3ª Maratona / Passeio Trilhos S. Pedro - Mata de S. Pedro - 09 Outubro 2011

Arqtiago

New Member
Bem, uma vez que ainda ninguém o fez vou dar inicio ao Rescaldo da 3ª Maratona / Passeio Trilhos S. Pedro - Mata de S. Pedro.

No entanto, e com base na minha pouca experiência nestas andanças, acho que houve pontos em que as coisas não correram muito bem e que passo a enumerar:

- com um desnivel acumulado de 930m para os 30km não me parece que possamos considerar isto um "Passeio"... e uma vez que a altimetria só foi divulgada nas vésperas só depois de estar inscrito é que percebi onde me tinha metido!
- muitas zonas sem marcação que levaram ao engano de muitos participantes, levando alguns deles a falhar postos de controlo e, aí sim, tornando isto num passeio pois o seu esforço foi inglório e não vão aparecer na classificação... eu próprio enganei-me duas vezes em zonas sem marcação!
- em algumas zonas seria aconselhável ter a indicação de descida perigosa, pois havia zonas que efectivamente o eram e não havia qualquer referência a esse facto.
- o espaço para banhos era um pouco acanhado, e a água quente era só as vezes...

Pontos positivos também houve alguns:
- o empenho da Organização, não só na limpeza do percurso como no apoio que tentou prestar aos participantes.
- a distribuição de água, fruta e comida antes da partida pois permitia ao pessoal arrancar com força...
- as passagens pelo rio deram para resfrescar e molhar o pézinho...
- o almoço estava bom, e bem servido...
- o companheirismo que senti, mesmo com participantes que não conhecia...
- a nivel pessoal foi bom conseguir acabar sem quedas ou avarias...

Em resumo foi uma prova bastante dura, com um acumulado elevado, com zonas do percurso bastante interessantes! Mas confesso que vou pensar seriamente na minha participação para o ano pois levei um valente empeno... :D Agora fico à espera das fotos e da classificação, para ver como me portei!

Para terminar gostaria de agradecer ao Rider, com o dorsal 063, por termos feito grande parte do "passeio" juntos quando estávamos os dois a passar por algumas dificuldades! Isto apesar de não nos conhecermos...

Cumprimentos, Tiago
 

joselord

Member
Ora bem o Arqtiago disse quase tudo.

Fiz a Maratona.
Mas mais de 25minutos completamente perdido... Obrigado ao srº da mota azul, que por lá também meio perdido me encontrou.
Não percebo pk os cruzamentos e afins não tinham marcações...
As descidas e que descidas...aquelas passagens do rio esqueçam lá isso ninguém as subia, e a descer poucos!
Cruzamentos sem ninguém, e muitos em sítios errados.

Subidas sem fim, jasus!


Malta organização porreira, bom almoço, abastecimentos sempre com àgua, meninas bonitas :p


Têm de rever estes pontos, Sinalética, e algumas descidas.

Abraço
 

trilhos_s_pedro

New Member
Boa noite pessoal,

antes de mais obrigado pela vossa participação. Penso que o Arqtiago fez uma boa descrição e resumo do que foi a maratona:
- houve problemas nas marcações (podemos atribuir a nós organização, ás condições atmosféricas, etc...), havendo também comentários de participante que viram fitas arrancadas nos ultimos 15 kms. Houve um problema numa marcação aos 22km que induziu em erro vários participantes e que depois apanharam o percurso final antes da separação dos 30/50kms. As marcações foram feitas 2 dias antes e houve um corte dum pinhal que destrui marcações num ponto chave. A todos os afectados, as nossas desculpas.
- A maratona que temos organizado não é fácil e é direccionada para quem gosta de descidas para puxar pelo cabedal (embora sejam subidas de centenas de metros, são bastante ''puxadinhas''). Há também descidas bastante rápidas e técnicas, com as dificuldades da zona: algumas com pedra solta (a requerer alguma destreza), ingremes, etc...
- Nós na maratona não vamos baixar o nível de dificuldade que a tem identificado: complicadas, bastantes subidas e descidas acentuadas, etc). Quanto ao passeio dos 30km, vamos reunir e o mais provável é baixarmos a dificuldade e altimetria para quem quer disfrutar um belo passeio, beber umas minis e acima de tudo, disfrutar duma bela manhã de BTT.
- Espero que que o almoço tenha agradado a todos, assim como os reforços.

Uma ultima palavra para o participante que infelizmente caiu e teve de fazer uma visita ao hospital: estamos e iremos acompanhar a situação. Teve alta ao inicio da tarde e está já em casa em repouso. Infelizmente terá de ficar alguns dias de descanso, pelo que iremos acionar o respectivo seguro, já que da parte fisica, não lhe podemos tirar as dores.
As melhoras amigo Alfredo!
 

Arqtiago

New Member
Só uma pequena nota, relativamente ao meu primeiro comentário.

