Treino de cadencia.

ferreirm

New Member
Boas,


Na volta de este fds o pessoal com que vou chamou-se a atençao que nao esto a ser consistente na minha cadencia na subida..(isso reparou-se na subida ao monge) :D.
Tenho muita resistencia e força "explosiva".
Que dicas é que me podem dar para melhorar a minha cadencia.. para torna-la mais consistente...
Que tipo de treino posso fazer para melhorar.
 

mario alpiarca

New Member
Olá Pessoal...

Temos em primeiro lugar de perceber o que implica realizar Trabalho de Cadência de Pedalada.
O primeiro pressuposto está definido em relação ao movimento de pedalada, que é uma técnica que tem de ser aprendida e treinada sistematicamente. Em termos de coordenação intermuscular (a relação entre musculos que realizam a força e provocam o movimento - Agonistas e musculos que se descontraem para permitir movimento - Antagonistas) a pedalada é um movimento extremamente complexo, onde estão envolvidas grandes massas musculares (grupos musculares) que se vão alternando conforme o ciclo de pedalada. Depois temos que perceber que existem dois pontos mortos no ciclo de pedalada (0 graus e 180 graus).

Em termos de técnica de pedalada podemos distinguir os seguintes tipos - Em Pistón e em Redondo, estes dois tipos de pedalada têm resultados muito diferentes em relação à potência desenvolvida. É de salientar que estes tipos de pedalada podem ser realizados em pé ou sentados no selim.

Enquanto na Pedalada em Pistón a força que se realiza é dos 0 graus até aos 180 graus (não é totalmente verdade mas dá uma boa imagem) e portanto dos 180 graus até aos 360 graus a perna que sobe não realiza força sendo um peso acrescido para a perna que está a realizar força para baixo, na Pedalada em Redondo o ciclista realiza força durante todos os 360 graus (É obrigatório o uso de pedais de encaixe) . No entanto os níveis de força exercido nos primeiros 180 graus é muito superior (grupos musculares mais potentes das pernas) que nos segundos 180 graus. A Pedalada em Redondo também obviamente produz maior cansaço porque existem mais grupos musculares a trabalhar e o nível de tensão muscular eleva-se rapidamente, entrando-se frequentemente em processos metabólicos anaeróbicos. Basta pensar que este tipo de pedalada utiliza-se para sprints, para escapar, estender o grupo, ultrapassar, etc.

Em termos de treino o ideal estará entre a pedalada de pistón e de redondo, uma vez que podemos utilizar mais grupos musculares e portanto menor cansaço localizado (problema das câibras), apesar de num inicio os níveis de frequência cardíaca poderão ser mais elevadas.

Para afinar o trabalho de técnica de pedalada é utilizado o pedalar com apenas um pé com uma mudança relativamente pesada e com níveis de frequência de pedalada baixo (cerca de 50/60 P/M), cerca de 2 min para cada perna, para o SNC aprender que músculos contrair e descontrair (um sinal de sucesso é a pedalada ser sempre realizada em força e não haver rotação sem inércia).

Outro aspecto importante será verificares qual é o nível de frequência de pedalada onde a tua FC é mais baixa para a mesma velocidade (Plano e subida).

Lembra-te que altos níveis de frequência de pedalada (90-110 P/M), provocam menor tensão muscular (depois de treinados claro) e portanto menores níveis de FC e menor cansaço localizado, mas maiores níveis de cansaço nervoso (se não treinados).

É na Estrada que se deve treinar frequência de pedalada, uma vez que não temos de estarmos constantemente a levantarmos e pararmos de pedalar devido às condições do terreno. Aqui vão algumas ideias para treinar Frequência de Pedalada:


Exemplo de trabalho específico contínuo: Pedalar na roda de mota; Relevos com mudanças leves; pedalar em descidas; pedalar em plano com mudanças leves ou a favor do vento.

Exemplo de trabalho por intervalos:
Distância a percorrer: 100 – 300 m
Frequência de pedalada: 100% (Máxima) entre 130 – 170 p/m
Nº. repetições: 8 – 12
Recuperação: completas (6 – 10 min.)

Este treino tem como objectivo a automatização da técnica, melhorando a coordenação inter e intramuscular. Deve ser conteúdo dos treinos em todas as fases de formação do ciclista e durante a época.

