3ª maratona trilhos da vila em Alenquer

ruipsaraiva

New Member
Olá boa noite a todos, hoje a youdoit.in esteve na 3ª Maratona do Trilho da Vila em
Alenquer, estando já disponíveis as fotos do evento, se esteve presente e quer uma recordação do evento não deixe de dar uma vista de olhos no nosso site
"www.youdoit.in", muito obrigado boas pedaladas e até à proxima aventura.

Uma nota para a excelente organização da C.S.P.M.A., muito obrigado pela óptima
manhã que nos proporcionou a todos.
 

filippus

New Member
Boas,

Nem sei por onde começar se pela parte positiva da coisa ou pela negativa, talvez pela positiva.

Optei por esta prova, por ser próxima de Lisboa e pensando também nos custos, inscrição/deslocação.

É de louvar que a inscrição sem almoço custava 7,5€, nas ofertas vinha uma garrafa de tinto, uma t-shirt, um pin e o saco que levava as ofertas (dá sempre para levar os sapatos ou capacete).

Quanto a prova, fiz a meia maratona.

Cheguei cedo a vila, por isso levantei o dorsal sem qualquer problema, fui preparando as coisas e arranquei na 2ª fila da grelha de partida.

Os primeiros kms foram bastante rolantes.

Logo aos 10km primeiro abastecimentos líquido, recebo a informação que ia em 16º na geral a contar com os da maratona.

Pelo km 13, vejo uma placa a indicar 80km a esquerda e sigo em frente, e passado uns 300 metros como não vi nenhuma fita voltei para trás, após ligar para a organização (no dia anterior segundo eles andaram uns chicos espertos a alterar o sentido das placas), mas na verdade neste caso ao erro foi deles, porque ao voltar a trás verifiquei que por cima do oitenta estava tapada com fita cola transparente ou seja induziu ao erro muita gente, alguns foram em frente enganados e outros voltaram a trás porque na altura consegui avisar alguns.

Como sabia que estava bem classificado na altura e como não tinha perdido mais de 5 minutos sabia que podia recuperar alguns lugares.

Passado uns 4km ao meio de uma boa subida começo a ver pessoal a chegar da direita e fiquei logo a pensar :evil: o pessoal que foi em frente veio logo dar aqui e olhei para o gps(a organização não forneceu track) e verifiquei que tinham atalhado uns 4km, a partir daqui foi passar pessoal e mais pessoal até ao final.

Acabei por fazer 23º, mas a maioria dos que ficaram a minha frente acabaram por atalhar, não por culpa própria, mas sim da organização.

Quanto ao percurso, alguma areia, cascalho, mas o pior mesmo foi a lama e as poças de água por vezes parecia uma maratona de inverno.

Deixo aqui o link com o track do percurso, onde podem também ver onde me enganei e o que o pessoal atalhou ao ir em frente:

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=qkwzrcqywxiffwon

Abraços e Beijinhos
 

M.D.

New Member
boas...

agora depois de ver o gráfico do gps do filippus, é que realmente compreendi onde é que o pessoal atalhou...

penso que a a organização foi a principal culpada de isso acontecer pois bastava por pessoal nessa zona para evitar que o pessoal atalha-se,
ainda mais sabendo que tinha ligação ao percurso mais a frente e assim evitando a pior parte do percurso...
ou colocar um posto de controlo junto a auto estrada, sim porque pontos de controlo 1 e muito pouco ainda por cima quase no inicio e sabendo que havia vários sitio onde era possível atalhar...
há que melhorar esse aspecto num próximo invento...

quanto a marcação, tirando uma zona junto a auto estrada, junto a uma lagoa onde não havia marcação nenhuma e andei perdido e uma zona ou outra que requeria mais atenção, penso que estava satisfatória...

cump...
 
