“Lisboa Ciclável” já está online

gorogoro

New Member
http://anossalisboa.cm-lisboa.pt/index.php?id=1910&tx_ttnews[tt_news]=5154


“Lisboa Ciclável” já está online

Dia 30 de Setembro de 2010 17h:16m
Inserido: 15 horas
Categoria: Trânsito

Desde o dia 22 de Setembro que já é possível visitar a página de Internet do projecto ‘Lisboa Ciclável’ e descobrir, entre outras informações úteis, onde estão localizados os cerca de 35 quilómetros de pistas cicláveis, parques de estacionamento, meios de transporte e espaços verdes.

O mapa ‘Lisboa Ciclável’ disponibiliza inúmeras informações úteis para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte na cidade. É possível percorrer e identificar todos os troços da Rede Municipal de Percursos e Corredores Cicláveis, localizar os mais de 40 novos parques de estacionamento para bicicletas e quais os transportes públicos que permitem o uso de bicicleta. O mapa terá ainda informação sobre vários espaços verdes, novos quiosques e mercados municipais.

Na apresentação, o vereador José Sá Fernandes fez um ponto de situação sobre o momento actual da rede de percursos e corredores cicláveis, quais as novas ligações em projecto, e os próximos desafios e as medidas que a Câmara Municipal de Lisboa pretende adoptar para tornar mais segura a utilização da bicicleta em meio urbano.

Actualmente a cidade conta com 35,6 km de percursos cicláveis em pleno funcionamento e mais 42,7 km em Monsanto. Estão em obra 5 km e em projecto 4 km. Encontram-se ainda em estudo cerca de 25 km de traçado, em diversas zonas de Lisboa.

Para esta apresentação o vereador Sá Fernandes convidou e recebeu Paulo Guerra dos Santos, autor do projecto ‘100 dias de bicicleta em Portugal’, que regressa a Lisboa, 100 dias depois de partir para uma volta a Portugal em duas rodas. Engenheiro civil de profissão e ciclista por opção, decidiu percorrer o país de lés a lés para promover a ideia de que é possível substituir o carro pela bicicleta em grande parte das situações do nosso dia-a-dia. Durante a sua viagem, Paulo Santos aproveitou para visitar escolas e reunir-se com autarcas de todo o país para expor as vantagens da bicicleta.No final da sessão foram ainda entregues 10 bicicletas à Polícia Municipal, uma oferta da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Estas iniciativas inseriram-se no programa da Câmara Municipal de Lisboa para a Semana da Mobilidade.

Consulte o "Mapa Lisboa Ciclável" através da seguinte ligação:
Links:
http://lisboaciclavel.cm-lisboa.pt/
 

Mr_KTM

New Member
Muito porreiro.

Fico contente por estarmos 'no caminho certo' quanto a esta história de usar a bina para nos deslocarmos por aí.
Por cá estamos muito agarrados às bicicletas de topo as tais XPTO, as que são difíceis de largar num qualquer parque de bicicletas... e isso dificulta um pouco o andamento da coisa... ainda assim é um bom começo, só temos é de felicitar todo este esforço.
Para o problemas dos parques de bicicletas desprotegidos, tenho uma sugestão. Para os centros comerciais pelo menos é fácil ter na zona dos parques de estacionamento uma zona com vigilância dos seguranças desses mesmos centros comerciais. Não sei como, mas era uma boa proposta para ser feita.

É continuar com o bom trabalho.
 

VirgilioP

New Member
Boas ppl.
É bem verdade Lisboa está e ainda bem cada vez mais ciclavel, é pena onde moro na zona oriental do concelho de Loures isso não aconteça.
Tirando algumas zonas como o caminho de Fátima, junto ao trancão(e não é uma ciclovia) não há nada.
Gostava que a Camara de Loures pensasse nisso.
Boas pedaladas
 

castroma

New Member
Eu cá também tenho uma "topo de gama" para o mato, mas para as deslocações (quase) diárias casa emprego e vice-versa, comprei uma velhinha BTT sem suspensão, com cantilevers, 21 velocidades que já considero um luxo para a cidade, adaptei-lhe um selim mais confortável, suportes para alforges e cá vai disto....claro que sempre que preciso de a deixar em algum lado fica sempre presa com cadeado, mas a tentação não será tanta por parte dos amigos do alheio....
 

Leco

New Member
E se a levarem... não custa tanto! :)
É como eu... a minha RR5.0 de ferro anda aí pela estrada a passear...
 

alupo

New Member
Bike para o trabalho mas sem ciclovias

Eu ja fiz os quilómetros das ciclovias de lisboa:D
Para o trabalho ainda uso a minhas bikes xpto, uma de estrada e a minha merida btt:#1:
Porque sou um felizardo:p trabalho em loures e é me permitido estacionar a minha bike nas instalações e por aqui não ha vias para os ciclistas mas isso não me incomoda porque o transito não é como em lisboa o pior são os camiões e autocarros que me põem em stress.
Um abraço com pedal
 
Top