Óleo para tempo seco e para tempo humido

Pedro Barradas

Super Moderador
é o que eu utilizo.... ainda... Squirt lube... ou então o Ceramic da finnish line... Mas usando aquele tipo de lubrificante. tem de se efectuar a aplicação nas condições referidas pelo fabricante e sem misturar com outros oleos. Misturando, por exemplo numa prova ou passeio em que tenha ficado "seco"... é lavar a corrente em petroleo, deixar secar e aplicar novamente.
 

Joseelias

Well-Known Member
Relativamente a esse lubrificante Squirt. Como é que ele se comporta? Deixa a corrente negra? E agarra sujidade?

Li que esse lubrificante é muito usado por pessoal de Fat Bikes na praia porque não agarra muita areia. Por onde eu ando normalmente apanho no total vários quilómetros de areia de praia fina o que me limita a usar sempre óleo para tempo seco mesmo no inverno, pois os óleos mais espessos criam uma pasta abrasiva altamente desgastante para a transmissão.

Neste momento estou a usar o lubrificante em spray para correntes do Lidl porque aquilo não agarra areia nenhuma e a corrente nunca fica negra. Deixa uma espécie de cera na corrente. Mas não é muito duradouro o que implica lubrificações mais frequentes.

O que, por falar em cera, me leva a outra questão. Alguém já usou parafina para lubrificar a corrente?

Penso que é uma forma muito antiga de se lubrificar e que caiu grandemente em desuso, mas parece estar a ter o seu regresso. Uma reputada revista francesa, junto com laboratórios, concluiu que é melhor que os lubrificantes modernos que se usam e é quase gratuito. E não agarra sujidade.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Joselias, o squirls não é stiky... ficar mais escura a corrente vai ficar sempre...
Vê aqui as fotos que tirei da minha ( confesso que já está a precisar de uma dose nova. Já fez uns 100km, sem reposição... e em duas saidas apanhou água.

j6d6h1u.jpg


zOksQqb.jpg
 

Pedro Barradas

Super Moderador
quanto à parafina, pelo que andei a sondar isso só funciona bem com bikes de estrada...

PS: O pessoal aqui quando vê a minha transmissão es´ta sempre a dizer que a tenho "seca" .lololl... Há pessoal que mete ( despeja)oleo na corrente, e um erro crasso lubrifica a corrente sobre a k7, o que vai contaminar a mesma com oleo, atraindo tudo e mais umas botas à mesma.
 
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Joseelias

Well-Known Member
A corrente parece-me muito bem e pelo aspecto dela, mesmo que apanhasse a areia de praia que eu apanho, não ia ficar com muita agarrada. Eu evito sempre pôr muito óleo. Uma gota por elo e depois de rodar a corrente umas vezes para ajudar a introduzir óleo nas ranhuras passo papel a toda a volta para absorver o excesso. Mas se for lubrificante para tempo húmido isso não vale de nada. O pouco óleo que fica somado à areia húmida que já de si é sticky não dá hipótese.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Exacto.. meter o lubrificante elo a elo, uma gota. dar umas voltas à corrente... aguardar que "seque", pelo menos 15 minutos. O ideal é fazer a lubrificação na noite anterior.
 

vanwilder

Member
Boas
E em correntes novas, ao fim de quanto tempo/kms costumam por óleo? As correntes novas trazem sempre aquele lubrificante de fábrica.

Cumps
 

Joseelias

Well-Known Member
E em correntes novas, ao fim de quanto tempo/kms costumam por óleo? As correntes novas trazem sempre aquele lubrificante de fábrica.

Epá, no meu caso esse óleo/massa que as correntes trazem quando são novas e a areia garante-me que ao fim da primeira saída chegue a casa com uma transmissão Shimano Croquete! :D

Há quem chegue a limpar a corrente antes de a colocar pela primeira vez na bike para depois aplicar um óleo menos viscoso. É preciso ver que as marcas têm que garantir que as correntes fiquem sem oxidações e em condições de venda mesmo anos após a sua produção. Acho que aquele óleo tem mais a ver com a preservação da corrente que com a performance na bicicleta.

