2010 Cube LTD Team RX

edununo

Well-Known Member
Ainda não tive oportunidade de ver isso. ;)

Contudo tenho uma nova lista de updates a fazer:

Quadro: Cube LTD Alu Superlite AMF 7005 Double Butted, RFR-Geometry 18"
Suspensão: 2010 Rock Shox Sid World Cup 100mm, PopLoc
Pedaleira: Shimano Deore FC-M770 44x32x22, 175mm
Cassete: Shimano CS-M770 XT 11-34, 9-speed - Shimano CS-M960 XTR 11-34, 9-speed
Corrente: Shimano CN-7701 XTR
Desviador frente: Shimano SLX FD-M660, Top Swing, 34.9mm
Desviador trás: Shimano Deore XT RD-M772 Shadow
Travões: Formula RX hydr. Discbrake - Rotor Quad QDR-160CBSP XC 160mm - 84 grms
Pedais: Shimano PD-M770 XT SPD
Guiador: Use Atom Riser Carbon. - Trigon HB103 Flat bar.
Avanço: Easton EA30 Oversized 105mm - MSC Ultralight 100mm 99g ou 111g??
Caixa Direcção: FSA No.10 semi-Integrated
Grips: ESI GRIPS Racer's Edge - Bontrager X-lite
Selim: Selle Italia SLR XC Gel Flow
Espigão: KCNC TI Pro Lite 31,6mm x 400mm
Rodas: 2011 Mavic Crosstrail
Pneus: IRC Serac XC 1.95 Tubeless - Maxxis Highroller 1.9 LUST
Shifters: Shimano Deore SL-M590 Rapidfire-Plus, 9-speeds - Shimano XT SL-M770 sem mostradores.
Aperto espigão: Mortop
Quick Release rodas: A2Z TI
Grade bidão: B'Twin - BBB C11 Aerocage
Bar ends: Progress Carbon.
Luz traseira: Sigma Cuberider II
Ciclometro / GPS: Garmin Egde 500 bundle.


A passagem do guiador semi-elevado para um recto assustou-me ao inicio. Achei a bicicleta muito nervosa. Estava habituado a uma condução mais relaxada e com um guiador bastante mais largo. O USE era de 660mm e este de 580mm. Agora passados cerca de 100kms estou a adorar. A subir é espectacular e as dores lombares não apareceram.
Os manipulos XT são outra louça face aos Deore. Mais precisos e sem as tampas bastante mais leves. Gosto do aspecto mais limpo do posto de condução.
Retirei os punhos ESI Grips porque estavam a ficar com cortes e a abrir. Voltei a colocar os Bontrager que por aqui tinha e até não os acho desconfortáveis. Parecem mais duráveis que os ESI.
O avanço foi trocado exclusivamente por questões de peso (ficamos todos um pouco malucos) mas o que é certo é que por ser ligeiramente mais curto parece (e digo parece porque são apenas 5mm) que encaixa melhor na minha forma pedalar.
Os IRC ao fim de 2800kms estavam a ficar gastos, em especial o de trás. O da frente ainda dava para mais. Guardei-o para just in case. Recolhi informações e como queria um pneu para todo o ano recomendaram-me os Highroller. Estou a gostar embora em alcatrão sejam muito mais ruidosos que os IRC, parecendo até dar uns estalidos. Em piso molhado não comprometem, pelo menos para o meu andamento. Em zonas de muita pedra a tracção não sendo má é melhorável, mas lá está, quando se quer um pneu versátil não se pode ter tudo. Pesei um embalado e deu 600g por isso deveria rondar as 550g fora da embalagem.

A grade de bidão da Btwin é uma bosta. Comprei-a por ser azul e barata (2.5 euros). Contudo mal segura a garrafa. Voltei a colocar a BBB que já tinha.

Pesei a bike antes de ter a cassete XTR e o avanço. Deu 10.75kg. Entretanto vendi o sensor de cadencia (40g), ganhei 59g na cassete (pesei-as e deu: XTR - 240g e XT -299g) e cerca de 60 a 70g no avanço. Ainda não sei se é a versão de 99g ou de 111g. O que saiu pesava 173g pesadas por mim.
Sendo assim, deve estar na casa dos 10.6kg, isto com a luz, com o GPS, grade bidão, bar-ends. etc....
 

Hugoriba

New Member
Viva.
Estive a ler todo o tópico, realmente fizeste uns bons upgrades até agora.
Ainda tenho de ir aí ver o tamanho do quadro (lembras-te do outro tópico ao lado?) para ver se realmente o tamanho '18 me fica melhor.
Relativamente á CUBE, os travões RX Formula travam lindamente mas são ruidosos sim senhor.
O guiador recto é mais do género, primeiro estranha-se e depois entranha-se. Numa outra bicla fiz o mesmo e depois de uns bons kms não quero outra coisa. Á cube vou fazer o mesmo um dia mais tarde.
Ainda estou a ponderar a troca do quadro por um de 18 (Reaction), a ver vamos, só em Fevereiro.
Abraço e boas pedaladas.
 

edununo

Well-Known Member
Obrigado. Tento melhorar com componentes mais leves mas sem perder fiabilidade.

