Óleo de Corrente

Barão Vermelho

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Pessoal, embora à primeira vista isto pareça um tópico para a secção de mecânica, a verdade é que estou mesmo a pensar comprar um óleo de corrente.
Passo então a relatar o porquê aqui da criação deste tópico:
Hoje, e depois de longos meses, voltei a pegar no meu frasquinho de óleo para a corrente da Joe's. Vocês sabem, aqueles para micro-lube, pequeninos, da tampa vermelha. Como desde praí de outubro que andava a usar a versão para "wet", nunca mais mexi no "dry". Qual não é o meu espanto quando hoje vou para o utilizar, e parecia massa concistente. Que M****! E tava cheio... Resultado, agora tenho de deitar aquele fora, e comprar um novo (obrigatoriamente doutra marca, porque não quero voltar a ficar com um frasco cheio de nhanha cinzenta que não serve para nada).
Por isso vos pergunto: que óleo aconselham que seja bom e não suje demasiado a corrente?
 

Paulo986

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Boas,

há poucos dias li um depoimento do Nuno Nogueira e que deixo aqui, espero que ele não se importe!

Boas,

Eu uso normalmente os Oleos da Pedros, o Wet e o Dry(este dry aparece-me numa imagem como sendo misto)(depois posso confirmar na minha ultima encomenda quais foram mesmo).
Tem se portado bem e normalmente sempre que ando de Bike lavo-a sempre a 100% por isso nao deixo andar la o mesmo Oleo muito tempo na corrente e afins.
Uso os Produtos da Muc Off para lavar a Bike toda e o mesmo liquido em conjunto com o Limpa Correntes da Barbieri que a mete a brilhar em 2 minutos.

Comprei a pouco tempo o da Motorex que vem em Spray e a sua aplicacao sendo deste modo e muito mais rapida e vai mais rapido a todos os sitios que usando o Pedros.
No Pedros uso o aplicador normal para a corrente e nos sitios mais complicados uso uma seringa com agulha.

O da Motorex usei-o apenas numa prova e umas 3 voltas com bastante agua e lama portou-se muito bem no geral, a nivel de deixar a corrente preta ela acaba sempre por ficar um pouco mas penso que com o Pedros isso acontece menos.

Ja usei todos os da Finish Line e uso apenas um na Bike de estrada por ser mais fino e apenas em certas zonas tais como bichas dos cabos mas o que se quer num oleo na minha opiniao e que saia bem na lavagem, dure e aguente muito tempo na corrente e estes da Pedros nem tem saido muito caros por isso acho que sao uma melhor escolha a nivel de qualidade preco.
O da Motorex acho que pela quantidade ja e muito mais caro mas se em certas situacoes se comportar melhor e sempre bom te-lo a Mao

Eu também costumo usar os oleos da Pedros, tanto o wet como o dry, mas acabaram-se os dois, tenho de comprar oleo brevemente, portanto ou mantenho o oleo Pedros ou vou arriscar num finishline!

espero ter ajudado!

cumps
 

edgar24969

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Bom dia,

Desde algum tempo a esta parte tenho usado óleo em spray da Lancar.

Estou bastante satisfeito, para obter mais informações sobre a marca usem o google :)

Cumps,

Edgar
 

helio69

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Eu já utilizei muitos, e agora utilizo WD40... Fantástico e com óptimos resultados! Ainda nenhum me convenceu valer a pena voltar a escolher óleos específicos!
 

haka

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Para quem acha que WD-40 deve ser usado em correntes de bicicletas com a função de lubrificar convem ver isto:

http://bicycletutor.com/no-wd40-bike-chain/

talvez até o óleo barato do decatlhon seja muito melhor que wd-40 e provalvelmente mais barato.

já agora aproveito para não recomendar completamente este oléo:



Usei duas vezes e foi necessário desmontar a corrente e efectuar uma limpeza profunda de forma a poder novamente usar a corrente, porque a quantidade de porcaria agarrada à corrente foi impressionante, de tal forma que dificultava o normal movimento da corrente. Com apenas duas utilizações de +- 30 km cada em modo all-montain.
 