Para o Treino de Velocidade -Resistência:

O objectivo é de manter altos níveis de velocidade no maior tempo possível. O trabalho incide sobre a melhoria neuromuscular e de suportar a dívida de O2. Fundamental para DH e 4X.

Distância: 300 – 1500 m
Intensidade: 90% - 95% da capacidade máxima
Nº. repetições: 10 – 20
Recuperação: completa (3 – 7 min.)
Mudanças: um a dois dentes mais leve do que utiliza normalmente.
Frequência de Pedalada: acima das 110 ppm

O objectivo é de conseguir responder a mudanças de ritmo rapidamente, mantendo altos níveis de velocidade. Fundamental no XCO.

Distância: 150 – 600 m
Intensidade: 90% - 95% da capacidade máxima
Nº. repetições: não ultrapassar as 20
Recuperação: parcial (2 – 3 min.)
Mudanças: um a dois dentes mais leve do que utiliza normalmente.
Frequência de Pedalada: acima das 110 ppm

OK pessoal espero que vos ajude em algo...

Um abraço do

Mário Alpiarça
 

mario alpiarca

New Member
Olá Outra vez...

Para se resolver o problema das cãibras, também deverão ter cuidado com a alimentação (sólida e líquida) e nunca utilizem artefícios unicamente nas competições, o corpo também se treina na absorção de electrólitos, líquidos e açucares e outros.

Quando os quadricipedes começarem a apresentar cãibras, podes mudar de posição no selim escorregando ligeiramente para trás, assim trabalharás mais os gluteos e dás um pouco de descanso aos quadricipedes.

Tchau

Mário Alpiarça
 

mario alpiarca

New Member
Pois é a minha cabeça já não é o que era ontem (não dormi bem...)

Relativamente a vencer os dois pontos mortos da pedalada (o graus e 180 graus) posso dar um exercício que os meus atletas praticam e que faz que eles descubram que têm outros músculos. Todos nós conhecemos o movimento que o pé e a perna realizam quando pisamos uma "bosta" e queremos livrarmo-nos dela. O pé ora desliza para a frente ora para trás.

Se pensarmos que temos nos 0 graus de deslizar o pé para a frente e para baixo e nos 180 graus deslizar o pé para trás e para cima e concentrarmos toda a nossa atenção neste promenor técnico, a sensação é que estamos a disparar na BTT (a velocidade aumenta significamente). A ideia é treinar esta técnica até ao automatismo.

Ok! Penso que acabei por hoje...

Um abraço e até mais ver

Mário Alpiarça
 

ferreirm

New Member
Boas,


Pessoal, era isto mesmo que procurava..
Vou comprar um ciclometro com controlo de cadencia para me conseguir orientar melhor e conseguir fazer un treino como deve de ser..
O meu problema nao é nao ter força ou nao conseguir ter resistencia.. é mesmo nao conseguir manter uma pedalada constante.. e isso origina que a meio de uma subida disparo parece uma seta e derrepente parece que para conseguir manter essa passada tenho que começar a meter mudanças mais leves..
Mas com este treino acho que consigo aperfeiçoar a coisa.

gracias..
 

ruimatias

New Member
concordo com tudo o que o Mário Alpiarça disse

Mas acrescento que é preciso muitos km par se conseguir encontrar a cadencia que melhor nos adaptamos

só ao fim de muitas horas conseguimos encontrar a melhor cadencia :wink:
 

marafado

New Member
Boas,

era mesmo isto que eu tambem andava a procura.
Mas esta coisa da pedalada tem muito que se diga, o que me costuma acontecer é fico um pouco descordenado e as pulsasões sobem logo mas depois acabo por me concentrar unicamente na pedalada / respiração e a manter o ritmo começo a recuperar.
Agora é só treinar...treinar ... e treinar.

bons treinos,

Marafado.
 

Dave

Member
Sou da opinião que treino de cadencia só é eficiente em treino de estrada...

Treinam as bases da rotaçao na estrada e depois, vão andar de btt... ate voam :mrgreen:
 

ferreirm

New Member
Eu a nivel de pulso estou muito bem, a nivel de pulmão ainda não esta esgotado.. so não consigo e manter a cadencia.. e tenho força..
Tenho que treinar muito mais..
 

pedro25martins

New Member
Já agora, aproveito para me tirarem uma dúvida.
Quando vamos a rolar em estrada, geralmente vou com uma menor cadência, que os restantes.
Alguns acham este "metodo" mau, referindo que é melhor rolar com maior cadência...

