Bicicleta para a Maria e barras tejadilho

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Wreckingball

Guest
Bom dia a todos,

Estou a pensar comprar uma BTT para a minha maria para irmos dar umas voltas. Ela tem 1m70.
O plafond é 400€ e o objectivo é fazer passeios, uma a duas vezes por mês) em estrada e no passeio maritimo de Oeiras do que propriamente por trilhos. No futuro creio que podemos dar uma volta por Sintra, Arrábida, etc, mas sempre trilhos tranquilos. Também é para usar a bicicleta voltas esporádicas curtas de 20-30mins para ir almoçar/jantar fora.
Daquilo que tenho lido por aqui, por esse preço as Rockrider são uma excelente escolha e assim, graças às minhas habilidades de stalker aqui no forum, comprei para mim uma Rockrider 540, acabadinha de sair da Decathlon por 325€ (negócio OLX).

Eu como não sou um gajo esquisito, também não me chateio de comprar algo em segunda mão. Não sou perito em bicicletas, mas pelo estado geral da pintura, punhos, travões e rodas dá para ter uma noção do uso que o dono anterior lhe deu. Sei que há muita gente que compra as bicicletas e pouco as usa e depois vende mais barato.

As minhas questões, para os mais entendidos que eu, são as seguintes:
Qual o quadro recomendado? Eu creio ser o M, mas claro só experimentando.
Vi no OLX as seguintes:
QUER CRX6 à volta de 350€.
Coluer Hit60 por 400€
Scott Aspect 730 e 740 por cerca de 400€
Conor 7200 DH por 350€.
A SZ tem,de momento, a Berg Trailrock 65 por 400€

Será que alguma destas (assumindo um estado quase novo como parecem nas fotos) são melhores negócios do que uma RR540 por 400€ (não factorizando a manutenção)?
A Decathlon faz manutenção a bicicletas que não sejam deles?
Existirão outros modelos de bicicletas usadas nestes valores 300€-400€ que seja um bom negócio?


Depois parte #2 será umas barras de tejadilho para transportas as bicicletas.
Existe diferença significativa entre as barras da Thule e da Norauto? Além do preço claro.
Na Norauto, o conjunto de barras fica-me a 110€ e na Thule fica-me entre 170 a 200€ (ainda sem suporte para bicicletas). Alguma recomendação para barras?

Muito obrigado!
 

connanbtt

Member
Boa tarde,

Respondendo ao que sei ;)

- Com respeito à medida do quadro penso que a maior parte das marcas disponibiliza tabelas com essas medidas/relações, mas nada como experimentar...
- Não tenho qualquer conhecimento com essas marcas, do que tenho lido também no forum as RR têm uma boa relação preço/qualidade, geralmente nas bikes novas a primeira afinação/revisão está incluída.
- Sim a Decathlon faz a manutenção a bicicletas que não sejam deles, geralmente até têm um preçário disponível. Na minha opinião não sei se justifica comparativamente a lojas só de Bikes... não sei os tempos de resposta no material que não é da marca deles...
- Eu tenho barras no tejadilho da Norauto e até agora 100%. No suporte é que tenho da Thule (591) e 100%.

Boa sorte...
 

vagpower

New Member
A Decathlon já só faz serviço de oficina para as bicicletas da marca deles. Dito por um funcionário no último sábado, mudança de política.
 

connanbtt

Member
Realmente era a informação que eu tinha porque tive um problema na bike e fui lá e eles foram muito prestáveis, falei com eles e faziam a reparação só não sabiam o tempo que demoravam as peças a chegar, mas já passou algum tempo... Obrigado Vagpower pela retificação.:)
 
W

Wreckingball

Guest
Obrigado Connan e vagpower!

