És mulher? Onde pedalas e como treinas?

teresamar

Member
Ainda existem poucas mulheres no BTT. Eu resido em Castelo Branco e aqui na cidade, se existirem cinco a praticar semanalmente, é muito.

Diz-me de onde és, há quanto tempo praticas BTT, e como treinas para te manter em forma, se só fazes passeios, ou se também vais a maratonas.

Eu iniciei-me em Setembro de 2005, num "ferro". Comecei com uma volta de 12 Km sem subidas e mesmo assim acabei com a "língua de fora". Até Dezembro fiz mais uma volta de 38 Km e outra de 27 Km, e depois veio o Natal para estragar tudo. Em Janeiro comecei a fazer spinning e corrida em Fevereiro. Comecei também a fazer orientação em BTT. Recomecei a pedalar, mas só fins de semana e voltas pequenas. Fiz a PTG40 em péssima forma física e com uma grande enxaqueca. Demorei 5 horas! Depois disso comecei a treinar mais a sério: treinos de serra, Sábado e Domingo, entre 25 e 30 Km. Iniciei esta semana treinos também às terças e quintas com a mesma quilometragem mas com menos subidas e mais rodagem. Com mais algum treino espero estar a fazer maratonas de 100 Km daqui a uns mesitos, não pela competição mas pelo gosto pela modalidade. Neste momento já vou na minha terceira bike e já despachei o "ferro". :D
 

koizu

New Member
qualquer dia tas a dar a volta a frança em bicicleta :twisted: :twisted:

mas força nisso... tu que sirvas de insentivo para as outras mulheres!!!

fiquem bem...
 

mjalvorado

New Member
Eu resido em Évora e na minha zona também não há muitas mulheres a praticar btt.
Comecei a frequentar pequenos passeios pelo convivio e por gostar muito de andar no campo e de bicicleta desde de pequena.
Gostava de participar numa maratona, mas só tenho tempo para praticar ao fim de semana por isso não dá para adquirir a melhor forma fisica, por isso vou me ficando pelas meias maratonas.

Boas pedaladas para todos e pode ser que um dia destes nos encontremos todos por ai a pedalar.

Bjs
 

teresamar

Member
Fazer uma meia-maratona também tem o seu valor. A de Portalegre não foi fácil. Estar em boas condições físicas torna as voltas mais fáceis e rápidas.
Chegar ao fim é uma grande vitória. Depende dos nossos objectivos chegar em primeiro, no meio ou no fim.
 

JJBL

New Member
Boas
Parabens pela iniciativa e sempre de louvar uma atitude tão corajosa como essa, mas com dedicação e corajem consegue-se, tem atenção e vai com calma com as iniciantes, para que nao percam a vontade logo ao inicio, parabens.

JJBL
 

teresamar

Member
Mas onde é que estão as mulheres?!
Vocês não treinam?! Estamos no Verão, anda tudo na rua!
Vamos lá partilhar opiniões. Gostava de conhecer as que andam pelo fórum.
Até breve. :wink:
 

CMarques

New Member
Olá meninas

Não tinha respondido porque acho que estas perguntas estão mais viradas para quem faz competição, mas de qualquer forma aqui vai

Sim, sou mulher!

Onde pedalo?! Pela zona da grande Lisboa. Durante a semana saio de casa a pedalar e faço-o na zona do Montijo, Alcochete e Moita. Aos fins de semana (com execpção desta altura de calor), gerlamnete meto a bike no carro e vou explorar outras zonas, como por exemplo Lagoa de Albufeira, Cabo Espichel, Arrábida, Sintra... enfim onde houver passeios cujo percurso me agrade

Uma coisa que adoro fazer aos fins de semana, é logo de manhã pegar na bike e ir por aí à descoberta sem horários

Como treino?! Eu não treino, pelo menos a minha intenção não é essa, não pretendo competição, embora já tivesse participado numa e não saber se o voltarei a fazer.... gosto de andar por prazer, conhecer locais novos sem hora de chegar e isso em maratonas é complicado

Cristina
 

zazas

New Member
Olá meninas!!