Paulo986

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UIIII usar WD-40 e recomendar :fpalm::fpalm:

haka, não colocaste óleo a mais na corrente? um dos companheiros com quem treino todos os fins de semana usa esse mesmo óleo da finish line e não se tem queixado!

Esses oleos convém não por muito, porque se não a corrente e cassete ficam todas pretas e sim causa dificuldade no movimento da corrente e gera falhas nas mudanças!
 

haka

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talvez tenha sido esse o problema, talvez tenha colocado óleo excessivo, por isso não mandei fora a embalagem ainda tenho estado a ganhar coragem para testar novamente com uma quantidade aplicada menor. Mas o meu receio é que se não der resultado vou ter novamente um trabalho imenso em colocar a transmissão em condições.

O que costumo usar sempre e sem qualquer problema é o motorex dry
 

pacoo

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Estou a utilizar o MUC OFF acho qé é assim que se escreve. Impecavel! O melhor oleo que usei até hj, vamos ver como se porta no verão!
 

pepelento

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Haka, poe uma gota em cada elo, passa a corrente pelos carretos todos e pelos pratos todos, e depois limpa o excesso que fica na corrente. Vais ver que no dia a seguir está a funcionar a 100%, sem agarrar demasiada porcaria.
 

helio69

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Como disse atrás, já utilizei tudo quanto era óleo... Finish line, para seco e molhado, da decathlon, sport zone e mais umas quantas marcas conforme a a loja onde comprava... Acabava sempre com o mesmo problema. Com a água, ficava sem óleo, assim como acontece com o wd40... Com o pó ficava a corrente em pasta... Claro que o WD40 não é a melhor coisa para a saúde da corrente, mas até hoje, foi o único que não provocou o efeito mousse de chocolate na corrente. E olham que não tenho correntes que me tenham durado menos de 3000kms!
 

meteg

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Olhem eu utilizo o Rock N Roll Extreme Chain Lube e digo-vos uma coisa: Não quero outro!!!! Sai bem com a lavagem e além de lubrificar, limpa a corrente. Garanto-vos que funciona ás mil maravilhas.
Quando o comprei, foi às cegas, pensei: "granda barrete, isto nem óleo é". Aquilo até resíduos tinha no fundo da embalagem, e dizia "agitar bem antes de usar". Mas não é que aquilo funciona?! Quando entra em contacto com o metal da corrente adquire uma consistência diferente e é um espectáculo.
Está-se a acabar a ultima embalagem, das 3 que comprei inicialmente, vou mandar vir do CRC mais umas extreme e vou experimentar o dry para o verão (tenho usado o extreme também em tempo seco).

EDIT: Se quiserem confirmar o meu feedback, consultem o MTBR. Estão lá reviews a este produto e todas muito boas!

31HgJ3dWxiL._SL500_AA300_.jpg

Rock N Roll Gold Chain Lube

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Rock N Roll Extreme Chain Lube

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Rock N Roll Absolute Dry Chain Lube
 
Last edited:

Barão Vermelho

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A todos o meu muito obrigado pelas sujestões. Depois de muito ponderar e sondar as lojas aqui da zona, acabei por adquirir uma embalagem de JOE'S BICYCLE CHAIN LUBE FOR DRY CONDITIONS (disse que não voltava a esta marca, e afinal...), e até agora posso dizer que é razoável. Suja um pouco a corrente, e acredito que, com pó a coisa se agrave um pouco. Vamos esperar para ver. Como ponto positivo, cheira bem :)
 

nhgraca

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bom dia, li a resposta de todos e aconselho que não usem W40 e o pior de todos agarra tudo e para tirar e custa muito só com petróleo. tenho usado da marca decatlon e sortzone e não me dou mal.
 

