100 MAOS BTT KLUB - RAID "GET THE WOLF" [Venda do Pinheiro / Malveira]

jbileu

New Member
getwolfiq4.jpg


"GET THE WOLF"

SECÇÃO 01
Objectivo: MV04 - "Moinhos Sta Maria" na Malveira

Saímos das Bombas Galp para norte pela Venda do Valador (Health Club "o Sonho") para uma pequena subida em empedrado para aquecer a musculatura. Lá alto apanhamos a primeira descida, curta mas muito rápida - são 400 mts de alguma adrenalina pelo desnivel da descida (é só para recebermos o agradável e fresco ar da manhã)

Atravessada a linha do comboio [desta vez sem precalços nem "gajos" de meia idade com moto 4's atravessadas e presas aos carris :) - ganda maluco] seguimos em direcção à nacional para chegarmos à rotunda da Malveira e entrarmos nos nossos terrenos através do "Estradão do Estaleiro" - 1º trilho digno desse nome - fácil, rápido e relaxante, apenas com uma pequena subida a meio mais exigente (desta vez consegui que os pneus agarrassem e não fui obrigado a desmontar :) - finalmente)

Depois de atravessada a AE (por baixo....!!! :) "Túnel 1") chegamos à zona do primeiro destino - "Moinhos Sta Maria". Subir, descer e voltar a subir é o processo de curtir aquele espaço até chegarmos lá ao Alto (360º de uma vista muito interessante, para quem gosta claro!!!). Depois de uma pequena ligação em alcatrão entramos novamente na terra para uma descida calma que dá acesso a um single engraçado numa ribeira seca (no Inverno deve ser impraticável - a verificar) que termina na passagem de uma cercadura (portão fechado a cadeado) que aparentemente não delimita nada - apenas atravessa o trilho - não se percebe se estamos a entrar ou a sair de alguma coisa, porque mais nada existe... Intrigante...!!!


SECÇÃO 02
Objectivo: MV03 "Vale da Guarda" e CRLI - Centro de Recuperação do Lobo Ibérico


Após re-atravesarmos a AE no "Túnel 2" e de regresso à zona norte, damos inicio a uma das zonas mais interessantes deste percurso. Iniciamos o trajecto, à esquerda após o túnel, para fazermos um pequenino sector - a "Rampa do Poste" e darmos a volta de regresso para o "Troço da Abrunheira". Entrados no Eucaliptal fazemos um pequeno sector de areia (abominável a deslocação em areia...) mas compensa para chegarmos ao início de aprox. 1,6 kms de descida quase ininterrupta pelo "Morro do Abade". Esta descida está dividdida em dosi sectores - o primeiro até ao inicio das edificações da Quinta e o segundo, numa variante à direita antes da entrarmos da quinta (Descida não muito exigente técnicamente mas algo perigosa pela velocidade eventual que se pode atingir - o que parece nem sempre é...!!! Na fase final do segundo troço, torna-se mais complicada porque há bastantes variantes - sulcos - no trilho e o piso é muito solto - a exigir bons pneus...!!! e boas mãozinhas - permitem-se alguns pequenos saltos para os mais descomplexados :) )

E o que acontece depois de descermos... muito muito muito!!! Há pois é...!!! Aguenta e não chora...!!! Vá lá... uma pequenita subida...!!! Afinal... vamos ter de recuperar uma boa parte dessa descida... senão isto nem tinha graça nenhuma...!!! Mas animem-se que ainda vem ai a "piece de resistance" deste trajecto...

Chegamos de novo ao alto... Dentro da quinta (por sinal de uns senhores muito simpáticos...!!!) viramos à esquerda e antes de começarmos a subir... o que já tinhamos descido... viramos à direita para um trilho simplesmente único ... rumo ao CRLI.
Ora então cá vamos... esta variante começa em descida ligeira... muito agradável (estamos completamente dentro do mato... Isto é a Tapada profunda... fora dos muros mas sempre paralelos a ele...). Seguimos assim por cerca de 600 mts após os quais começam as reais preocupações... Aquilo começa a inclinar, a inclinar, ..., vá lá..., a inclinar... até fazê-lo de forma abrupta e brutal (a exigir o maior dominio da "burra") terminando numa zona extremamente técnica e complicada... O terrreno está muito solto, por esta altura, o que incrementa a dificuldade da coisa... Nota: o travão pode não responder - MUITA ATENÇÃO.
No final, após 1,5 kms de respiração suspensa já em terreno plano... uma "visão do paraíso...!!!". Um prado lindíssimo, uma manada de bovinos, um campo verde fluorescente. É o descarregar da adrenalina fazendo baixar as pulsações para limites mais aceitáveis... Divinal...!!!

Atravessamos o prado (devidamente limitado :), logo não há o mínimo problema quanto a eventuais investidas por parte destes quadrúpedes) e entramos num estradão que nos leva até a uma das entradas da Tapada Nacional. Ai seguimos à direita (chato aquele canito...!!!) e começa uma pequena subida que nos vai levar até ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (local que vale bem a pena visitar...!!! O conceito é louvável, o enquadramento é perfeito, é o melhor lado da nossa casa...!!!)