Antes de mais, deixem-me dizer que já tive o prazer de conhecer algumas senhoras deste fórum e a elas os meus parabéns!! :#1:

Ora eu sempre fiz muito desporto, desde os meus 11 anitos que jogo futebol e nos últimos 7 anos futsal federada. Isto acompanhado sempre com muito ginásio :wink:

Ora nas andanças do btt estreei-me com a minha bike nova imagine-se, numa prova de resistência de 6h :s . Foi em Belas dia 12 de Fevereiro de 2006. Sou da zona de Pombal, distrito de Leiria, e como sempre estive em desportos colectivos, ainda me custa muito arrancar de casa e ir treinar btt sozinha. Então, pus-me a procurar provas e todas as que que eram aqui à volta eu fui para treinar. A coisa começou a correr bem e tal... eu ia ouvindo incentivos e comecei a fazer as provas da taça de Portugal de Maratonas em promoção. A coisa continuou a ir bem e na 3ª prova da taça já eu estava federada :wink:

Agora há menos de um mês descobri o PNSAC e a zona da Batalha. É lindo!! Tenho ido treinar aos domingos com pessoal aqui do fórum e aconselho vivamente!!

Este domingo vou ter a última prova da taça na Sertã!
 

Carolina

New Member
Olá Meninas!

Eu comecei a praticar BTT em Agosto / Setembro do ano passado, e desde então muuuuiiiitos kms se passaram! :mrgreen:

Embora eu partice em competições - maratonas e provas de resistência - eu não faço competição. Quer dizer, apenas comigo, vou lá para dar o meu melhor!

Os meus treinos consistem em correr (coisa que já fazia antes), pedalar em bicicleta estática e umas aulinhas de RPM de vez em quando, para ajudar também pratico yoga. E sobretudo quase todos os fins de semana pedalo, passeio, treino ou maratona tudo serve! Quantos mais kms melhor!

Confesso que o meu grande orgulho foi ter feito o Portalegre, demorei cerca de 9h 30m, mas consegui! :#1:

O próximo objectivo será fazer o Tróia-Sagres, vamos lá ver como correm os treinos!

Carolina
 

CMarques

New Member
zazas said:
Agora há menos de um mês descobri o PNSAC e a zona da Batalha. É lindo!! Tenho ido treinar aos domingos com pessoal aqui do fórum e aconselho vivamente!!

Este domingo vou ter a última prova da taça na Sertã!

Lá mais para o Outono sou bem capaz de ir ter convosco para um passeio na Batalha... gostei dos trilhos (do PNSAC não tanto... faltam árvores)

Boa sorte para essa competição... sei que as mulheres estão bem representadas através de ti :)

:clap: para todas.... continuem com essa pica :)

Cristina
 

teresamar

Member
Competição ou não, a verdade é que todas nós que participamos em mini-maratonas e maratonas acabamos por nos ver no meio dela.
Eu também não faço BTT para competir com os outros, mas sim comigo mesma. Em cada prova quero estar melhor fisicamente e exijo mais de mim mesma. Se estivermos bem fisicamente, acabamos as voltas como se nada fosse. As subidas que antes me atormentavam são para mim um prazer. E as descidas muito técnicas já não me metem medo e causam uma certa adrenalina: se caio levanto-me, se não dá para ir montada vai-se a pé! É sempre a andar! É o prazer pela bike, e pela natureza.
Desde a mini-maratona de Idanha-a-Nova que só tenho feito apenas passeios de semana e fim de semana com um grupo de Castelo Branco, onde moro, e uns amigos de Vila Nova da Barquinha, onde mora a minha cara metade (comentários das voltas em (http://mulheresbtt.blogspot.com/ e http://btt-ctb.blogspot.com/). São normalmente voltas entre 25 a 35 Km, com médias de 12 a15 km/h, com boas subidas e descidas, outras vezes mais a rodar, e é um bom treino para passar o Verão. Em meados de Agosto, depois das férias, começa o treino mais a sério.
A Serra d'Aire é um sítio onde gostava de ir, mas já só devo ter tempo em fins de Agosto. Ouvi falar que para treinar é excelente devido às subidas.
Todas nós temos razões difefentes para praticar BTT, mas uma paixão comum, e o importante é sairmos à rua, muitas das vezes sózinhas, num desporto maioritariamente masculino (onde felizmente somos bem recebidas) e tentarmos dar o nosso contributo. Ficar em casa a fazer renda já não é para nós!
Boas pedaladas a todas! :wink:
 

