Obrigado pelas vossas respostas.
Agora para complicar ainda mais...
a Specialized está afazer uma promoção da FSR XC PRO a 1749€, ou seja pelo mesmo preço da expert tenho:
QUADROFSR XC em alumínio M4, guias de cabos com aperto de parafuso, curso 120mm, pivôs com rolamentos selados, para travões de disco, apoio de desviador substituível
AMORTECEDORFox Triad II para a Specialized, alavanca exclusiva de 3 posições 1) bloqueado 2) aberto 3) amortecimento ProPedal, ajuste do retorno, 7.5x1.75"
FORQUETARock Shox Reba SL, Dual Air, curso 120mm, pernas de 32mm, para travões de disco, coluna em alumínio, amortecimento Motion Control, ajuste do retorno c/ bloqueio, jarras em magnésio
CAIXA DIRECÇÃO1-1/8” sem rosca, esferas
AVANÇOAlumínio forjado 3D, 4-parafusos, 31.8mm, elevação ajustável
GUIADORXC low rise, alumínio 6061 de espessura variável, largura 660mm, recuo 8 graus, inclinação 6 graus
FITAS E PUNHOSSpecialized Waffle com lock-on (S/M) Specialized Thick com lock-on (L/XL)
TRAVÃO DIANTEIROAvid Elixir 4 exclusivo, hidráulico, pastilhas com base em alumínio, rotor Clean Sweep, S/M: 185mm, L/XL: 203mm
TRAVÃO TRASEIROAvid Elixir 4 exclusivo, hidráulico, pastilhas com base em alumínio, rotor Clean Sweep, S/M: 160mm, L/XL: 185mm
MANETES TRAVÃOAvid Elixir 4 Hidráulico
DESV. DIANTEIROShimano FD-M660 SLX, 34.9mm, braçadeira top swing, dual pull
DESV. TRASEIROShimano RD-M772 Deore XT Shadow, caixa longa
MANÍP. MUDANÇASShimano SL-M531 Deore, trigger
CASSETEShimano HG50, 9-velocidades, 11-34D
CORRENTEKMC X9 c/ Missing Link reutilizável
PEDALEIROShimano FC-M532, 2 peças, S: 170mm, outros: 175mm
PRATOS44A x 32S x 22S
EIXO PEDALEIROShimano M-590, design de rolamento exterior
PEDAISNenhum
AROSDT Swiss 445D exclusivo para Specialized, disc, 24mm, parede dupla, junção com pino, olhais, 32f
CUBO DIANTEIROHi Lo disc, apoio maquinado para disco, rolamento selado, aperto-rápido em alumínio, 32f
CUBO TRASEIRODisc, rolamento selado duplo de cartridge, rebordo high/low c/ contactos laterais oversized, 32f, aperto-rápido
RAIOSInox 1.8mm (15g)
PNEU DIANTEIROSpecialized The Captain Sport, 26.2.2", 60 TPI, flancos em arame
PNEU TRASEIROSpecialized The Captain Sport, 26x2.0", 60 TPI, flancos em arame
CÂMARAS-DE-ARUltralight válvula presta
SELIMSpecialized Rival, Body Geometry, largura 143mm, amortecimento à frente e atrás
ESPIGÃO SELIMAlumínio 2014 de espessura variável, com recuo e cabeça de 1 parafuso, 30.9mm
APERTO ESPIGÃOBraçadeira de alumínio com aperto-rápido, braçadeira ID 34.9mm
NOTASProtecção de escora, reflectores, manual do utilizador
E agora? eu que já estava convencido a comprar a Spark!
O amortecedor(similar) e a suspensão só se vêem em versões da Spark acima de 3000€!