Longe de mim sugerir que mudem a dureza ou o tipo de maratona que têm feito nos últimos 3 anos, o que me referia era apenas para aquilo que eu (é a minha opinião pessoal, não têm de concordar com ela) considero alguma falta de coerência da informação, pois o "passeio" não tinha uma dificuldade técnica/física média/baixa, como foi referido no programa! Eu pessoalmente gostei do percurso, que considero duro, mas apenas me apercebi da dureza poucos dias antes da prova! Apenas acho que se a prova se pretende dura e com um grau de dificuldade elevado esse facto deve ser referido, pois nem toda a gente participou em edições anteriores e conhece a dureza do local... Mas como em tudo na vida temos de ter desafios e este foi mais um desafio ganho, com dificuldade, mas ganho!

Se estiver presente no próximo ano já sei com o que conto!

Apenas peço que não entendam os comentários como criticas negativas ou destrutivas, pelo contrário o objetivo é que de ano para ano consigam melhorar e corrigir o que correu menos bem, trazendo cada vez mais gente para esta prova, que bem merece tal é o empenho da Organização!

As melhoras para o colega que se magoou, e desejo que tenha um rápido regresso aos trilhos...

Cumprimentos, Tiago
 
Last edited:

trintafuros

New Member
Boas,
à organização: o vosso empenho e arte de bem receber são de realçar. Mesmo! A questão das instalações com condições minimalistas foi largamente compensada quer pela atenção que dispensaram quer pelo bom peq- almoço/abastecimentos, mas acima de tudo valeu pelos excelentes trilhos. Excelentes e diversificados. Estão de parabéns! Gostei da vossa abordagem: algo suficientemente duro e desafiante.
Sobre as marcações... há de facto necessidades de melhorias, a mim e ao grupo onde seguia tb calhou essa do Km 22, que nos levou desde o abastecimento ao Controlo 3 praticamente às escuras, pois andámos literalmente perdidos no mato. Mas não foi só essa, antes do campo de futebol houve mais. Pelo que vi do percurso, mesmo que tenha havido cortes no pinhal e fitas arrancadas, no geral notei falta de sinalização em locais importantes, sobretudo bifurcações, e noutros casos fitas colocadas do lado errado do trilho, o que tb leva a induzir em erro. Talvez fosse de considerar a colocação de fitas com maior proximidade e sinalizar os trilhos que não fazem parte do percurso com mais eficiência. Fica a minha opinião, estou certo que irão melhorar este aspecto para assim conferir em igual qualidade à daqueles trilhos.
Cumprimentos a todos vós, e gosto por conhecer-vos. PF, continuem o bom trabalho.
João José Tomásio (dorsal 015)
 

trilhos_s_pedro

New Member
Bom dia pessoal,

começando por responder aos vários posts:

- as classificações irão ser afixadas hoje. Além da classificação dos 30 e 50km, irão também ser afixadas os tempos do pessoal que devido a um dos problemas de marcação, não passou no ponto de controlo 2. É justo reconhecer o esforço de quem se enganou no percurso e iremos afixar esta classificação. A quem não passou no ponto 2, aconselhamos a que num próximo passeio pela zona o façam, pois tem um single track interessante e boas paisagens.
- quanto ao post #5 do Arqtiago, de facto no geral o passeio de 30km tinha partes bastante complicadas e a exigir alguma/bastante técnica que poderia ser considerado de média/alta. Já tivemos uma conversa entre membros da organização e iremos diminuir tanto a parte fisica como a parte técnica no passeio, mantendo a mesma dificuldade para os 50Km, e acima de tudo, clarificar logo esta questão na apresentação da prova.
Quanto á questão das criticas, acreditem que estamos a apontá-las todas (sobre o que correu mal e o que correu bem) e sempre no sentido positivo e construtivo. É muito importante saber o feed-back do que correu bem e se possivel melhorar e sobre o que correu mal, para corrigir imediatamente. Aliás já ontem recebemos a disponibilidade de vários participantes que se propuseram a ajudar nas marcações para o próximo ano, a quem agradecemos. O percurso é muito desafiante e é complicado depois de um grande desgaste, andar algum tempo perdido ou ter que fazer mais uma subida devido a um problema que não deveria existir (marcações). Ontem aliás tivemos o cuidado de ir falar com as pessoas mais descontentes para perceber qual a razão e se eram as mesmas razões ouvidas anteriormente.
- Quanto ao post #6 do trintafuros (João Tomásio), quanto á questão das marcações, mais uma vez é o ponto negativo. Assumimos a falta de cuidado das marcações em alguns pontos. Quanto ás instalações, são as que temos e tentamos aproveitá-las ao máximo, compensando com a nossa boa vontade. Não houve grandes problemas nos banhos e quanto ao almoço e reforços, achamos que foram bons. Iremos fazer umas melhorias nos balneários brevemente, de modo a aumentar a capacidade e com um balneário feminino.
Quantos aos trilhos, penso que é uma opinião unânime de que são muito bons e merecem uma marcação ao seu nivel e que seja um desafio para todos conseguir fazê-los, pois queremos que seja essa a sua imagem de marca.
Obrigado a todos pelos vossos comentários e cumprimentos da malta!