A minha dúvida entre os dois tipos de andamento (maior ou menor cadência) é:
Qual dos dois provoca maior desgaste muscular? Qual provoca maior desgaste, sei lá, cardiovascular (ou algo do genero :oops: )?
Pareçe-me que quando ando com uma menor cadência, as caimbras apareçem mais tarde, ou chegam a nem apareçer...
 

davgov

New Member
Resumindo.. uma das melhores formas é fazer estrada e manter o maior tempo possivel uma frequência de pedalada constante. Depois o trabalho seguinte de treino para treino é aumentar essa frequência de pedalada. Este exercicio possibilita um melhor funcionamento da caixa e um menor desgaste muscular, preveligiando a rotação em deterimento da força.

Não sou nenhum expert nem nada parecido mas tenho-me dado bem com este modelo de treino.

um abraço e boas pedaladas!
 

mario alpiarca

New Member
Olá Pessoal...

Estive a ver algumas das respostas deste assunto e:

Ao Rui Matias devo dizer que a técnica de pedalada não se adquire em horas mas sim em meses de treino bem conduzido, até tal como está escrito à automatização (terceira e última fase da aprendizagem motora - Coordenação intermuscular).

Cuidado com os treinos continuados em que a cadência é sempre a mesma. Os meus atletas quando estão a realizar treino continuo extensivo realizam sempre sprints para que os músculos "se lembrem" que existem outras cadências mais elevadas. Podem brincar às 90/100/110 p/m de forma a criar um esteriotipo de alta qualidade (uma forma simples de verificar que o trabalho está a ser bem realizado é:

1) os pedais estão sempre a produzir deslocamento;

2) o rabo em cima do selim não está aos saltos.
`
À pergunta do Pedro25 Martins respondo com outra pergunta: Normalmente andas com cadências abaixo ou nas 80 pedaladas por minuto, se sim a resposta é em principio afirmativa, podes ter uma má técnica de pedalada. Podes Provocar demasiada tensão muscular e prematuro cansaço localizado - Cãibras.

Um abraço e até mais ver...

Mário Alpiarça
 

wayken1

New Member
Tive a ler este topico e comprovei o que vejo muitas vezes na pista de Loulé... Muita gente não anda 'a cadencia adequada.
Esta técnica é expecialmente ma para os musculos e tambem para o material. Os musculos porque, e como ja disse o mario, a tenção pode ser demasiado elevada e pode leva à ruptura do musculo. O material porque as correntes não estao propriamente preparadas para receber muita força, principalmente as de estrada. Alem disso, se tentarem arrancar (sprintar) com uma cadencia de 80ppm nao conseguem arrancar logo, pois teem de fazr muita força, e so depois de embalar e' k vai gradualmente aumentando a velocidade. Eu pessoalmente tenho muita cadencia... Faço cerca de 105 a 110 ppm de media por treino e nunca tive problemas de caibras devido a isso.
 

match

New Member
Achei meio vago os exemplos do Dr Alpiarça, pois não fala em tempo na execução, a não ser na recupeção. Logo, fica meio sem parâmetro, referencia mais precisa, ou ewntão me expliquem melhor, por gentileza
 

matchh

Member
Até onde sei, tb nao concordo que tenha diferença de cadência entre BTT e Estrada.
O que há é muito mais variações de Cadência no BTT em função do terreno.

Um pergunta que me veio: Normalmente na subida a Cadência tende a cair.
Tipo, se vou no plano a 90, na subida cai a 80. Se manter 90 o coração parece que sobe mais ainda, daí eu compenso baixando a cadência.
Creio que seja muito mais falta de treino.
Ok?
 

NCoutinho

New Member
Sim mais rotação nas pernas o ritmo cardiaco sobe, mas também estás colocar mais potência nos cranks... se assim não fosse andavamos todos ai a martelar em cima dos cranks.

Agora estrada e btt são bastante diferentes, no entanto em ambos vamos de bicicleta, o btt com muitas variações de terreno a estrada já com variações mais atempadas.

BTT, Absalon foi dos primeiros que me lembro a aparecer com uma cadência alta talvez em relação aos restantes, hoje não se vê ninguém lá a trabalhar com cadências muito baixas.

Estrada, bem só quem não viu o Cancellara no contra relógio com uma cadência talvez nunca antes vista nesta especialidade, pelo menos por mim.

Agora fazer mais ou menos depende de vários factores.
 
Top