Eu nunca tive uma bicicleta "decente" e acho que a única manutencao que alguma vez fiz foi mudar de pneus após rebentarem, apertar travões de pinças e claro por a corrente no sitio. Sendo assim, vejo se encontro algo da marca Decathlon, seja a 540 nova ou usada. Gosto de simplicidade de processos e do atendimento da Decathlon.
Eu estou inclinado a comprar as barras na Norauto. O suporte será provavelmente da Thule, provavelmente o 591 que também se vende na Decathlon.
 

connanbtt

Member
Boa tarde,

O suporte também pode ser comprado na Norauto e Feu Verd..., verifica se existe alguma promoção... um amigo meu comprou com 10€ de desconto na Norauto porque tinha o cartão deles (pontos acumulados de compras anteriores + os pontos das barras...)
 

nmt

Active Member
Uso barras do Lidl com suportes Thule, funciona 5 estrelas. Quanto ao tamanho da bike se calhar o melhor será um S, algo à volta de um quadro 16".
 

Diogo Sobral

New Member
Boa noite a todos.

Pretendo instalar um sistema de transporte de bicicletas no tejadilho bem como as respectivas barras. Após uma pesquisa no site da Norauto e de acordo com as características do meu carro, foram-me sugeridas algumas configurações entre marca Norauto e Thule, sendo que da Thule a configuração era a seguinte:
  • 2 BARRAS THULE SQUAREBAR 769 EM AÇO;
  • KIT DE FIXAÇÃO BARRAS TEJADILHO THULE RAPID SYSTEM 1564;
  • PIES PARA BARRAS DE TECHO THULE RAPID SYSTEM 754
  • PORTA BICICLETAS THULE PRORIDE 591
Tudo isto, pelo valor de 214€, usufruindo das promoções existentes até ao fim do mês.

Face a algum desconhecimento na matéria, deixo as seguintes questões, na esperança que algum dos entendidos me consiga auxiliar:

  • Devo optar pela Thule, dada a sua fiabilidade ou o material de marca Norauto é também ele fiável?
  • Aço ou alumínio? Compensa a diferença no preço?
  • Os porta-bicicletas, são adaptáveis a quaisquer barras de tejadilho, independentemente da marca?
  • A montagem do equipamento completo (barras e porta bicicletas), são de fácil montagem ou é preferível solicitar a montagem na oficina?
Desde já obrigado, a quem me puder ajudar.
 
Last edited:

Pedro Barradas

Super Moderador
Se pretende um conjunto económico mas fiável.
As barras podem ser da norauto... Existe versão em aço ou alumínio. Depende dos modelos.
Os porta bicicletas, aconselho a comprar thule ou montblanc... Mais uma vez existem vários modelos, quanto mais caro mais avançado será. Mas todos servem o mesmo propósito.

As barras só servirão para o modelo automóvel em causa. Eu tenho barras em aço... É um jipe... Não ia gastar dinheiro em barras aerodinâmicas em alumínio...
O caso seria diferente se as barras fossem para montar em estado de permanência num carro mais desportivo... São escolhas... As barras aerodinâmicas fazem também menos ruído.
Os suportes são habitualmente compatíveis com qq barra.
A montagem disso não tem qq dificuldade. Só tem de cumprir as instruções de montagem e nalguns sistemas a utilização de alguma ferramenta que concerteza terá por casa.
 
Last edited:

Diogo Sobral

New Member
Obrigado @Pedro Barradas.

Esqueci me de referir no meu post anterior, o carro em questão. Trata-se de um Polo TDI de 2012, pelo que acredito que as barras de alumínio possam ser mais adequadas.

Com base na sua opinião e em alguma pesquisa adicional consigo os seguintes valores na Norauto:

  • Barras Norauto em alumínio e suporte Thule 591 - 183€
  • Barras Thule em aço e suporte Thule 591 - 214€
  • Barras Thule em alumínio e suporte Thule 591 - 255€
Pessoalmente não me importo de ir aos 255€ tendo em conta estamos a falar de material 100% Thule e que dá garantias de segurança, no entanto se as barras da Norauto forem igualmente seguras e fiáveis sempre são 70€ que poupo e o equipamento completo com suporte Thule incluído ficaria pelos 183€.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
eu ia para a solução mais economica, mas tens de ver se há outras vantagens que sejam para ti importantes entre as barrras norauto/ THULe...
 

