer para discussões que nada têm a ver com o assunto, exemplos estúpidos reveladores da sua própria personalidade.

Traz para aqui um exemplo onde se enganaram 700 participantes, sim onde se enganaram todos os participantes por um erro assumido pela organização onde fiz 300 ou 500m fora do percurso mais umas boas dezenas de participantes, onde mesmo dos que voltaram para tras, grande parte seguiu por alcatrão (há vídeos comprovativos) e onde passados esses 300 ou 500m, acabei por me juntar a todo o pelotão onde não ganhei qualquer tipo de vantagem ou tempo com o meu engano e mais o de todos os outros participantes...

Trazer este tipo de exemplos para o rescaldo deste evento, que não teve qualquer falha a nível de sinalização e comparar o engano de 700 participantes com um engano de meia-dúzia de participantes de cerca de 5/6km onde ganharam uns bons 15/20m é verdadeiramente triste...

E para além de triste, frustrado e traumatizado é também um fraco pois passados 5 meses do evento em questão, acho que a Organização ainda está à espera da sua reclamação...

À organização e moderadores, desculpem este meu desabafo mas é que há pessoas que não fazem mesmo nada falta a esta bonita modalidade e infelizmente continua-se a discutir assuntos que para além de disparatados e ridículos, nada acrescentam ao rescaldo deste evento...

Cumprimentos

Hugo
 
Top