Barulho desviador traseiro shimano xt plus

Boas
Ja alguem teve este problema?
Ando a meses com este barulho na bicicleta e é irritante. Ja tentei varias coisas para iliminar o barulho mas nada feito..
Ao pedalar nas mudancas mais pesadas e com alguma vibração a corrente bate na caixa do desviador..

Encontrei este video no youtube que é exatamente aquilo que disse.
 

Joseelias

Well-Known Member
Nas resposta a esse video mencionam que é a falta de tensão na corrente (demasiado longa) e que o problema foi resolvido com a substituição da roldana superior por uma com mais dentes.

No entanto pode estar a acontecer que o desviador esteja demasiado próximo da cassete e a roldana superior fique tão próxima dos dentes da cassete que seja empurrada para baixo cada vez que um dente da cassete engata na corrente. Em casos extremos os dentes da cassete podem até tocar nos dentes da roldana através do elo da corrente. Isso é fácil de verificar visualmente.

Outra hipótese é teres tirado a corrente e depois da montagem esta não estar a fazer o percurso correcto da roldana superior até à inferior. A meio do braço do desviador costuma haver uma pequena placa que cruza o espaço entre as duas placas. Se a corrente não estiver bem montada pode ficar a roçar na placa em vez de passar por trás.

Isso acontece desde inicio ou só a partir de determinada altura?
 
Desde que foi a primeira revisão começou a tarde e este barulho. Faz em dezembro 1 ano..
A corrente esta bem montada, com a vibração é só em certos andamentos bate na tal placa da caixa do desviador e faz o barulho
 

camponubla

Well-Known Member
Se o barulho o faz quando a corrente está no "prato" da cassette maior quase com certeza que será o que diz o Joseelias, a roldana superior estará a tocar a cassette....tens um parafuso que regula a distância entre a caixa do desviador (roldana superior) e a cassette.

Tenta por aqui uma fotografia onde se veja o desviador completo no "prato" maior e outra no "prato" menor da cassette. Quantas mudanças tens "a frente"?
 
Os andamentos que tenho são 1x11.
Prato 32 e cassete 42/11
O barulho aparece quando ando nos andamentos mais pesados da cassete, mas se der/tirar tensão ao cabo ou mexer no parafuso que regula a proximidade do desaviador à cassete, o barulho já começa a aparecer em andamentos mais leves.

Eu já tinha vistos os comentários do vídeo antes de criar o tópico é já aumentei a tensão no desviado mas além de a troca de velocidades ficar muito dura, o problema do barulho continua
 

camponubla

Well-Known Member
No desviador tens 3 parafusos...um "H", um "L" e tens um terceiro....este é o que regula a distância (vertical) da roldana com a cassette.
 

Joseelias

Well-Known Member
O terceiro é o parafuso B que serve para regular a distância do desviador à cassete. Na foto seguinte parece-me um exemplo de uma boa distância.

OneUp-RAD-Cage-shimano-rear-derailleur-hack-for-oversized-cogs03.jpg


Mas acho estranho estares a falar em mexer no comprimento do cabo. Aí o barulho começa a aparecer porque o desviador começa a desafinar. Se deres folga a parte de dentro da corrente começa a roçar nos dentes da velocidade em que vai porque quer passar para uma mais pesada, ou se esticares muito começa a roçar na roda dentada da velocidade mais leve porque quer também passar para ela.

Neste caso estamos a falar de outra questão. Será a afinação do desviador ou até mesmo de linha de corrente que cruza muito e a corrente deixa de assentar bem nas roldanas do desviador criando um efeito semelhante ao que descrevi acima quando se dá forga demasiada ao cabo. O material é todo compatível com o 1*11?

O que li noutro video é que o barulho vinha da "clutch" (embraiagem) do desviador, e que depois de terem tirado a protecção e de terem lubrificado o mecanismo o problema ficou resolvido. Mas aí não posso ajudar muito pois não tenho experiência com desviadores desse tipo.
 
Last edited:
O parafuso B sempre esteve bem afinado.
O barulho é na tal chapinha da caixa do desviador.
Meti 4 camadas de fita cola na chapinha e o barulho desapareceu. Fiquei com a certeza de onde vem o barulho mas quero arranjar uma solução melhor
 

Joseelias

Well-Known Member
Nesse local? Que estranho. Muito mesmo. Isso não estará empenado, por exemplo de algo que lhe tenham feito na manutenção da bicicleta? Ou trocaram a roldana superior por uma com dentes a mais o que faz com que a corrente saia em direcção a baixo de uma posição mais avançada e roce aí?

Se o problema era roçar aí ou é empeno, ou problemas nos tamanhos das roldanas ou a corrente não é a adequada. Não vejo outra razão. Mas não quer dizer que não haja.
 

Joseelias

Well-Known Member
Fiz uma breve pesquisa e parece que há mais pessoal a queixar-se do mesmo. Será um mau desenho por parte da Shimano? Há quem tenha resolvido a questão tendo colocado uma roldana inferior maior. Assim a corrente ganha mais ângulo e afasta-se da placa. Se o teu desviador tiver espaço em baixo para colocares uma roldana maior és capaz de resolver o assunto.
 
exato parece uma boa soluçao
Mas sera que se tirar um elo a corrente nao resolvo o problema? Assim a corrente fica com mais tensao e talvez nao vibre tanto..
 

Joseelias

Well-Known Member
Poderá ajudar, mas sinceramente não sei se será suficiente dado o local e as condições em que aquilo acontece. Com a roldana maior na parte de baixo não só dás ângulo à corrente para se afastar da placa, como o facto de ser maior também lhe dará mais tensão como se tirasses um elo, por exemplo.
 
Sim isso é bem verdade

Por estranho que pareça hoje tirei a fita cola e o barulho desapareceu :D
Quando for andar nela ai sim vou ver se ele desapareceu..
 
Top