Óleo para tempo seco e para tempo humido

shido

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bem com os erros é que se aprende entao vou dizer como faço em relaçao aos "oleos" se tiver mal e alguem quiser me dar umas dicas....
bem como ao fim de uma boa volta e termos colocado uma boa "pelicula protectora de tinta"(lama) na bicla :) pode apetecer tudo menos limpar a obra de arte!entao eu na minha ignorancia coloco bala ou w40 na corrente pedais mudanças para evitar a ferrugem e ao mesmo tempo tiro bastante do oleo que tinha e fica assim ate ao dia seguinte! depois limpo o quadro com um pincel e passo com pano humido e com agua e detergente da loiça(antigordura) e com um pincel limpo o resto das mudanças e corrente e passado um bocado lubrifico com um oleo fino as vezes redex e está pronta pras curvas!bem eu faço assim pois nao ando mais que uma vez sem limpar e lubrificar de novo pois fica o oleo sempre todo sujo e com areias e essas coisas boas!bem se calhar so tenho feito asnerias mas pronto ca me vou arranjando se me poderem ajudar em algum erro.....obrigado......


abraço e boas pedaladas
 

Sonic Reducer

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revitalizando este tópico, qual é o óleo que usa a maioria do pessoal, eu uso pedros dry, mas tenho a sensação que ao fim de uns kilometros ja a corrente ta a fazer ruido e pareçe que ja n tem óleo , estarei a por óleo a menos ???
 

ig9981

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Eu uso da motorex, também para tempo seco...

Se ouves barulho e te dá a sensação que já não tem óleo então começa a besuntar mais a corrente...

E leva também um pequeno recipiente de oleo no camelback... Às vezes, para um desenrasque, dá jeito..

Abraços.
 

brunomartins

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Eu uso FAHER Grasa Especial Anti-Friction em tempo seco e humido é mto bom e nao sai com a chuva e nem com lavagem normal, ate agora nao tenho tido razões de queixa deste lubrificante, é 5 estrelas mesmo

Já agora mais alguém aqui no forum usa FAHER???
 

usaralho

Member
Tenho usado STARbluBIKE 10,40Wet ... é preciso muita chuvinha e lama para o arrancar da corrente :mrgreen:. Ontem fiz 133kms de alcatrão e no fim a corrente estava lubrificada. Problema: deixa muita nhanha preta.
 

ogoid7

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Boas ja ouvi aqui muita malta a falar de bons oleos, esta visto que wd 40 e bala nao é a solulao ideal, apesar de o pessoal que compete em estrada usar bastante, que ja vi varias vezes.. mas tambem penso que nao é o melhor
O da motorex toda a gente fala bem, bom e barato !!
O da pedro's ja ouvi varias pessoas a dizer que vai num instante...
O da Muc-off tambem penso que esta entre os melhores

Eu pessoalmente uso high tech lubrificant premium lube (ceramic bike lubrificant) com PTFE e nano particulas de ceramica, que assegram uma lubrificaçao duradoura mesmo em condiçoes extremas, estou muito satisfeito, dura e lubrifica muito bem, muito resistente e um frasco de 75ml anda a volta dos 6€ , aconselho!
 

jfcaraujo

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Boas

Sem querer passar pub sobre esta ou outras marcas, gostaria de saber se alguém conhece a marca de lubrificantes LANCAR?
Acho que é uma marca portuguesa e já vi tendas deles em zonas de assistência nas provas na zona sul do país.
Há inclusive um video na internet especificamente sobre os óleos deles para ciclismo:

http://www.youtube.com/watch?v=FzSrveRrorU

Parece ter bastante qualidade, alguém tem algum feedback sobre esta marca?
 

jfcaraujo

New Member
boas

Peço desculpa pelo "double-posting" mas já não deu para editar!
Afinal ao consultar o site deles vi que me tinha enganado, a marca não é nacional, peço desculpa, ainda assim gostaria de saber se alguém conhece?
Obrigado!
 

Override

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Eu tanto de inverno como de verão e tanto na de estrada como na de btt uso o Finish Line Humido (tampa verde). Ja uso este oleo a muitos anos e não tenho intensoes de mudar.
 

Tyto

Member
Boas uma vez que este tópico já esta morto (2012), gostava de saber um bom óleo para lubrificação da transmissão que dê para usar todo o ano?

Eu uso Óleo da Castrol de moto-serras e nunca tive problemas, tirando a transmissão que fica um pouco suja, mas para lamas é ideal não agarra nada! Uma vez que troquei de bicicleta quero uma coisa mais oficial e melhor!

Fico a espera de opiniões!
 