Last edited:

Luis Gil

New Member
Boas

Penso que o filippus já disse quase tudo... embora eu nessa primeira parte na viragem á esquerda nao me tenha enganado, isto porque nem percebi que os 80 kms estavam tapados (só percebi quando estava perto da placa) apenas segui a seta, um dos maiores problemas teve mesmo a ver com a sinalizacao, eu fiz os 80kms nunca me enganei mas tive muitas duvidas em muitos sitios e que me levou a abrandar o ritmo mas no final tudo correu bem (a parte de uma queda mas nada de especial) e consegui fazer o percurso em 3h57 o que para mim foi muito bom dada a parte inicial com lama quase "até ao pescoço" que rebentou comigo logo no incio mas dps foi sempre a gerir o ritmo.

De salientar as excelentes condicoes dos balnearios (5 estrelas ), quanto ao almoço queria só referir que embora tenha sido num espaço amplo e agradavel para estarmos a conversa com o pessoal para mim a carne de porco com aquela gordura toda nao ajudou muito... mas o que interessa mesmo foi a manha de BTT bem passada

Queria saber onde pordemos ver as classificacoes e se vao existir mais fotos para alem do site mencionado acima, isto porque eu nao me lembro de ter visto nenhum fotografo dps da separacao das provas.

Fiquem bem e boas pedaladas
 

Open Mind

New Member
Bom dia,

Participei na meia maratona e aqui ficam os meus comentários:
- Boas marcações (com excepção da primeira sinalização que causou alguma confusão, conforme posts anteriores)
- Excelentes trilhos (tirando alguns lagos resultantes do forte temporal sentido na véspera)
- Vários pontos de assistência (sempre positivo)
- Banhos com boas condições e estacionamento próximo e bem organizado
- Almoço bem servido, sem confusões e com comida caseira suficiente para todos os participantes (coisa rara nos passseios de hoje em dia...)
- Ampla cobertura fotográfica

Resumindo, foi uma manhã muito bem passada num evento bem organizado.
Gostei bastante e para o ano, juntamente com a minha turminha, estamos lá outra vez, garantidamente!

Parabéns à organização pelo excelente trabalho!
 

Sardoal

New Member
Acho que já se disse tudo.
Tudo bom ...mas no melhor pano cai a nódoa.
Refeição muito boa,banhos muitos bons,cuidado com as classificações que chegou ao ponto de ir dizendo aos participantes a sua posição intermédia nos postos de controlo.
Mas a seta fatidica ao Km 13-vi ali uma autêntica reunião em que se debatia que direcção seguir com mais ou menos argumentos-um deficiente controlo da prova que permitiu,ao que ouvi,que alguns mais conhecedores do terreno cortassem mato ,veio estragar a prova.
Paciência....
Já agora,porque ainda não sairam as classificações?
 

PedroBranco

New Member
Sou de alenquer e nao viria aqui dizer mal da prova da minha terra nao é :D as unicas falhas foi aquela placa dos 80 km que me enganou tambem nao fosse o aviso provavelmente do que criou o post teria seguido em frente muito tempo e tambem nao haver um posto de controlo ali a seguir a ponte da A1 pois os meninos que andaram a atalhar livraram-se da pior parte da prova. proprios da minha equipa atalharam mas esses ficaram la para tras. Muitos parabens aos vencedores dos 40 e 80 km, parabens tambem a todos os participantes que concluiram a prova e a um atleta da minha equipa " LabrugaBikeTeam " pelo seu 5 lugar na meia maratona em proprio dia de anos :Dquanto a mim ainda nao sei a minha classificação final mas fiz a prova ( 40 km ) em 2 horas e 5 minutos a uma velocidade media de 18.89 km/h . Adorei os trilhos ate mesmo a lama, nao teria piada chegarmos todos limpinhos ao final :D Parabens a organização mais uma vez.
 