sica

New Member
Vamos continuar com os nossos passeios ao Domingo de manhã na Batalha pelo que quando quiserem aparecer é só avisar, e como dizia o Zeca Afonso "traz outro amigo tambem".
Quanto às mulheres a praticar BTT, cada vez se vêem mais e com mais pedalada, quanto a treinos é que não posso ajudar :D :D :D, pois os meus treinos é andar ao Domingo de manhã tirando uma ou outra semanita em que lá faço mais um passeio a meio da semana.
Confesso que quantidade muitas vezes não é qualidade e para mim o BTT serve acima de tudo para pedalar ao lado de amigos e disfrutar paisagens que de outra maneira era dificil de conhecer.
A minha experiência diz-me que mesmo andando uma unica vez por semana dá para progredir e terminar Maratonas sem ficar muito cá para trás.
 

ana pascoal

New Member
Olá

Sou nova nestas andanças, comecei a pedalar por arrasto do meu marido. :oops:
Sempre andei de bicicleta, desde pequena que o faço, mas btt só este Verão é que iniciei.
Tenho andado a treinar sozinha :cry: na zona de Alverca, vou uma a duas vezes por semana, faço cerca de 20km. Não tenciono competir, não digo que não possa vir a entrar em alguma meia maratona só pelo convivio. O que mais me agrada nesta modalidade é o contacto com a natureza, o ar puro que se respira, é um desporto que faz bem ao corpo e à alma.
 

teresamar

Member
Olá Ana!

Benvinda aqui ao Fórum. Espero que encontres pessoal para pedalar contigo. Uma vez que não procuras a competição, às vezes vale mais uma volta bem dada ao fim de semana, que pequenas voltas de semana, muitas vezes já há noite, se contarmos que está a chegar o Inverno, e dependendo das profissões de cada um.
Cá por Castelo Branco talvez se arranje uma volta para ti, se coincidir a tua vinda com um fim de semana que eu cá esteja, pois eu sou muito vadia e em cada 15 dias estou fora em casa do namorado, para não falar que 6 fins de semana por época estou fora para fazer ori-BTT. Mas vamos fazer por isso e juntar um grupo fixe para ti.
Beijinhos.
 

Lee

New Member
Eu não conheço pessoalmente nenhuma mulher que faça btt.
Eu também não faço o btt puro e duro mas gosto de dar umas voltinhas fazer umas subidas :grrr: para depois descer :D mas nunca arranjo quem me acompanhe :(. Isto é, sem ser o meu namorado que nem sempre pode!!!
Treinar sozinha também não é para mim...
 

teresamar

Member
Uma pessoa a treinar sozinha não evolui muito porque se limita bastante, quanto a mim. É que não é aconselhavel arriscar certas coisas estando sózinhas no meio do mato, seja homem seja mulher, pois pode surgir uma queda e precisarmos de auxílio urgente. E quando os minutos contam, faz toda a diferença.
Eu como também nem sempre arranjo mulheres, vou treinando com homens, um deles o meu namorado, que também faz BTT, e assim mantenho treinos regulares 3 e 4 vezes por semana.
Mas até conseguir isso foi um desespero.
:wink:
 
Top