1ª MARATONA BTT SERRA D`AIRE - 17 de Maio 2015

nikasbtt

New Member
Prova de BTT bem organizada, mas muito exigente.
O evento estava integrado numa competição regional e o ambiente competitivo era visivel: semblantes cerrados, poucos sorrisos. Não se ouviam piadolas sobre isto e aquilo.
De facto, era notório que "a gente fixe" estava toda a carregar a talega no Alvalade-Porto Covo.

E, realmente, esta prova era tudo menos domingueiro-friendly, a começar pelos percurso que teve lugar no Reino da Pedra.

Fiz o percurso da meia-maratona, que era durisimo, pois os mais de 900 metros de acumulado eram com pedra quase constante que era preciso trepar, para além da inclinação natural das subidas. E não estamos a falar de uma pedra aqui e ali que dá para evitar escolhendo uma boa linha! Eram pedras em toda a largura dos trilhos. Não havia como escapar.


Se as subidas foram uma tortura, as descidas foram uma vertigem emocionante. Em particular, o Vale Garcia com uma inclinação muito acentuada e drops e drop-offs constantes, quase sempre em single track pelo meio de matagal e muita, muita pedra e pedragulho ameaçador.
Logo a seguir, veio o que julgo ser chamado trilho dos javalis, numa descida longa de menor inclinação que serpenteava vale abaixo em curvas e S's, que permitia descer com maior segurança e controlo, mas puxando bem na velocidade, na inclinação em curva, e quase permitindo saltar os drops que iam surgindo tal a velocidade que se levava.
No final, a tortura da volta dupla em torno do recinto, com subidas, e descidas acentuadas para se dar show para o publico.

Prova muito bem organizada, apesar de ter achado os abastecimentos um pouco franciscanos, mas isso é natural depois de ter estado na Tasca du Xico.

A repetir, mas o traçado do percurso exige boa preparação física e técnica.
Um MUST para quem gosta de desafios fisicos e técnicos e de maratonas com um pendente mais radical.
 

jplopes

New Member
Boas

fartaram-se de me convidar de diversas partes das minhas amizades de BTT mas ainda não foi desta que aceitei o desafio. Conheço bem, já lá estive este ano e concordo que a pedra manda no local. Há quem goste outros nem por isso ...

Este ano já andei por aí num convivio de amigos de Leiria ... e valeu a pena passar no Arco da memoria, na serra a meia encosta ... passar no estradão do topo era muito facil :D é um local muito bom para praticar tecnica e reforçar as habilidades necessárias para ultrapassar obstaculos imprevissiveis.

este sabado estive num local muito parecido e que deu que fazer e para que vos convido a visitar ... fora de competição .. só pelo gozo de falar com as pedras :D

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=9531634

GR26 ... não são aceites meninos no trilho ;)
 

JRSB

Member
Fiz a meia, foi muito duro, talvez a prova mais dura que já fiz, para além do acumulado ser praticamente feito em 2 subidas a pedra era mais que muita, a subir e a descer, entre lascas afiadas, lages e pedra solta houve de tudo!
O vale Garcia é de loucos, dependendo da técnica de cada um pode ser um sonho ou um pesadelo... para mim foi um pouco dos 2, não estava preparado para aquilo!!
A dureza do percurso associada á falta de forma fisica, bem como o calor, fizeram-me acabar em sofrimento, tive que fazer parte da zona espectáculo á mão por causa de cãibras, nunca me tinha acontecido... sou mesmo fraquinho!! :D
 

froids

Active Member
Boas malta!

Foi dureza a maratona de domingo passado em terras de Ourém!
Um luxo de trilhos, exigentes e técnicos. O calor ajudou ao monumental empeno que trouxe de Serra D'Aire.

A minha crónica do entalão pode ser lida aqui:

http://olimpaneves.blogspot.co.uk/2015/05/maratona-btt-serradaire.html



Está em processo de edição o filminho da aventura, e garanto-vos que a minha tromba de empenado nas imagens não deixa margem de dúvidas.
Foi mesmo uma maratona dura!


Abraçorros!
 

tgpereira

New Member
Boas,

Ia para fazer os 60 km mas com o calor optei pelos 30 km, se bem que fiz 60 km pois fui de bicicleta de casa até ao local, apanhei foi bem menos calor, porque subir à goucha larga às 2 da tarde não deve ser muito agradável.

Assim gostei bastante, acho que o percurso estava bem delineado para o nr de participantes (se fossem menos poderia ter mais uns trilhos técnicos em zonas de pedra), muito boa organização, excelente animação e indicações, muitos locais de água, reforços suficientes e as duas maravilhas o Vale Garcia e a sua continuação e o excelente trilho junto ao final, estava divinal e vai passar a ser um dos locais de passagem obrigatória nas voltas de domingo para esses lados, desde que continue aberto.

Parabéns à organização por ter reparado o Vale Garcia que já estava a precisar, com esta obra deixaram muitos betetistas contentes.

Obrigado e em principio até Julho.
 

froids

Active Member
Buenas!
Conforme prometido, aqui fica o video resumo da minha participação nesta bela (e dura) passeata!

[video=youtube;YSg5rcRWqd4]http://www.youtube.com/watch?v=YSg5rcRWqd4[/video]

Abraçorros
:xau:
 

mdiaz

Member
Era bom que retirassem as fitas que colocaram a marcar o percurso.
Não entendo como é que é possível fazer um evento num parque natural e passadas quase duas semanas ainda há zonas cheias de fitas.
 
Top