Esperamos que estejam recuperados do empeno no corpo :)
 

KorpoActivo BTT

New Member
Bom dia a todos,

Ontem mais uma manha de diversão na Mata de S. Pedro. De realçar a força que o associativismo ainda tem em algumas localidades da nossa região. Um bem haja a todos aqueles que tornaram esta prova possivel. Sim, porque não é facil hoje em dia trabalhar "por amor à camisola", gastar o seu tempo, gastar dinheiro do seu bolso, etc etc, é isto o associativismo que esta a morrer em muitos locais. Claro que houve algumas "pintitas" pretas ( falta de algumas sinalização durante a prova ) na imensidão da folha branca ( toda a prova em si que correu bem ). Claro que é importante falar construtivamente dessas "pintitas" pretas mas acho muito, mesmo muito mais importante falar do imensidão branco da folha ( pessoas simpaticas e acessiveis; excelente almoço; excelente ambiente ao redor da prova; bons pontos de abastecimento em qualidade e quantidade; bons trilhos, bonitas paisagens; rapidez nos processos; comida antes da prova e muito mais pontos positivos desta organização. Até breve.
 

jmartins66

New Member
Muito já aqui foi dito e vou resumir apenas o que senti durante a prova, frustração!

A dureza não a questiono porque consegui chegar ao fim fresco, mas tal como reconhecem, para a malta menos preparada deveria ser um pouco duro.
Quanto a mim, perdi-me "só" 4 vezes, duas delas, completamente sozinho; outra delas, depois de me afastar dos meus dois colegas de prova num estradão a pique, ia bem lançado e quando estava a chegar ao cimo, ouço-os aos berros ao longe a chamarem-me, havia uma saida discreta e por fim foi "bonito" quando seguia um grupo e vi a placa a indicar "meta a 500m" e o meu conta km marcava 24km.
Cheguei à meta e fiquei contente por ter acabado porque vinha farto!

Não adianta apontar culpas porque é o que menos importa visto ainda há um mês ter feito uma organizada por malta com grande experiência e também se lembraram de abolir a cal porque é no chão que está o perigo e é para o chão que a malta olha principalmente quando se vem concentrado!

Aspectos positivos? Também os houveram, comida boa, banho, acolhimento e para o ano aprendam com as falhas e certamente a malta lá estará.
 

Arqtiago

New Member
Bom dia, talvez não me tenha feito entender naquilo que disse, o que me referia não era a diminuição da dureza da prova, mesmo para os 30km. Se calhar podem é chamar-lhe meia-maratona, em vez de passeio...

Apesar de sofrer um pouco com a minha fraca preparação, quer a nivel técnico quer a nivel fisico, gostei da prova e apenas acho que deve ser descrita mais cedo a sua dureza e altimetria. Aliás o meu principal problema fisico foi a minha rinite (e cana do nariz torta) que me dificultou a respiração e a recuperação, chegando mesmo a pensar desistir logo aos 7/8km (junto da saída para as Covas)! De pernas até vinha mais ou menos bem, com o cansaço normal acumulado...

Agora venham as fotos e a classificação.

Cumprimentos e "keep the good job", Tiago
 
Last edited:

paixaomen

New Member
Boa noite amigos do btt! Uma vez que não pude participar na prova por motivos de estudo gostaria de ver algumas fotografias! Coloquem os links para a malta ver!
Abraços!
 

trilhos_s_pedro

New Member
Desde já uma referência ao Tiago que deu inicio a este rescaldo.


Quanto ao Passeio e à Maratona julgo que já foi bem descrito por todos, os pontos fortes e os pontos que se esteve menos bem e por vezes muito mau (assumimos essas falhas).


Gostaríamos de agradecer mais uma vez aos BTTistas que vieram bem de longe que mostraram muita qualidade e pujança o que proporcionou um acréscimo de qualidade à prova assinalável.


Quanto aos BTTistas da “zona” surpreenderam e muito pela positiva todas as pessoas que assistiram à prova inclusive a organização, pela resistência e destreza que empregaram durante a prova.


Para nós não foi fácil ver a frustração de alguns participantes que nós compreendemos e agradecemos a vossa sinceridade ao apontar várias criticas construtivas.


Podemos adiantar que todas as criticas foram registadas (positivas/negativas) e tem sido as negativas que nos estão a motivar para que para o ano estejamos ao nível do melhor que aconteceu neste dia.



O momento triste do dia foi mesmo a queda do amigo Alfredo Ferreira, que endereço pessoalmente as rápidas melhoras.


Rui Moura (membro da Organização)
 

trilhos_s_pedro

New Member
Boa tarde pessoal,

As classificações deveriam ter sido afixadas ontem, mas para além das classificações finais estamos a reunir dados de forma a mostrar como a classificação foi evoluindo ao longo da prova.


Esta é a razão pela qual ainda não foi disponibilizada a classificação.


Por volta das 23horas de hoje serão afixados todos estes dados, neste fórum e no facebook/encontreofuturo.

Cumprimentos
 

joselord

Member
A minha só pode ter "dês-evoluído"...andei meia hora sozinho, lol

Eu só queria saber mesmo o tempo, costumo fazer esses registos.

Abraço e as melhoras ao amigo lesionado.
 
Top