Eu também lubrifico quando começo a ouvir a corrente. Não tenho km's certos para o fazer.
 

vanwilder

Member
Realmente aquilo é muito pegajoso, deixei sempre andar mais que uma volta porque diziam que de origem os óleos eram melhores e tal... nunca liguei muito a isso, quando está suja limpo. Era apenas uma curiosidade!
Cumps
 

Joseelias

Well-Known Member
Penso que não tem nada de mal deixar os óleos que vêm nas correntes novas e usa-los até lavar a corrente e depois usar outro. Mas se eles fossem melhores que aqueles que são comercializados, porque não estão à venda?

A verdade é que nunca vi nada do género nas lojas. Se fossem mesmo melhores que o que se vende por aí de certeza que as marcas que fornecem esses óleos à Shimano, Sram, KMC e outros para os embalamentos já teriam umas embalagens à venda pois seria uma boa fonte de lucro.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
por todos os carretos para quÊ? os carretos não é suposto ficarem com oleo. O importante é o oleo ficar devidamente distribuido nas partes moveis da mesma
 

oliana

Active Member
A minha opinião.
O que interessa é que os rodízios dos elos da corrente rodem nos eixos e evitem ao máximo o roçar na cassete. Sendo assim a corrente até pode parecer seca por fora e estar devidamente lubrificada no seu interior. Uma corrente brilhante de óleo pode não querer dizer nada. Os carretos da cassete e os pratos pedaleiros podem estar quase secos mas a corrente ter os rodízios a rolarem com o contacto. É assim que eu acho que foi idealizado uma corrente. Um bom lubrificante é aquele que fica no interior dos elos. O residual que vai saindo é para lubrificar o rolar dos rodízios na cassete, nunca evitável. Neste momento estou a testar o WD40 próprio para correntes. O outro é apenas para limpeza e desbloquear, e como já se sabe, evitar colocar nas borrachas e dentro das caixas onde haja massa lubrificante.
 

elvales

Active Member
Eu usava um óleo próprio para correntes e no fim das voltas trazia sempre a dita cuja cheia de areias agarradas pelo óleo , até fazia massa :( . De há uns tempos para cá passei a usar o Lubrificante com Cera SQUIRT LUBE e é impecável ! Chego ao fim com tudo limpo, não agarra areias e , espanto, lubrifica :D , apenas acrescento a meio da volta se apanhar muita água senão aguenta bem até ao fim.
 

Joseelias

Well-Known Member
Estou para comprar o Squirt pois tenho lido muitas coisas boas dele, em particular no que diz respeito à aderência de sujidade. Para mim é muito importante pois ando por zonas com muita areia do tipo praia.

Actualmente estou a acabar uma lata de spary lubrificante para a corrente da marca do Lidl. Aquilo parece uma espécie de cera e não agarra sujidade nenhuma. A corrente fica sempre branca. Neste ponto é excelente. O problema é que dura pouco mais de 50km o que significa que tenho que estar a lubrificar com frequência. E lubrificar com spray também não me agrada. Daí estar a pensar usar o Squirt.

Também usei o WD-40 (tempo seco) para correntes de bicicletas. Funcionava bem mas acabava sempre por agarrar areia e enegrecer a corrente, o que significava ter que a limpar bem de forma regular. Tenho também um óleo de Teflon da Shimano para tempo húmido e lubrifica excelentemente, mas aquilo é um pesadelo coma sujidade. Onde ando, mesmo no inverno tenho que usar óleo para tempo seco nem que tenha que meter óleo mais vezes.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
eu utilizo SQUIRT desde talvez finais de 2014.... não me tenho arrependido.
Joseelias, não te esqueças de na 1ª aplicação do SQUIRT, de descontaminar totalmente toda a transmissão de oleos. Podels limpoar a k7, pratos e corrente com petroleo. deixas secar e depois aplicar o SQUIRLT , (uma gota por elo na corrente). Deixas secar novamente e re-aplicas.
entretanto, para experimentar ( e porque estavea em promoção - 120ml = 7€) comprei também o FINNISH Line CERAMIC WET ... parec-eme equivalente... Assim que mudar a corrente da bike, experimttno e faço uma review.
 
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