Um conjunto de componentes muito pesados que vêm de série nas Cube LTD é a gama Easton EA30. No guiador, avanço e espigão estão respectivamente, 337, 173 e 389g. Assim por alto, são 900g só aqui. Sem entrar em loucuras, com o setting actual retirei cerca de 490g.
 

edununo

Well-Known Member
Aqui está ela.
Só deu tempo de montar.

cubetune.jpg


O Tune Speedneedle pesou 105g face aos 109 anunciadas. O SLR pesou 180g.
A grade Tune de carbono pesou 9g, 11g com os parafusos. A BBB que saiu pesou 44g + 8g dos parafusos. Lá se foram mais 116g.
Já deve estar abaixo dos 10.5kg.
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Fui dar uma volta de manhã com uns amigos e posso dizer que aquele bocado de carbono com um pouco de pele a revestir é de longe o selim mais confortável que tive.
icon_smile_cool.gif
É fantástico. Muito bem desenhado.
A volta não foi grande (+-20kms) mas senti um conforto superior ao do SLR que tinha. Acho que fiz bem em escolher a versão Marathon. Talvez o normal de 125mm de largura fosses estreito para mim.
Agora vou chega-lo ligeiramente à frente. Penso que se o fizer ainda fica melhor.

Está assim:

speedneedle.jpg


Ainda dá para o mover um pouco à frente certo?
 

edununo

Well-Known Member
A evolução dos pedais.

df69d952b2295f4b2fffd73920a7b10d.jpg


Os XT

b98c3c0ef583f7050b0327052c38c475.jpg


Os Look Quartz Carbon - não são os de 2011. Não sei quando sairam

5653115b5ee864360001468eb2fa0dcf.jpg



Como em tudo, já li coisas boas e menos boas.
O sistema de montagem dos cleats é estranho. Tem de se colocar um espaçador no cleat para alterar a força de encaixe e desencaixe. No site da marca aconselham um de 1mm para desencaixar normal e 1.5mm para desencaixe fácil. Isto para o modelo dos meus sapatos.

Só dei uma volta na cave. O desencaixe é aparentemente melhor que nos XT. O encaixe é mais vago. Vou ver se é falta de hábito ou se é uma característica.
 

Qketz

New Member
Os teus são os Cromo os de baixo são os Carbon , única diferença acho que é o material do corpo do pedal , mas o eixo e a mola é a mesma. O eixo e a mola acho que só mudam nos Carbon Ti. :s
 

edununo

Well-Known Member
Os meus também são o Carbon. Nos actuais está escrito Carbon. Nos anteriores tem um C por baixa palavra Quartz. Se for os TI antigos tem um C e um TI debaixo de Quartz.

lookquartzcarbonbodycro.jpg

vs
look-quartz_carbon-pedal_1.jpg


Uns Carbon TI antigos:

P_THV023592.jpg


Os novos:

keo-quartz-carb-ti-blk-det.jpg


O peso também confirma serem o Carbon
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Já posso fazer uma análise mais profunda dos pedais. Estava a usar um espacejador de 2mm nos cleats quando recomendado era o de 1mm ou 1.5mm para os meus sapatos. Como só me tinha o de 2mm na caixa foi esse que montei. Entretanto já tenho os de 1mm e montei-os. Grande diferença!
icon_smile_cool.gif
O encaixe já não é vago e o pé vai mais preso. É certo que agora não se soltam com a mesma facilidade mas soltam-se sem problemas.
Na lama são superiores aos Shimano e em suavidade de rotação são semelhantes.
 

edununo

Well-Known Member
Montagem actual.

Quadro: Cube LTD Alu Superlite AMF 7005 Double Butted, RFR-Geometry 18"

Suspensão: 2010 Rock Shox Sid World Cup 100mm, PopLoc
Pedaleira: Shimano Deore FC-M770 44x32x22, 175mm
Cassete:
Shimano CS-M960 XTR 11-34, 9-speed
Corrente: Shimano CN-7701 XTR
Desviador frente: Shimano SLX FD-M660, Top Swing, 34.9mm
Desviador trás: Shimano Deore XT RD-M772 Shadow
Travões: Formula RX hydr. Discbrake - Rotor Quad QDR-160CBSP XC 160mm - 84 grms
Pedais: Shimano PD-M770 XT SPD - Look Quartz Carbon 248g
Guiador:
Trigon HB107 Flat bar - 135g
Avanço:
MSC Ultralight 100mm 99g ou 111g??
Caixa Direcção: FSA No.10 semi-Integrated
Grips:
Bontrager X-lite
Selim: Selle Italia SLR XC Gel Flow - Tune Speedneedle Marathon - 105g
Espigão: KCNC TI Pro Lite 31,6mm x 400mm
Rodas: 2011 Mavic Crosstrail
Pneus:
Maxxis Highroller 1.9 LUST
Shifters:
Shimano XT SL-M770 sem mostradores.
Aperto espigão: Mortop

Quick Release rodas: A2Z TI 84g - Prototype 43g
Grade bidão: BBB C11 Aerocage - Tune - 11g c/ parafusos.
Bar ends: Progress Carbon. - removidos.
Ciclometro / GPS: Garmin Egde 500.

Retirei os bar-ends porque ia dando um tralho monumental!!!! Aproveitei e pesei-os. Fiquei pasmado quando vi 101g.

Peso actual 10.24kg
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Para já vem uma caixa de direcção nova. A actual é fraquita e já tem alguma folga. Escolhi uma Tune Bubu. Já vem a caminho.
 
Top