Mochila

serici

Member
Boas,

Ando de BTT há uns 3 anitos mas ainda nao consigo ter uma opinião objetiva acerca da melhor forma de transportar ferramenta de apoio. Regra geral sempre que saio em treino ou passeio levo sempre: camara de ar, bomba, dropout, chave multi-funções, documentos, dinheiro e 1 ou mais barras/mantimentos dependendo da volta. Se o treino é para 3 a 5 horas levo a camara de ar e mantimentos no jersey ou casaco. O restante numa mala daquelas que se fixam por baixo do selim. Em teoria prefiro a mochila sendo aí o problema o incomodo de sentir aquele peso nas costas, mas para certas voltas (NGPS, EPIC) a mochila é indispensavel e quando chega esse dia não tenho o habito de a usar. Neste sentido a minha questão é esta:

Eu tenho uma mochila 1 lt da decathlon e não sou fã. Na vossa opinião uma boa mochila faz diferença? É possivel ter uma mochila confortável?

Obrigadus
 

Joseelias

Well-Known Member
Eu já experimentei um pouco de tudo. Bolsas na bicicleta nunca gostei muito. Para além da pouca carga que leva de uma forma geral sempre me ficaram a roçar na parte de dentro das pernas a cada pedalada, o que é suficiente para levar perto de um ataque psicótico. :D

Coisas no jersey também me parece pouco funcional. O suor, se forem coisas mais rígidas pode representar um risco, aquilo a repuxar o jersey, etc.

Assim que inventaram as mochilas passei a usar uma o que representou uma melhoria enorme. A quantidade e disposição da carga e a protecção para as costas são grandes vantagens. Mas a forma da mochila, em particular no apoio das costas é importante. Não gosto daquelas que a parte de apoio é toda lisa. Têm muita superfície de contacto e não deixam respirar as costas. Há algumas que têm uma esponja mais firme com o almofadado dividido em blocos e espaço entre eles que ajudam a não aquecer tanto. O bocal do reservatório também é importante, pois alguns são pequenos e têm pouco fluxo. Outro aspecto importante é definir o comprimento da mangueira que nos agrada. Eu gosto que seja comprida para poder beber a água a olhar para a frente. Muito curta e fico com o pescoço torcido. Também prefiro com uma fivela na zona do peito e da cintura. De resto é uma questão de ajuste e não exagerar no peso.

Dito isto, estou a passar por uma "fase" que me fez voltar a experimentar uma solução que usei ainda antes das mochilas terem aparecido, e que até tem raízes no inicio do Btt, que são as bolsas de cintura. O ano passado durante o Verão foi que usei e amanhã já a vou voltar a usar. Tem a vantagem de não aquecer as costas e permite levar de forma confortável o que precisamos com um acesso excelente. Basta pôr as mãos na parte de trás da cintura e consegues agarrar tudo, ou então basta rodar para a frente para se tirar o que se quer. Neste caso levo o cantil na bike.

No ano passado falei nesta hipótese à minha mulher, compramos uma bastante interessante para ela em saldos na Sport Zone e gostou bastante. Só já usa a mochila no inverno para proteger as costas da água e lama. :D De resto prefere a bolsa de cintura

Desde que tenha o cinto e a fivela larga para não se vincar na barriga funciona muito bem. A Camelbak e outras marcas até têm umas que levam água. E há desde a que só aperta à cintura como outras que têm um arnés para dar mais estabilidade caso se seja mais radical. Há muito pessoal do All-Mountain e Enduro a usar esta solução.

Na Decathlon e Sport Zone têm uns quantos modelos, pensadas para trekking mas que funcionam bem para Btt. Tens aqui uma imagens para veres do que falo.

MG_3928-640x426.jpg

camelbak-palos-6654-1500x877.jpg


Hip-Bag-Group-Test-Review-MTB-Mountainbike-1-von-1-1140x760.jpg
 
Top