Diogo Sobral

New Member
Eu também me sinto inclinado para essa opção mas como sou um pouco leigo na matéria desconheço se as vantagens serão assim tão grandes ou não no que toca às barras. A minha preocupação maior é garantir segurança e estabilidade seja em viagens mais longas ou mais curtas.

A única certeza que tenho é que o suporte será da Thule.

Na maioria das vezes não será para viagens muito grandes, é mais por uma questão de comodidade... Meter a bicicleta dentro do carro, não é prático, até porque envolve montar e desmontar a roda da frente e para além de ser pouco prático, por muito cuidado que uma pessoa tenha acaba sempre por sujar e riscar algo.
 

Diogo Sobral

New Member
Boas, sugeria adquirir o 598 em vez de 591.

Já tive oportunidade de observar um 598 e tem várias vantagens em relação 591 (até já o referi noutro tópico). A diferença de preço não creio que seja relevante, online arranja-se na ordem dos 105€.

edit: http://www.forumbtt.net/index.php?threads/thule-591-ou-598.62067/#post-1134913

Obrigado @OPEN. Já tinha lido qualquer coisa sobre o 598 mas como tenho visto mais opiniões em relação ao 591, acabei por focar-me mais nestes últimos. Em todo o caso vou averiguar melhor.

E em relação às barras, alguma opinião? Norauto? Thule?
 

OPEN

Member
Eu tenho dois 591. Se fosse comprar agora, claramente ia para o 598.

Quanto a barras não opino, pois não conheço nada. No meu carro tenho da marca do próprio Nissan, por uma questão de estética e faziam parte de um pack.
 

Diogo Sobral

New Member
Tenho estado a ler umas coisas e a ver alguns vídeos e fiquei a ponderar seriamente o 598.

Quanto às barras, eu ainda vi na Volkswagen, mas ia para os 287€, só as barras e não me parece ser necessário um investimento tão grande para ficar bem servido. A questão agora, é só tentar perceber se efectivamente as barras da Norauto respondem às necessidades de forma eficaz ou se compensa optar pelas Thule.
 

gfrmartins

Active Member
Eu sugiro gastar mais no suporte do que nas barras, existem barras melhores e se forem com perfil aerodinamico (WingBar) melhor, menos barulho e menos consumo mas acho que é melhor gastar menos nas barras e mais no suporte.

Eu para uma Golf sw comprei as originais VW mas porque as consegui a 120€ (novas) mas acho que com as da norauto ficas bem servido.

Agora em relação ao Suporte, claramente aconselho o 598 em relação ao 591, tem uma garra muito superior e tem um aperto já com limite de pressão
 

Diogo Sobral

New Member

gfrmartins

Active Member
Se as barras são para ficar sempre colocadas no carro eu ia para as Thule, existe diferença no barulho, em relação aos consumos deve ser marginal a diferença entre as duas, mas conheço quem tenha essas thule e realmente nota-se a diferença no barulho do vento, principalmente em auto estrada.

Por essa diferença de preço escolhia as Thule
 

Diogo Sobral

New Member
Em relação à permanência das barras no carro, possivelmente vão acabar por ficar de forma permanente ao invés de as tirar e pôr constantemente. Apesar de não saber se optasse por tirar e pôr com alguma frequência, consoante a necessidade, o processo em si é demorado ou não.

Já agora, visto que nunca tive barras instaladas, que nunca lidei com tal equipamento e que sou um pouco leigo na matéria... É seguro deixa-las no carro de forma permanente? Sei que vem equipadas com sistemas de segurança mas dado o meu pouco conhecimento na matéria, lanço a questão. ;)
 
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