Suspensão Total em Carbono (roda 29)

Há pouco falei com um lojista que me disse que para o meu tamanho o ideal seria um L porque ele tem 1.73m e usa um M e em algumas subidas bate no guiador, e depois falei com outro lojista que me disse para nunca comprar um L que me iria arrepender, e que seria um erro muito grande...
 

elvales

Active Member
Isto vai um pouco de cada um, não há medida fiável, só testando. Eu tb tenho 1.80 e ando perfeitamente num M
 
Boa tarde,

Há já agum tempo que não partilho updates sobre este processo, e isso tem uma razão muito simples, a KTM ainda não apresentou a nova Scarp que tem um atraso já bastante grande (devido à entrega de componentes diz o importador).
E sem isso, não posso decidir, no caso de ser nova, se a Scarp ou se a Orbea OIZ.
Também me têm dito que vem aí as promoções de primavera devido à chegada dos modelos de 2019, será?
Entretanto, tenho procurado algumas oportunidades em 2ª mão, mas elas simplesmente não aparecem, ou porque não fazem "click", ou porque os modelos mais desejados, puro e simplesmente, os donos não se desfazem delas por serem fantásticas (compreensível dada a qualidade neste nível de valores).
Também tenho estudado um pouco e aprendido muito sobre alguns detalhes mais técnicos quando se escolhe uma bicicleta, nomeadamente, a transmissão, travões, etc. que prato escolher, se 1 ou 2, com quantos dentes de forma a conseguir manter a mesma leveza que tenho actualmente a subir.
A conclusão é ir para um Eagle dada a qualidade mas com um prato mais pequeno à frente para, mesmo com o 50 atrás, não ficar mais pesado nesta transição. Mas também li ontem que o Eagle tem a desvantagem da cassete não se vender separadamente daí ser mais vantajoso optar pelo XTR, será?
Entreti-me a fazer um excel para poder analisar as diferentes opções da OIZ entre a M30 e M50.
A suspensão com Kashima fica de facto brutal na bike!
Também me têm dito para meter espigão telescópico, que acham?
Obrigado.

orbea.png
 

camponubla

Well-Known Member
Eu na altura optei pela M30 (2017) com Shimano XT (prato único 1x 32T e k7 XT que vendi e pus o e13 9-46)...não havia ainda a opção de eagle. E escolhi também kashima para a suspa e amorto, além que lhe dam uma visual mais fixe, também é uma melhoria.

Acho que a diferença básica entre a M50 e M30 que tens aí é optares por 1x ou 2x.....isso é uma escolha pessoal...tens de ver o que melhor se adapta a ti e ao que fazes com a bicla.

Em percursos longos duros, mais de 100 km, as vezes tenho sentido falta de algo maior que um 46T atrás..!! :)
 
Bom dia,

Obrigado @m.r.f. pelos vistos tinha a informação errada :)

Obrigado @camponubla. A escolha não é fácil porque tenho andado sempre com 3 pratos à frente e o mais leve é 22-36 que gostaria de tentar aproximar na nova bicicleta para conseguir continuar a subir da mesma forma. Sugeriram-me Eagle com o original 50 atrás mas mudar do original 34 à frente para 30, dessa forma, não fica tão duro a subir. Normalmente as minhas voltinhas são à volta de 40 a 50km com 1000 a 1500 de acumulado.

A questão é se justifica os 500€ da M50 para M30, mesmo que meta em opção as versões Kashima e travões XT na M50.
 

camponubla

Well-Known Member
Mas acho que estas a comparar coisas diferentes.

Não deverias comparar a M50 2x com a M30 2x? Ou em alternativa comparar a M50 1x com a M30 1x.....

Concordo com o Jcarloscosta, 50 atrás e 30 a frente....em plano vais ficar com pouca "ponta de velocidade".....Mas tenho que dizer que um amigo leva essa relação e está satisfeito assim :)
 

pamoreira

Member
Em termos de transmissão o que tens que ver essencialmente é o que realmente usas hoje em dia. Não interessa nada teres 22-36 se na prática nunca utilizas.

Vê bem quais as relações que realmente usas hoje no triplo (especialmente nos extremos - mais leve e mais pesado), e depois usas um comparador como este - link comparador - para ver se 1x12 serve para a tua utilização e com que prato. Esse link que coloquei já compara um setup 3x10 em roda 26" (22-32-44 + 11-36) com 1x12 (30 + 10-50) em roda 29".
 
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pamoreira

Member
Existe a partir de 30.

Os pratos SRAM X-Sync 2 que vêm com o Eagle começam no 30, mas nada impede de usar outros pratos como os SRAM X-Sync (que começam no 26) ou mesmo de outras marcas. Se for mesmo necessário ir abaixo do 30 com Eagle - que na minha opinião não é na esmagadora maioria dos casos - continua a ser possível, só não se pode usar pratos X-Sync 2.
 
Não tinha a certeza quando disse 30t, a minha vinha com o 32 quando comprei, ainda ponderei trocar logo para o 34 mas como tinha o geotour para fazer optei por ir com o 32, entretanto agora mudei para o 34, a diferença do 32 para o 34 no 50 mal se nota mas a rolar com o 34 notasse bem a diferença de ter mais 2 dentes
 
Boa tarde,

@Jcarloscosta espero que sim ("50 lá atras sobes tudo") :)

@camponubla a questão é que a M30 e a M50 não têm o mesmo equipamento de base, além da transmissão, por exemplo a M30 trás travões XT e a M50 não.

@pamoreira esse 22-36 é crucial para mim porque subo inclinações mais acentuadas sempre com esse mais leve. Obrigado pelo link, nas próximas voltas vou espreitar em que mudanças ando mais.

Alguém sabe quando começam a surgir informações sobre os modelos de 2019 (esmagando assim os valores das versões de 2018)? A Merida já está a fazer 40% em alguns modelos e a Specialized já apresentou a nova Stumpjumper 2019.

Obrigado.
 

m.r.f.

Active Member
A trek costuma a divulgar-las em Julho mas as promoções costumam a ser a partir a Maio.
Pelo menos foi assim no ano passado.
 
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