TLouro

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Boas,

Esta pode não ser a resposta tecnicamente (ou politicamente?) mais correta, mas a verdade é que depois de anos a usar óleos supostamente xpto (finishline, motorex, etc), passei a usar um banal óleo do continente e francamente não acho melhor nem pior que os outros.

O que acho que faz a diferença é a limpeza a fundo da corrente com muita assiduidade (eu costumo limpá-la no fim de cada volta ou, no máximo, de 2 em duas voltas, dependendo da sujidade acumulada). Por muito bom que seja o óleo, é impossível evitar a degradação se a sujidade estiver lá.

Cumps
 

barapaulo

Member
Viva.A minha opinião sobre este assunto.
Quando me meti nestas coisas do btt, desenvolvi de imediato uma grande preocupação com os óleos. Utilizei muitos óleos de bicicleta, nomeadamente os da Finish Line.
Abandonei isso tudo. Cansei-me de acabar provas e passeios no inverno de correntes secas. Realmente o Finish Line seco, é fantástico porque deixa todo o sistema de transmissão como novo, nunca suja. Mas de 30 em 30, ou de 50 em 50 kms., lá tinha eu que limpar e lubrificar.
Passei-me definitivamente para o óleo de corrente de moto. Por algum motivo é este o óleo que vem de origem nas correntes de bicicletas. Mudo-o de 200 em 200 kms e já cheguei a fazer uma vez 300 kms sem ter que renovar.
Este óleo penetra muito bem na corrente como se de um WD40 se tratasse e 1 ou 2 horas depois, está completamente grosso e espesso como de uma massa consistente se tratasse e verdadeiramente colado à corrente.
Temos é que ter o cuidado de proteger tudo com um jornal. Chão, quadro, jantes, pneus... porque quando seca, cola a tudo. Fica mesmo colado. O que estou a usar neste momento, é um da Yamaha e nem me chateio com nada. Faça sol, ou faça chuva. Agarrem numa corrente nova, vejam o toque ao óleo e depois pensem se essa quantidade de óleos que por aí se vendem tem alguma coisa a ver com o original? Acaba é por ser um grande negócio este o dos óleos finos.
 
A minha experiência com o Finish line seco, também não foi a melhor. É fino de mais e comigo não durou muitos kms....a partir dos 30 já ficava a transmissão completamente seca.
Uso agora o brunox, que é mais barato, e bastante melhor que o finish line na minha opinião. Ligeiramente mais espesso, e dura bastante mais.

Tempo molhado, finish line all the way!
 
Concordo a 100% com o jOrGe.mRNh !!
Ainda não econtrei um bom oleo para tempo seco por isso uso Finish Line tempo molhado sempre! Só que quando o tempo está seco tenho mais cuidado a meter óleo na corrente e deixo-a sempre limpa, sem excessos de óleos e até agora acho que funciona bem :D
 

carlosmendes7

New Member
Hoje estive com o Finish Line para todas as condições na mão mas acabei por não trazer... Alguém aconselha ou desaconselha o mesmo?
Já agora, a oficina onde comprei a bike disse para usar isto para limpar toda a bike, até mesmo para a lubrificação da corrente:



Devo acreditar ou é melhor para a corrente usar mesmo oleo?
 
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Tyto

Member
Eu comprei o da shimano para tempo seco e humido e parece que a corrente anda sempre seca :(.

Aplico o óleo sempre depois de limpar a corrente (que limpo com desengordurante e um pano ao passar a corrente sobre o pano, fica impec)

Acho que vou voltar ao da castrol ao menos com esse sei que lubrificação não faltava, em dois anos que usei mais a serio não tive problemas com a transmissão, apenas aparentava muita sujidade, devido a massa que se formava lá.
 

SPT_SPEED

Member
Boa tarde, limpar a suspensão com um óleo de teflon para mim é obrigatório depois de cada volta. Até ajuda a tirar a sujidade das bainhas, o excesso limpa-se para não agarrar sujidade desnecessariamenre. Não é à toa que tenho uma marzocchi bomber jr t com 15 anos que nunca foi à revisão e funciona perfeitamente. Cumps
 

abelha2

Active Member
Tem cuidado com o óleo de moto serra. Eu usei muitos anos, e acho que me fartei de dar cabo de transmissão a meia vida.

Essa gosma que forma, que parece massa, no fundo é óleo misturado com pó e areia, ou seja forma uma espécie de lixa que dá cabo dos dentes da transmissão.

Neste momento tenho usado o finish line. O de verão (tampa vermelha) coloco em todas as voltas, e nem sempre lavo a corrente. O de inverno (tampa verde) limpo sempre a corrente com gasóleo antes de colocar o novo. No entanto quando acabar vou experimentar outras marcas
 
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