PowerMAx

New Member
Boas,

Foi a primeira prova/maratona onde participei, uma manhã bem passada com bastante lama :)
Fui daqueles que seguio em frente onde se deveria ter virado a esquerda, o grupo onde seguia foi todo em frente, na altura em que passei via-se bem a indacação dos 80kms, daí o grupo ter continuado.
De resto e não tendo qualquer outro evento como comparação pareceu-me bem, tal como é referido nos post acima.

Deixo eu aqui tambem o track do percurso onde podem comparar com o do filippus se usarem o google earth e colem os dois percuros e vejam a diferença, não havia necessidade, bastava como já foi referido terem colocado alguem no local a indicar.

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=rdphjapayqiwuojt&referrer=trackList
 

PedroBranco

New Member
corrigindo o meu erro acima a ponte nao era da A1 mas sim da Nacional1 . Nao sei mas em breve deve haver a classificação online para todos poderem ver .
 
Y

YouDoIt.in

Guest
Caro Pedro Branco

Existe um site Link moderado de acordo com as regras do fórum com fotografias da prova.

O site permite encontrar as fotografias com grande eficácia, usado o número de dorsal da prova, no caso de não encontrar nenhuma com o seu número de dorsal, então utilize o número 999 que são todas aquelas em que o dorsal não fico legível na fotografia.
Qualquer dúvida, sugestão ou comentário que queria fazer sobre o site e as fotos serão muito bem vindos.

Obrigado e boas pedaladas.
 

Luis Gil

New Member
Tal como referi a mim parece-me que a maior parte das fotos que se encontram nesse site sao da prova do 40kms... já verifiquei quase todas as fotos e nao existe nenhuma foto minha, de um colega meu que seguia comigo nem de mais 3 concorrentes que seguiam a nossa frente... podem confirmar por favor se têm alguma foto do dorsal 90 ?

Obrigado
 

ruipsaraiva

New Member
Olá Luis boa tarde, olha no site "youdoit" tenta ver nas fotos que aparecem na busca por dorsal 999 que são as fotos que não conseguimos reconhecer o dorsal, ok.
Obrigado e prometemos ter mais fotografos nas próximas provas de modo a ter uma maior cobertura, muito obrigado até breve e boas pedaladas.
 

Luis Gil

New Member
Rui

Nao existem fotos minhas ou do meu colega de equipa .... nao sei qual era o local destas fotos mas deve ter sido depois da separacao dos 40/80 kms.. ou entao nos passamos antes dos fotografos :))))
 

ruipsaraiva

New Member
Sim... se o vosso ritmo for muito poderoso possivelmente foi o que aconteceu :)))
Olha o filipe estava no km 23 +- da meia maratona... eu fiz a meia e era lá q ele estava, no entanto vocês nos 80 tb passavam lá, agora por razões técnicas nossas
ele pode ter saido antes de voçês passarem...o nosso projeto ainda está em fase de testes e ainda não temos os fotografos todos q desejamos para conseguir uma cobertura com a qualidade que pretendo, no entanto estamos a trabalhar para melhorar cada vez mais e proporcionar a todos os participantes das maratonas as melhores imagens possíveis, possivelmente iremos estar numa próxima dentro de duas semanas só falta é decidir qual será... mas tb poderás nos seguir atravéz do nosso site ou no facebook "youdoit.in", espero no entanto que consigas algumas fotos tenta na outra empresa q tb esteve presente...quem sabe, olha muito obrigado boas pedaladas e até breve
 
Last edited:
Viva!
Foi a minha primeira participação neste evento e também venho fazer o meu rescaldo dando a minha opinião sobre as coisas que considerei muito positivas e os aspectos a melhorar para uma próxima edição.
Escolhi participar nesta prova pois era próxima, preço de inscrição convidativo e claro, conhecer os "trilhos da vila" ;)

