Manete Travões tocam no punho sem travar quase nada

nmhf

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Caros,

tenho uma bicla com travões Magura MT2 e não andava na bicicleta há muitos meses. Para minha surpresa, os travões parece que não têm pressão nenhuma e acabam por tocar no punho. Isto para ambos os travões. Importa dizer que não travam praticamente nada.

Ao andar cerca de 30km com muito cuidado, aparentemente um dos travões ficou a travar melhor mas nada que inspire confiança.

Podem pf dizer-me qual o possível problema?
- Terão as pastilhas de acamar de novo? sinceramente parece que não seja isso ou então é preciso muito tempo?
- tenho de sangrar os travões? falta de óleo ou óleo já sem qualidade?
- as pastilhas de travão troquei há 2 anos mas tive 1 ano sem andar. penso que não será do desgaste das mesmas.
- outros

Obrigado
 
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JARBAS83

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a mim isso acontece-me sempre que deito a bike....quando a meto na mala do carro, por exemplo. Mas dps faço uns kms e fica boa...
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Eu tenho os MT4... e apesar de não conseguir que travem tão berm como os SLX que tenho noutra bike... nunca travaram menos por deitar ou inverter a bike. Mas não menos verdade que alterar a posição da bike, pode fazer com que algumas bolhas de ar se alojem no circuito de forma menos boa... ;)
 

nmhf

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obrigado a todos pelo comentários. depreendo assim que tenho de ir com a bicla ao mecânico. há alguma oficina que aconselham em Lisboa na zona do estádio da Luz?
 

joseruivo

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Isso é ar no sistema e/ou degradação do oleo. Têm de ser purgados e reposto o oleo mineral.

Esse fenómeno verifica-se também com travões de óleo sintético/DOT? Com a mesma frequência que nos travões de óleo "mineral" como os shimano/magura/tektro?

Tenho problema idêntico (com uns Shimano). Recentemente tentei retirar algum ar do sistema, atestei de óleo, ficou quase bom - a travão de trás começou mole (continuava a ter de puxar um bocado a manete), e o da frente o contrário. No final do passeio estavam com comportamente exatamente oposto, embora ambos a travar ainda bem. Reparei ainda que a manete do travão da frente verteu óleo - e garanto que apertei bem...

Alguém usa travão de disco com cabo? Modernos como os TRP Spyke, de pistão "duplo"? Ou menos modernos como os Avid BB7?

PS - o óleo nos travões estava amarelo pálido, em vez de vermelho com o óleo shimano novo
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Esse fenómeno verifica-se também com travões de óleo sintético/DOT? Com a mesma frequência que nos travões de óleo "mineral" como os shimano/magura/tektro?
nÃO SEI... SEMPRE TIVE TRAVÕES DE OLEO MINERAL. Mas ambos podem padecer do mesmo mal.

a cor não sei se indica deterioração... O oleo shimano é vermelho, o Magura é azul.. O motorex é transparente... O oleo deve ser mudado a cada 2 anos...
se verteu oleo, é porque isso está com problemas... se verte oleo, também irtá entrar ar...
 

joseruivo

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O oleo deve ser mudado a cada 2 anos...

Não imaginava...

se verteu oleo, é porque isso está com problemas... se verte oleo, também irtá entrar ar...
Isso suspeitava! Pelo comportamento em travagem e porque quando abri para tirar ar saiu muito ar!

É normal esta deterioração dos vedantes ou mangueiras do sistema ao fim algum tempo? Terá sido provocada ou acelerada por não mudar o óleo?

Obrigado,
joseruivo
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Quanto tempo têm?, qual o modelo?
É normal esta deterioração dos vedantes ou mangueiras do sistema ao fim algum tempo? Terá sido provocada ou acelerada por não mudar o óleo?

PS: mas quase ninguem cumpre a mudança dos 2 anos... claro com o tempo irá haver problemas e consequentemente menor poder de travagem
 

joseruivo

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Quanto tempo têm?, qual o modelo?

Shimano BR-M447. Comprei a bici usada, não sei quanto tempo nem que manutenção tiveram. Quantro estão funcionar normalmente travam o suficiente.

PS: mas quase ninguem cumpre a mudança dos 2 anos... claro com o tempo irá haver problemas e consequentemente menor poder de travagem

Aborrece-me mais perto do final de uma descida a manete ter de vir quase até ao guiador, do que se tivesse de fazer mais força durante a descida toda.

Cumps,
joseruivo
 

joseruivo

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Muda isso, mete uns DEORE. ;)

Porque não gostas destes travões? Porque não os achas fiáveis ou por achares que não travam bem?

Qual versão/referência dos Deore? Os M447 são Deore...modelo antigoi

Confesso que estava inclinado experimentar uns travões com óleo sintético/dot, pelo facto de, segundo o que tenho lido, serem menos atreitos a este fenómeno de puxar a alavanca até ao guiador sem travar. Mesmo que tenha de trocar de óleo com a mesma frequência.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Pelo menos os BR-M615... agora tem outras designações ( penso que sejam os BR-M6000). eu gosto dos SLX, tenho os BR-M675, agora designados BR-M7000. Acho desnecessario os XT.
 

joseruivo

Active Member
Pelo menos os BR-M615... agora tem outras designações ( penso que sejam os BR-M6000). eu gosto dos SLX, tenho os BR-M675, agora designados BR-M7000. Acho desnecessario os XT.

Os SLX acho que já vão para 50 Eur, eu queria ver de não gastava mais de 40 Eur.

De que forma é que a manutenção de travões com DOT é mais chata? Todos os carros e motas usam DOT, alguma vantagem há-de ter
 
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