Heart rate monitor training for cyclists - nunca é de mais relembrar

Kirtz

New Member
Sem dúvida, um artigo que todos nós deviamos ler, não só ajuda a perceber o que devemos fazer, como aumenta a nossa performance, e não precisamos de estar a treinar que nem doidos.
 
Depois de ler o artigo achei interessante mas pouco prático em BTT. Pode ser só a minha pessoa mas dificilmente eu consigo me manter numa zona pré determinada. Existem muitas condicionantes como as descidas, as subidas e o tipo de terreno que produzem grandes variações no batimento cardíaco.
 

gfilipe

New Member
Mas consegue-se determinar minimos e maximos no proprio aparelho.o minimo por exemplo de manha quando acordamos consegue-se facilmente determinar qual o minimo de cardio, o maximo com um pique a serio... depois disso e de estar gravado no aparelho mesmo em BTT é possivel andar dentro desses parametros.Claro, em ciclismo de estrada é bem mais facil de manter o ritmo cardio mais estavel e de fazer um "treino" mais eficaz nesse sentido.
 

mariosimas

New Member
por isso é que o pessoal do BTT faz a maior parte do treino para BTT em estrada :). Isto o chamado treino cardiovascular, porque o treino "técnico" tem que ser feito no mato :).

Meus amigos a conclusão é óbvia a base do treino de BTT é o treino em estrada.
 

Bikulas

New Member
Este topico com este artigo veio mesmo a calhar.

Neste momento estou com o objectivo de queimar gordura, 7 quilos. Tenho 1.85 e estou a pesar 82Kg.

Hoje curiosamente fiz uma volta de 3:45 a tentar manter entre os 60-70% de HR máximo, mas mesmo em estrada com uma subidas lá apareciam picos a 75/80%, mas pelo menos 3 horas foram nessa zona entre os 60-70%.
Foi uma volta de treta, sempre a pastelar. Será mesmo assim?
Agora leio nesse artigo "Burn Fat, Save Time". Qual dos metodos é melhor?
Pelo que li um treino numa zona entre 60-70% do HR máximo, 85% das calorias queimadas são provenientes da gordura, certo?

Estou confuso. Alguem me pode esclarecer?
 

pofa

New Member
eu que nao percebo nada disto ...

qualquer actividade fisica com duração superior a 1,5horas, consome a totalidade de hidratos de carbonos e passa a consumir gordura
 

Bikulas

New Member
Amigo pofa,

Se treinares numa zona 70-80% da tua HR máxima, 50% das calorias queimadas são provenientes de gordura, 50% de carboidratos e menos de 1 % de proteina.
Se fores então para uma zona 80-90% da tua HR máxima, 85% das calorias queimadas são provenientes de carboidratos, 15% de gordura e menos de 1% de proteina.

Temos que ter em conta o objectivo, que no meu caso é queima de gordura e não carboidratos.
Não referi, mas o meu treino de hoje resultou num total de 2340kcal queimadas e o mais curioso, foi o 3º melhor treino do ano em queima de calorias. Tenho treinos com a mesma duração de tempo e com média de batimentos superior mas com menos calorias queimadas.

O que me veio baralhar é um treino como o artigo refere, de pouca duração e intenso. Terei os mesmos resultados?

Enquanto tenho tempo porque estou de ferias vou fazer os treinos longos em zona 60-70%, quando recomeçar o trabalho talvez experimente este outro metodo e logo se vê.
 
Last edited:

reguila

New Member
Boa tarde.
Amigo biculas, cada corpo é um corpo, e ninguém melhor para conhecer o nosso, como nós próprios.
É assim, sou profsissinal da EF, e digo q com toda a certeza nos tempos q correm q ninguem deve treinar às escuras, e qd me refiro a isto logicamente, acompanhados por pessoas q estudaram para tal:
Médico - para fazer os exames q ache necessários atendendo aos seus antecedentes de saude e nos aconselhar o que é mais indicado.
Profissional de EF - Para nos encaminhar de acordo com a finalidade para a qual queremos recorrer ao exercicio fisico. (ex: perda de peso, rendimento fisico)
Nutricionista - Para encaminhar de acordo com o nosso corpo/massa muscular/ massa gorda na alimentação, para q não existam desequilibrios ao nivel da saude e bem estar tendo em atenção o objectivo falado anteriormente.
Qd treinar deve ser sempre acompanhado de um pulsómetro, tendo em atenção o aconselhamento e a planificação elaborada de acordo com o objectivo a que nos estabecemos, ir fazendo uma análise semanal de forma a saber se as coisas estão a caminhar no sentido q queremos.
Acima de tudo ser persistente e realizarmos o treino de forma confortavel e prazerosa.
Ter sempre presente as reações do corpo ao treino e transmiti-las aos profissionais, para a adequação da planificação.
Estes serão concerteza os principios básicos e corretos.
Cumprimentos e espero ter ajudado.
 

Bikulas

New Member
Amigo reguila,

Vou ter em conta o que disse: "ter sempre presente as reações do corpo ao treino...", e vou ver qual dos métodos é o melhor/mais eficiente.
Compreendo e respeito a sua ideologia, mas desde que pedalo nunca precisei de Profissional de EF para atingir os meus objetivos a tempo e horas, nem um Nutricionista para me ensinar a comer, mas o meu médico está a par da minha atividade física e do meu estado geral de saúde.

Off-Topic:
Não ando a treinar para o campeonato nacional de XCM :p, a minha onda é Trail/All-Mountain, mas tento manter uma boa forma para participar nos passeios mais exigentes tanto fisicamente como tecnicamente que apareçam aqui por perto (ex: 60km com 1500m acumulado).
Porquê perder 7 quilos? Foi com 75kg que tive a melhor forma de sempre, só que uma contusão no tornozelo, alem de me deixar 2 meses sem andar, quando voltei teve que ser com muita calma. Agora sim posso voltar à carga.

Desculpem-me a extensão off-topic mas é para me conhecerem um pouco melhor.

Obrigado pelos conselhos.
 
Top