Aspectos positivos:
- inscrição/preço - neste campo, 5 estrelas. Óptimo preço e brindes simpáticos (grande garrafa de tinto lol)
- secretariado - simples, mas correu bem;
- estacionamento/logística - espaço impecável, mt bom!
- animação/speaker - divertido e sempre a animar, porreiro! disse que havia entradas para as piscinas? (não sabia... se possível numa próxima será melhor a organização informar antecipadamente até por uma questão de levarmos família)
- percurso - gostei do percurso, era mt variado, divertido e com boas paisagens! a lama que se encontrou foi derivado às chuvas recentes... mas os materiais das bikes lá se foram queixando e aguentado lol;
- abastecimentos/águas - tudo ok, mas tb só usei as águas;
- lavagem de bikes - tudo OK e quase junto à meta;
- balneários - excelentes infraestruturas/condições e funcionários das piscinas simpáticos
- organização - muito empenhada/esforçada por agradar a todos e pessoal super simpático! força para uma próxima edição!:p
- almoço - não fiquei para almoçar;


Aspectos a melhorar:
- partida - sendo prevista a partida a ritmo moderado para se passar em segurança pelo centro de Alenquer, o carro da gnr arrancou a toda a força lolol, por isso acabou por ser sempre a rasgar desde inicio lol, sugestão: dizer à gnr pra aguentar os cavalos e ir a ritmo moderado lol;
- marcações - no geral penso que poderiam melhorar a localização das mesmas e aconteceu uma ou outra lacuna que deram uma grande berbicacho; de salientar tb que a organização sofreu nos últimos dias problemas com pessoal que tirava das fitas, o que tb foi mt chato. Talvez uma mota a passar na frente da maratona ajude a corrigir algum imprevisto de ultima hora;
- controlo dos participantes - nos 40kms só existiu um... deveriam ser mais por uma questão de respeito desportivo por todos e para assim evitar os atalhanços, ou quem atalhava era desclassificado. Desta forma com o objectivo de controlar o percurso de todos e anotarem quem conhecia a zona e porventura atalhou; Com mais controlos nos locais próprios e tudo se resolve :)

Agora passando a forma como decorreu no percurso, no primeiro posto de controlo a organização disse que ia na 17º posição da geral (meia maratona + maratona) o que era porreiro, Aliás ia com o colega "filippus" (que tb chegamos juntos ao final e estivemos a analisar e a falar com a organização sobre o sucedido, pois ele tinha o GPS ali mesmo e deu para claramente mostrar a organização o que se passou), depois disso surgiu a dita placa de mudança de direcção que tinha fica cola (+- transparente) a tapar os 80kms e aí fiquei na duvida... fui um pc à frente ver se via marcações pros 40kms, mas nada... então voltei a placa e assumi que seria por ali já que por o outro lado não havia marcações (não havendo marcações como é que o pessoal seguia em frente?? lololol, só mesmo quem conhecia a zona e sabia que iria dar mais a frente no percurso.... enfim, evitando assim a parte mais difícil do percurso), depois seguiu-se um percurso mais complicado devido a lama e algo mais técnico e subidas até chegar ao 1º abastecimento... onde deparei com cerca de 25 bttistas a abastecerem de forma mais calma... com bikes pelo chão... fiquei a pensar: "de onde veio este pessoal? será que havia um passeio btt programado? lol"; pronto, rapidamente me apercebi o que se tinha passado... e foi sempre a passar pessoal (que tinham menos 4 a 5 kms) a alta velocidade até ao fim... e aproveitar os trilhos para fazer um bom treino! :)
Na chegada a meta e a dirigir para a lavagem das bikes, foi engraçado ver quem vinha com a bike cheia de lama (por ter feito o percurso todo) e quem vinha com a bike mt limpinha :D:(

Valeu um bom treino a uma intensidade mais elevada, gostei de conhecer os "Tilhos da Vila" e espero numa próxima voltar e que sejam corrigidos os aspectos menos bons!

No entanto, parabéns à organização pelo evento, pelo esforço e dedicação!:p
foi uma bela manhã de btt!
Força para a próxima edição ;)

Boas pedaladas!
Cumps,
Pedro
 
Last edited:
Top