Enduro

joao_p

New Member
Boas.

Ultimamente tenho considerado começar a competir em provas de enduro para o ano que vem.

Nunca competi, apesar de estar ligado e praticar BTT regularmente desde muito pequeno. Simplesmente nunca se proporcionou e acho que nunca o vi com um nível de seriedade para que "estivesse para aí virado". É a minha paixão contudo.

Treino regularmente, não só em cima da bike. A forma física não será um entrave, considerando o desgaste daquilo que é o enduro.

Com isto tudo, gostava de pedir a quem me pudesse aconselhar em como começar. Em que provas participar eventualmente etc.
Penso que ser federado será uma mais valia certo?

Cumprimentos!
 

Daemon

Active Member
Federado será uma mais valia "monetária" se fores a muitas provas para compensar o dinheiro investido na licença. De qualquer forma é também uma mais valia pois ficas com um seguro.

Aconselho a ires experimentar uma prova completa, treinos no sabado e prova no domingo. As provas diferem bastante umas das outras, mas penso que o maior obstáculo para quem está a começar (e não só) serão os saltos e os drops!

Se fores do norte aconselho a ires um dia até Terras de Bouro, Murça ou Ponte de Lima (todas têm organização para te proporcionar um dia de enduro).
 

Nozes

Active Member
Boa noite,

Não há que ter medo de nada para começar no enduro,ainda por cima se já tens uma boa base física.

O percurso de uma prova de enduro anda mais ou menos entre os 30 e os 40km,com acumulados entre os 1200 e 1500m,ou até mais. O normal são 5 Percursos Especiais de Classificação (PEC),ou seja 5 descidas cronometradas,que podem variar em distância,mas o normal anda à volta de 1,5km ou mais.

Quando levantas o dorsal,levas também um autocolante que deves colar na bike,com os tempos de partida em cada PEC,e é por eles que deves guiar. Se fizeres o reconhecimento do percurso,dá para teres uma ideia do tempo que gastas em cada ligação,e saber onde deves acelerar ou onde podes descansar. É sempre bom chegar com tempo antes da partida,para descansar e concentrar para a descida.

O meu conselho é que comeces pela categoria de Promoção,é destinada aos iniciados. Nas provas da Taça de Portugal não és obrigado a fazer o reconhecimento no sábado (os federados são),embora seja recomendável. Atenção às protecções obrigatórias,passa no site da Federação e vê bem o regulamento: http://www.fpciclismo.pt/pagina_blocohome.php?id_pagina_blocohome_new=109&id_modalidade_new=0

Entretanto,não sei de onde és,mas no próximo sábado há um convívio de enduro em Leiria,era uma boa oportunidade para tomares contacto com muita malta que gosta do mesmo,sem o stress de uma prova oficial. É tudo malta porreira,garanto-te :) Mais info aqui: https://www.facebook.com/profile.php?id=1507383755995080&ref=br_rs

Se tiveres mais dúvidas apita!
 

joao_p

New Member
Obrigado pelas respostas!

@Nozes
Sou da zona de Lisboa, mas agora fiquei tentado em ir até Leiria nesse dia para isso.
Vi que o limite é de 50 inscrições, achas que há risco de ficar tudo preenchido em até amanhã ou quarta-feira? E já agora isso passa-se tudo no sábado, não se estende até domingo certo?
Obrigado mais uma vez ;)
 

Nozes

Active Member
Bom dia,
É tudo no sábado, sim.
O evento é mais uma volta entre amigos que uma prova a sério, mas tem contagem de tempos,abastecimento, local para banhos...podes tirar as dúvidas no facebook! Eu infelizmente não vou poder ir,trabalho no fim de semana.
 

pedronmsluis

New Member
Também estava a pensar em começar a fazer umas provas de enduro, uma coisa mais amadora, mas nas minhas pesquisas apenas encontro provas de taça de Portugal. Alguém sabe se existem provas de enduro de um nível mais amador (só encontro XC).
 

Daemon

Active Member
Infelizmente praticamente não tem havido provas "amadoras" de Enduro. No entanto, na Taça de Portugal vês do mais "PRO" ao mais amador.
 
Top