nirvugo

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Boas,
A minha opinião em relação ao famoso WD40 é que pode ser utilizado para 1001 efeitos e nenhum deles é lubrificação de correntes de bicicleta. Não sei se ja alguem experimentou, quando temos massa consistênte ou mesmo lixo )de estarmos de volta da bike) nas unhas, não conheço nada melhor para tirar do que o WD40.. sai tudo.. dizem que também tira marcas de alcatrão da pintura dos carros, riscos de caneta nas paredes, etc. Não aconselho a utilizar na corrente a não ser que tenha ferrugem (p.e quando deixamos a bike parada de uma semana pra outra depois de termos andado à chuva com ela), nesse caso o ideal será aplicar uma camada de WD40, passar um pano para remover o excesso e deixar actuar um dia, no dia seguinte lubrificar com qualquer produto que seja mesmo lubrificante. Pessoalmente utilizo um spray da marca Continente que é bastante bom (e barato). É um produto que é aplicado na forma liquida (em spray como disse) e que, secando, deixa uma película semelhante à que as correntes trazem quando são novas. Utilizo tanto no inverno como no verão e nunca tive problemas. Para as roldanas do esticador utilizo um spray à base de Teflon da Decathlon também bastante eficaz (e barato).
Não faltam soluções para lubrificar correntes, tudo depende da disponibilidade (€)... :D
 

jmra37

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nirvugo, não poderia estar mais de acordo contigo, em relação ao WD40. Pau para toda a obra, mas em termos lubrificante, é fraquinho (tb lubrifica).
 

engenheiro_

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desculpem estar a desenterrar este tópico, mas comprei um lubrificante para correntes novo, o lubrificante e em spray, e deitei aquilo e a corrente ficou muito silenciosa mesmo! nem se ouve a rodar a corrente, mas acho que terei um problema pois o lubrificante e muito peganhoso, a corrente ficou muito peganhosa, será que eu a fazer BTT não vou ficar com um monte de coisas agarradas a corrente como pó, e.t.c? que me vai dificultar as trocas de mudanças e.t.c.

cumprimentos...
 
O wd 40 é mais um repelente de agua, no fim de lavar a bike coloco um pouco de wd 40 para retirar a humidade da corrente depois motorex principalmente o wet, já utilizei alguns mas considero o motorex o melhor que utilizei.

cumprimentos
 

nirvugo

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engenheiro_ , o lubrificante que uso também é em spray e depois fica consistente na corrente por isso deve ser algo semelhante ao teu. Em termos de agarrar lixo, é normal que o faça porque é gorduroso, mas isso é uma questão de colocar uma quantidade suficiente e lavar a corrente periodicamente a fim de evitar desgaste excessivo. Depois de aplicado o lubrificante, a corrente fica como se viesse de nova com aquela espécie de "goma" protectora.
 

engenheiro_

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ya fica com uma goma, tipo quando bem de nova. so que como vi que e bem peganhoso.
e depois eu tenho aqui uma corrente nova para trocar, com a tal goma de nova. e dia 6 de Novembro tenho um passeio de BTT, e fiquei com receio de meter a nova agora, que esta lubrificada e tudo, e depois para dia 6 ja vou ter de limpar e lubrificar com este spray, e tinha medo que o spray não ficasse como a lubrificação de origem que a corrente tem. então estava a pensar meter a corrente nova so uns dias antes do passeio, para não ter de lubrificar com este spray. mas se é como dizes e na boa.
quantos km fazes com este spray? lavas a corrente e metes sempre antes de uma volta? ou anda algum tempo e depois voltas a limpar e lubrificar?

cumprimentos...
 

PlayGhost

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Como a limpeza é algo importante para mim e uma boa lubrificação também tenho usado o squirt lub. É um lubrificante à base de cera que me tem permitido até agora manter a corrente sempre limpa e bastante silenciosa. Até agora não tenho nada a apontar. Resta testar agora no inverno. A limpeza da corrente quando tinha óleo era feita com recurso ou a um produto especifico de limpeza, ou então gasóleo ou petróleo. Agora basta chegar ao elefante, passar por água e depois limpar bem com um pano. De vez em quando tiro a corrente e lavo-a em casa com água quente.
 
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