2.º Vale de Santarém-Montejunto-Vale de Santarém-"Há ir e voltar"

No seguimento do 1.º raid Vale-Santarém- Montejunto-Vale de Santarém;

Decidi elaborar um novo percurso para 2013 com poucas similaridades com o de 2011.

Assim, para este 2.º VALE de SANTARÉM - SERRA de MONTEJUNTO-“há ir e voltar”, eramos 7 companheiros do pedal que às 8h30 de um domingo algo ventoso e frio de primavera se encontraram no Vale de Santarém para dar início às hostilidades.


Para sairmos do Vale de Santarém, situado num… vale, para de ali sairmos tivemos de o fazer em ascensão. Seguimos pela estrada real e depois entrámos no eucaliptal da quinta do Malpique até Vila Chã de Ourique, e depois pela ciclovia do Cartaxo já com o vento a fazer-nos frente.
Até aqui o percurso foi quase invariavelmente em alcatrão mas antes de Vale da Pinta saímos deste tipo de piso para um estradão largo rápido, rodeado de um frondoso pinhal e depois por caminhos rurais que nos levaram a passar sobre a A1 e até à Lapa. Como o percurso se pretendia o mais linear possível, depois da Lapa e para não divergirmos em demasia, seguimos por alcatrão durante alguns quilómetros até que depois da CLC em Aveiras de Cima, saímos de novo para os caminhos arenosos e típicos de eucaliptal por onde seguimos depois passando de raspão por Casais de Vale Vigário e de seguida pelo sobe e desce das colinas de Espinhaço de Cão.
Passámos a Nacional 1 e começámos a pedalar mais um estradão rápido em sobe e desce com alguns “socalcos” pelo meio.
Chegámos assim à zona conhecida pela Puceteira onde tirámos a fotografia de grupo com a Serra de Montejunto como pano de fundo.

Começámos então a atravessar a Puceteira com o vento já a fustigar-nos de lado e de frente e pouco depois começamos a ascensão da serra através do estradão dos Casais da Pedreira. Só que antes deste lugar desviámo-nos para o corta fogo de gravilha e pedra e foi por ele que fomos paulatinamente, mais ou menos inclinadamente, seguindo os contornos da serra, de Este para Oeste até à ao alcatrão que nos levaria pela parte Norte da serra até ao Parque de Merendas junto à antiga fábrica de gelo.
Aqui fizemos uma paragem prolongada para repor calorias com uns saborosos queques (sim plural, pelo menos p´ra mim) vendidos no quiosque ali instalado.

Saímos depois em direção à Penha do Meio-dia, assim apelidada a zona onde nos embrenhámos por trilhos, ora bem desenhados no planalto, ora escondidos entre a vegetação do vale e depois pela pedra solta e traiçoeira até ao alcatrão dos moinhos do rally.
Saímos passado um par de quilómetros e de novo entrámos num estradão que inicialmente subimos mas que, logo nos levou à descida de terra batida e de pedra solta, conhecida pela “subida/descida do rally” por em tempos passar por ali uma etapa do rally de Portugal. Foram aproximadamente 3 quilómetros de descida rápida e a requerer atenção redobrada e que nos deixou na aldeia de São Salvador.

Entrámos, mais uma vez no alcatrão da Nacional 1 de onde saímos por um caminho rural que passava junto aos campos agrícolas da penitenciária de Alcoentre.
Vale Carril, Manique do Intendente, Póvoa de Manique e Carvalho foram as localidades percorridas sempre em velocidade moderada até que a última ascensão do percurso se aprestava. Assim subimos por um vale encastrado até Vila Nova de São Pedro e depois Outeiro.

A partir de aqui, o comum foram rápidos estradões, mais ou menos largos que nos levaram a velocidades rápidas até Vila Chã de Ourique e Vale de Santarém onde terminámos com mais de 90 quilómetros e mais de 1.400 metros de acumulado de subida.
Estava assim percorrido o 2.º Vale de Santarém-Montejunto-Vale de Santarém.
Venha o próximo.

O track para o percurso:
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=knfvyrucyymucfes


Vinhas perto de Casais de Vale Vigário


Eucaliptais de Espinhaço de Cão



Puceteira





Corta-fogo Casais da Pedreira


Corta-fogo da Penha da Cruz







O negrume de anterior incêndio na serra


A caminho da Penha do meio-dia








matagal na Penha do Meio-dia



Descendo a Penha do Meio-dia

 

HPS

New Member
Uma pequena correção: éramos 6 companheiros do pedal que às 8h00 de um domingo algo ventoso e frio de primavera já se encontravam no Vale de Santarém para dar início às hostilidades... apenas à espera do 7º elemento que... mora a umas dezenas de metros do local de encontro!!!! HIIIII
 
A hora estipulada e publicada de encontro era às 8h30.
Pontualidade (como dizem os expert ingleses) não é chegar antes, nem depois, é chegar a horas!!!:pipocas:
 
Top