SECÇÃO 03
Objectivo: MV02 - "Jerumelo"


Após uma pequena pausa no CRLI iniciamos aqui o percurso de retorno. Assim continuamos no trilho em direcção ao Picão. Lá chegados, bem lá no alto e depois de uma pequena saída do mato profundo (para ver o céu azul) voltamos a penetrar no arvoredo (à direita junto à casa Ocre). Este trilho que nos vai levar até à Nacional 8, começa ligeiro, rolante com uma ou outra pequena elevação para terminar em grande velocidade numa descida de aprox. 500 mts em estradão largo... (local propício a alguns exageros...!!!) ATENÇÃO AO FINAL (Este estradão desemboca na Nacional 8. Um pequeno descuido ou avaria mecânica pode atirar-nos para o meio da estrada - algo que não se quer num local tão movimentado)

Atravessando a estrada, seguimos c. de 100 mts no sentido de Torres Vedras. Saír à direita e passar um bocado de tempo nesse mato do lado direito (São varios trilhos para cima e para baixo... Cruzam-se uns com os outros e vão todos dar ao mesmo sítio... Por isso, se estás com tempo e gostas de praticar... aproveita...!!! Parece ser relativamente violento...!!!) Nós, desta vez, seguimos à direita numa subida relativa em direcção ao nosso destino. (Mas fica registado um local com muitas variantes possiveis - a explorar brevemente)

De novo em sentido... passamos ao "campo de batalha"...!!! Um eucaliptal transformado em terreno abandonado... Já não é a primeira vez que estamos perante este espectáculo deprimente...!!! Uma coisa é cortar àrvores por esta ou aquela necessidade... Mas independentemente desse, deplorável facto, dizimar uma determinada área deixando todos os restos dessa acção é, no mínimo, indecente...!!! Já é tempo desses senhores madeireiros serem postos na linha e obrigados a limpar os terrenos após o trabalho efectuado... No mínimo exige-se que deixem os caminhos conforme os encontraram... no mínimo...!!!

Por isso muito cuidado... ao seguirem este trilho (que devia ser maravilhoso antes... desta acção) Estamos numa descida a andar por cima de troncos, tronquinhos e troncões por todo o lado... ao mais pequeno descuido levamos com algo que não era suposto... Se forem em grupo deixem um espaço considerável para o companheiro da frente...

Após alguns metros voltamos a entrar em terreno bom com a continuação da descida muito agradável e dinamizadora das nossas capacidades ciclísticas...!!! Chegados lá abaixo entramos num estradão plano, bom para recuperar energias... que bem vão ser precisas mais adiante...!!!

A seguir, teos mais duas variantes... nós seguimos pela esquerda... (após uma quinta com uns rafeiritos muito atrevidotes - felizmente bem fechados). Calmamente nos vamos aproximando da grande subida desta volta... É 1 km de pura subida a fazer calmamente em velocidade reduzida... É muito fazível mas preparem-se para algum sofrimento - dentro nos nosso canônes obviamente - haverá muito boa gente que sobe isto mais rápido que nós descemos...!!! ;(, mas enfim... adiante!!! Lá em cima, ainda fizemos um pequeno troço até às eólicas (dispensável - mas quisemos ir ver as vistas - só por isso vale a pena)
De qualquer forma o 3º objectivo está atingido... uma pequena descida em alcatrão vai levar-nos até ao Jerumelo (pacata e bonita aldeia saloia...!!! Algumas casas com janelas "à la fenêtre" é verdade... mas muito interessante...!!!)


SECÇÃO 04
Objectivo: Casa


Saímos do Jerumelo pela estrada de alcatrão (é a que sobe... não há que enganar... - são 700 mts de subida... vá lá... inclinada!!! - o que vale é que o alcatrão é novo - Tema de conversa: subida à Senhora da Graça e à Torre - sugestivo não...!!!???) No alto... obviamente começamos a descer... AH AH AH!!! Já quase no fim da descida ao encontrarmos uma casa do lado direito, contorna-mo-la e seguimos em direcção ao último ponto de real interesse desta pequena volta...!!! São quase 2 kms de descida que nos leva de volta à nacional 8 já muito perto da Malveira...!!!

Esta descida é muito boa de se fazer... Especialmente quando estamos na lá em cima, na cumieira, e vemos a estrada para onde vamos numa cota consideravelmente inferior... É uma descida técnica em determinados pontos, muito rápida noutros e muito exigente fisicamente em locais onde queremos andar depressa e aquilo é só calhaus (tipo rochas) a saltar por todos os lados... O problema é que queremos e andamos depressa (aguente-se!!!) o que provoca algum desgaste físico (ai os meus bracinhos...!!! aquilo trepida por todo o lado... é nestes momentos que me lembro que devia gastar alguns cobres numa suspensão como deve ser...:) )

Lá em baixo... mais uma vez cuidado que estamos a chegar a uma estrada nacional muito movimentada (Mal se sai da copa das árvores estamos em plana estrada - e desta vez sem aviso MUITO CUIDADO!!!)

A partir daqui vamos ter de subir até à rotunda da Malveira (irritante esta subida... abominável na minha modesta opinião. Esteja bem ou esteja mal... é o km e meio mais repugnante das nossas voltas aqui por estas bandas... Eu por mim já as prefiro - as subidas - inclinadas e curtas mas se forem muito, muito pouco inclinadas e compridas também as faço mas esta está ali numa média altamente irritante para as minhas pernas... Va de rectu!!! Se tivesse uma bulldozer eu dizia-vos o que lhe fazia)

Mas pronto... lá se faz e chegado cá a cima estamos na Malveira e a partir daqui são 3 kilometrozitos para distender a musculatura e chegar ao ponto de partida...!!!
RESUMINDO: Foi talvez a volta mais agradável que já fizemos por estas bandas... é melhorável (como quase tudo, obviamente) Mas na nossa opinião trata-se dos melhores percursos aqui na zona - com alguns pequenos ajustes vamos torná-la num percurso referência para o nosso grupo...!!!


OBRIGADO POR NOS TEREM OUVIDO ESTE BOCADITO E ATÉ JÁÁÁÁ!!!!!
(O problema das fotografias é que temos de parar para as tirar...!!!)
 
Top