“Descompressão” estranha

J

jmteixeira

Guest
Será que algum de vós se terá deparado com a seguinte situação:

Ao rolar em estrada, piso regular em paralelo, com a suspensão bloqueada sou surpreendido por um ruído estranho. Como atravessava uma zona de habitações pareceu-me tratar-se de um “desligar brusco de mangueira de um compressor” com o silvo característico de esvaziamento. Por vias das dúvidas abrando e verifico os “tubeless”. Tudo normal. Prossigo. Passados poucos quilómetros, na mesma estrada mas numa zona mais isolada, novo silvo. Ó diabo, vai algo a perder ar. Nova inspecção aos pneumáticos. Pressão OK. Inspecção mais demorada à suspensão e amortecedor. Nada de estranho.
Mais uns quilómetros e eis que sinto uma ligeira baforada por debaixo dos óculos acompanhada do mesmo silvo. Nova inspecção, com particular incidência, à suspensão sem resultados muito esclarecedores quanto ao(s) motivo(s) causador(es) de tal facto, notando apenas uma leve cedência, por parte da suspensão bloqueada, quando pressionada. Na impossibilidade de tentar originar (provocar) o silvo há que prosseguir viagem até ao destino.
Nos quilómetros seguintes, com alguma variação de piso, surgiram mais alguns silvos que parecem ter vindo a diminuir de intensidade.
A suspensão é uma Fox Float 100 RL.

Velocipédicas Saudações

JT
 
J

jmteixeira

Guest
meiabola said:
Teixeira,

Não será o "rebound" a descomprimir ?

Nunca nos quilómetros já realizados (+/- 2500), nem em situações bastantes mais exigentes a suspensão emitiu qualquer tipo de silvo (descompressão) ou denotou qualquer outro tipo de problema pelo que receio que este problema prenuncie alguma anomalia.

JT
 
Top